53 comentários sobre “Portfolio

  1. Paulo, acompanho seu trabalho aqui no site a um bom tempo. Com todas suas dicas e explicações consegui me decidir em seguir a área do DI que agora ja estou cursando.
    Continuo sempre acompanhado o site e me inspiro em você. Parabéns e obrigado!

  2. Quero dar meus parabéns pelo trabalho, pelo site e principalmente pelo profissionalismo a chque tudo aqui se coloca. Venho pedir uma orientação: tenho em minha chácara umas madeiras já tratadas mas expostas ao tempo e por isso estão com sinais de apodrecimento. Imaginei dividir a cozinha e a sala com um barzinho feito com essas madeiras. Já tenho a ideia e sei como executá-la, mas não sei se terei problemas futuros com essa madeira. Minha pergunta é: daria certo se eu desse um banho de remédio para cupim, depois passasse resina e depois desse um banho de verniz fosco será que ficaria seguro e resistente? Obrigado, José Afonso Ferraz

    • José, agradeço os elogios.
      Sobre suas madeiras seria interessante chamar um marceneiro que lide com madeira bruta para fazer uma análise da situação das mesmas. Assim ele poderá também indicar-lhe o melhor tratamento casi estejam aproveitáveis.
      Abraços.

  3. Ola boa noite! Você foi o único que encontrei que dialoga sobre moda e design, minha duvida é a seguinte: estou indo para o 2° ano de desing de interiores, e minha segunda paixão é a moda, como designer, como executaria minha profissão relacionada a moda? Pode ser indiretamente como já li no seu blog.

  4. Boa Tarde ! gostei mto do seu blog!
    Gostaria de saber, em relação a material, para fazer os projetos.
    como funciona em parceria com a marcenarias, tapeçarias ( e outros) . ???

  5. Olá Paulo, sou estudante de Design em florianopolis e adorei seu blog. Gostaria de saber como posso me informar melhor ou buscar bibliografias para estudar melhor o Lighting Design (já que me curso não oferece ;s) espero sua ajuda.. qualquer observação pode deixar no meu email ok?

  6. Olá Paulo venho acompanhando seu blog há algum tempo e tenho gostado mto dos seus posts. Parabéns e mais sucesso.
    grande Abraço.
    Antonio Silva
    Artista Plástico

  7. Olá Paulo,
    Sempre acomapanho teu blog e vejo sempre pessoas postando que desejam fazer cursos de desgin e a maioria prefere por cursos rapidos… Design ao meu ver é 1% inspiração e 99% transpiração, requer pesquisa, dedicação e muita “ralação”, não vou nem me deter a vocação pois acredito que o ser humano não possui limitaçoes mentais, mas o estudo do design requer paciência e respeito ao processo de desenvlvimento e o resultado final não gosta de atalhos. Jaime Lisboa

  8. Boa Noite Paulo ! Li as dicas de curso que vc passou sobre curso tecnico e das faculdade para fazer o curso de designer de interiores . Mais gostaria de saber se vc conhece algum curso aqui em Curitiba rapido de Designer de Interior . Outra coisa conhece está escola de Centro Europeu que está oferecedo este curso no periodo de um ano. Me informe por e-mail por gentileza se possivel. elianeadm10@yahoo.com.br

    Att

    Eliane

  9. PAULO muito lindo seu trabalho e obrigada pela luz que tem dado aos novos profissionais na area de design.
    Eu gostaria de saber se vc conhece algum curso de curta duracao ou profissional particular para os cursos que desejo fazer aqui em salvador-ba, se souber me indique algum :

    -DESENHO E DETALHAMENTO MOBILIARIO
    HUMANIZACAO DE PROJETO A MAO LIVRE
    DESENHO EM PRESPECTIVA

    SE POSSIVEL ME RESPONDA POR EMAIL OK!

    grata pela atencao

    CELY

    • Cely,
      não conheço todas as instituições de ensino aí de Salvador. Não sei como anda a oferta destes cursos por aí.
      O de perspectiva você encontra facilmente em algum ateliê de artes. Já os outros não sei te dizer.
      abs

  10. Paulo adorei o seu trabalho, eu gostaria muito que você me ajudasse sobre essa area.. uma coisa eu sei: Eu adoro essa coisa de criar, inovar, decorar, montar, desenhar.. enfim! O grande problema é que eu tenho meus receios com o mercado de trabalho, pois como eu ainda não tenho faculdade e técnico sobre está area fica mais difícil, e além disso, como posso primeiramente me ingressar nessa area? Eu vou prestar faculdade de design de interiores esse ano, mas estou com muito medo de não me satisfazer mais pelo mercado de trabalho :( Tem alguma recomendação? Você fez? você está feliz? o que pra vc vale lembrar, a felicidade do trabalho ou o dinheiro? uma pergunta talvez boba, mas gostaria de ressalta-la! rsrs
    Obrigada desde já.

    • Gabriela,

      procure um emprego numa loja de móveis boa. Assim você terá idéia da dimensão do mercado de trabalho.

      Sim, estou muito feliz com a minha profissão que amo, sou apaixonado por ela. As duas coisas são importantes, mas de nada adianta você ganhar rios de dinheiro fazendo uma coisa que te deixa engasgada, que você faz mecanicamente.

      abs e sucesso!

      ;-)

  11. Boa Noite Paulo…

    É de grande valia e muito exclarecedor os conceitos colocados.
    Ajuda a quem sabe, ilustra e mostra novos caminhos a quem procura.
    Deveria sempre colocar novas informações, voce é um talento nato.
    Parabéns.
    Antonio Augusto

  12. Boa tarde amigo, somos de Brasilia e me indentifiquei muito com suas matérias, estamos lançando uma revista totalmente voltada para nossa area.
    No mes seguinte teremos nossa 1° edição da revista Idéias de Arquitetos e nos colocamos a inteira disposição para parcerias e publicação de matérias de interesse público.

    Clovis Braz

  13. Bom Dia Paulo!!!

    Primeiramente Parabéns pelo seu trabalho e pelo seu blog, que é muito interessante e proveitoso para nós designers. É muito bom ver essa paixão pela área, nos da força para lutarmos pelos nossos direitos.
    Bom, Acabei de me formar em Design de Interiores na Anhembi Morumbi, e gostaria de aprender a fazer projetos de iluminação, pois na faculdade são aulas para termos apenas uma noção do assunto, é realmente muito pouco. Gostaria de saber se você poderia me indicar algum lugar de qualidade para que eu possa fazer o curso, pois vi no seu blog sobre o senac e é realmente lamentável. Dei uma olhada no curso de Pós-graduação em Lighting Design na Belas artes, mas está 26 parcelas de 980,00. Não tenho condições no momento para isso, mas gostaria de saber sua opinião sobre esse curso nas belas artes e um lugar onde eu possa fazer projetos de iluminação.

    Atenciosamente,

    Paula Lanzo

    • Paula,
      entre em contato com o IPOG, eles com certeza tem alguma turma nova para começar aí em Sampa.
      Para mim este é de longe o melhor curso de pós em iluminação aqui do Brasil.
      abs

  14. oi? achei o senhor por acaso e adorei seu trabalho , enfim, que conselho o senhor me daria,de suma importância ,pois pretendo ingressar em um curso de design de interiores em minha cidade e estou agora me inteirando sobre mercado e foco. vejo que é amplo o mercado e não sou nem um pouko experiente mais tenho em mim um desejo que me perturba a anos.. uma vontade de trabalhar nisso .

    abs

    • Olá Karollyne,
      (não me chame de “senhor” please. O único “Senhor” está nos céus! ;-) )
      Busque dentro di curso as áreas que você mais goste, se identifique mais. São muitas as áreas possíveis.
      Não tenho como dizer se A ou B é melhor para você pois não a conheço pessoalmente, não conheço o seu perfil.
      Uma dica: seja curiosa durante o curso e sugue o máximo possível dos professores ok?
      abs e sucesso

      • Nossa, fiquei super feliz pela sua atenção, e quanto o ”senhor” mil perdões é o habito de tratar assim quem geralmente não tenho intimidade, coisas de interior.. sou do sertão paraibano mais moro atualmente na capital , joão pessoa.. vou fazer o que me recomendou, sugar ao máximo dos professores e espero que desta vez eu acerte em minhas escolhas ,pois ultimamente ando me decepcionando de mais..rsrsrs …mais enfim.. muito obrigada.. de coração a você!!

  15. OLÁ, ESTOU QUERENDO FAZER UM CURSO NO CEPDAP DE CURITIBA EM DESIGNER DE INTERIORES, VC CONHECE? PODE ME DIZER ALGO SOBRE ESTE CURSO. OBRIGADA NILCE NEGRÃO

    • Olá Nilce,
      não conheço – na verdade nunca tinha ouvido falar sobre essa instituição.
      Pelo que vi no site deles o curso é técnico (nível médio) e tem uma presentação muito básica sobre o curso inclusive com alguns erros sérios…
      Não existe essa de o profissional poder assinar o projeto. Podemos assinar porém essa assinatura nao tem valor a partir do momento em que nossa profissão não é regulamentada ainda como é o caso dos arquitetos e engenheiros.
      Outro detalhe que me chamou a atenção são oa valores pagos. Por este valor (sem o presente do notebook) você faz uma faculdade de muito boa qualidade em interiores.
      Desconfio de escolas que forçam a barra oferecendo esse tipo de coisa para os alunos.
      Eu, sinceramente nao faria este curso e procuraria um de nivel superior que é bem mais amplo e completo.
      aqui em meu blog tem uma lista de faculdades daí que oferecem o curso.
      https://paulooliveira.wordpress.com/2008/06/30/design-de-interiores-cursos/
      abs

    • Isabella,
      O melhor material e companheiro de sempre: uma boa lapiseira e muito grafite de qualidade.
      Ah, também os esquadros, transferidores e lápis de cor.
      Materiais são muitos, e depende de cada projeto/apresentação, tem de ver o que o curso pretendido pede de material ok???

  16. Olá Paulo, sou estudante de Design de Interiores, adoro ver seu blog, é muito gratificante ver alguem dessa aréa lidar tão bem com tudo… Você está de parabéns, estou aprendendo muito com você!

    Ana Carolina

  17. Olá Paulo,
    Estou pensando em fazer design de Interiores,não faculdade mas o curso técnico.
    Estou pensando em fazer no Senac.O que vc acha dos cursos Técnicos e do Senac?Me de algumas dicas.
    Obrigada,
    Renata.

  18. Paulo, boa tarde!

    Sou estudante de Deign de Interiores, se puder visite meu blog fólio: luizsilveira.worpress.com .

    Louvável a sua atitude de compartilhar o seu modelo de contrato. Muito bom!

    Você teria um modelo de proposta para gerenciamento de design de interiores?

    Ficarei muit ogato pelo seu retorno.

    Luiz alberto Silveira.

    • Olá Luiz
      vou olhar seu blog hj ok?
      Bom sobre a proposta de gerenciamento você pode usar o mesmo modelo de contrato que tem aqui em meu blog e fazer as alterações que se fizerem necessárias.
      Na primeira parte do modelo onde fala sobre o projeto, você deve alterar explicando como se dará esse gerenciamento, por exemplo:
      – quantidades e periodicidade de visitas à obra
      – acordar como se dará a compra dos materiais necessários no decorrer da mesma: se vc paga e o cliente te reembolsa depois ou se o cliente compra)
      – gastos com combustível, alimentação, hospedagem, pedágios quando necessários
      – pagamento do valor especificado no contrato para gerenciamento da obra…
      esse tipo de coisa você tem de especificar caso contrario poderá sofrer do que me aconteceu quando iniciei em um de meus primeiros projetos e nao fiz uma proposta de gerenciamento, apenas coloquei no contrato que faria o gerenciamento:
      o cliente exigia a minha presença diária na obra e o detalhe é que ele era de outra cidade…. imagine o quiprocó que me meti ahahahhah
      Só levei prejuizo nesse contrato…
      Bom, espero que te ajude estas dicas ok?
      abs e sucesso!!!

  19. Olá Paulo, meu nome é Flavio e estou muito interessado em fazer um curso de design de interiores e gostaria muito que alguém do ramo, alguém que entendesse me ajudasse. Será que este alguém não pode ser você ? Gostaria de explicações, dicas e conselhos caso você possa me ajudar irei ficar grato a ti, desde já agradeço pelo espaço e oportunidade.

    Atenciosamente, Flavio Tomasevic Muniz

    • Ok Flavio,
      estou aqui pra isso mesmo
      vasculhe meu blog pois tem bastante material… leia também os comentários ok? Tenho certeza que a maior parte de suas dúvudas serão sanadas.
      E, sobrando alguma, é só perguntar ok?
      abs

  20. O mais interessante é que dá pra perceber que vc faz e escreve tudo com mto amor… isso é que vale!
    Demais seu blog! Parabéns, sucesso e que Deus te ilumine em tudo que pintar!

    • Olá Eliane, grato pelos elogios!
      Realmente gosto muito de minha profissão e também de escrever para meus leitores e seguidores informando-os sobre assuntos variados.
      Volte sempre que desejar ok?
      Abraços e fique com Deus!

  21. Olá, andei dando uma olhada aqui….parabéns.
    Dê uma olhada na UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Lá tem curso superior de Design de interiores. A formação nào se fecha a quatro paredes, é bem ampla. Para seus leitores que quiserem uma formação acadêmica….seria muito legal. bjs

  22. Oi Paulo
    quanto tempo??
    Preciso falar com voce, por favor entre em contato comigo o mais rápido possível.
    parabéns pela sua contribuição ao design, nossos alunos sempre visitam seu blog.
    Beijos TT

  23. Olá Paulo……Este Site é show !!!

    Gostei mesmo…As informações foram bastante esclarecedoras pra mim… Procuro estar na área de DESIGN DE INTERIORES, porém, estava precisando de uma força….e você me ajudou bastante …!!!

    Valeu Paulo…!!!

    Sucesso!!!

  24. Olá Paulo,
    meu nome e Markus e estou completamente apaixonado
    pelo ramo do Design, e olhando seus trabalhos passei
    a perceber que perdi muito tempo pensando em algo
    que esta mais perto do que eu imaginava! Olhando seus
    trabalhos ficou maravilhado com tanto talento, realmente
    esta tudo lindo, parabéns
    Obrigado pela Luz!

    • Stefane,
      por e-mail fica complicado por não trabalho com mailling aqui no blog.
      Seria mais interessante você montar uma conta no Google Reader adicionando o feed de meu blog lá. Assim, sempre que eu atualizar você receberá uma notificação.
      abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s