D.A.

Todos os textos autorais e/ou traduzidos publicados neste blog, salvo exceções, tem resguardados os seus Direitos Autorais:  Design:Ações e Críticas, conforme Lei 9610/98.

É permitida a reprodução PARCIAL destes textos, na forma de citação e com autoria explicitada.

Caso queira replicar o nosso conteúdo, por gentileza, entre em contato para solicitar autorização.

É uma medida antipática, mas infelizmente necessária, uma vez que a reprodução integral de nossos textos prejudica a indexação do site junto às ferramentas de busca.

Qualquer violação à esta nota de direitos autorais implicará na denúncia via DMCA, ao Google como todo, outros motores de busca e ao AdSense em específico, caso sua página contenha anúncios do programa.

.

A presente obra encontra-se licenciada sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Para visualizar uma cópia da licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/ ou mande uma carta para: Creative Commons, 171 Second Street, Suite 300, San Francisco, California, 94105, USA. Licença Creative Commons


Design: Ações e Críticas de Paulo Oliveira é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported.
Based on a work at www.paulooliveira.wordpress.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.ldpaulooliveira.wordpress.com.

14 comentários sobre “D.A.

  1. Olá Paulo Oliveira, me chamo Márcio e estou tentando lançar minha carreira como Design de interiores. Primeiro quero parabeniza-lo pelo excelente blog, os posts aqui publicado tem ajudado muita gente, e lhe posso dizer-lhes, meu amigo, é que é desde tipos de profissionais que o Brasil precisa, pois esses sim mudam um país com suas atitudes e profissionalismo. Bom, Paulo… minha duvida são duas para ser mais correto. A primeira é: Contando o tempo estimado, só para a entrega de todos os projetos necessários para a realização da obra, que são de sete meses, como relata no seu modelo de contrato ( 30 dias para a entrega dos estudos preliminares, 60 para a entrega do projeto conceitual, e 120 para entrega do projeto executivo ), quando de fato se começa o primeiro contato com o possivel cliente? no inicio da construção da residencia, ou quando se está cocluindo essa etapa?. Obrigado Paulo e forte abraço

    • Marcio, os prazos que coloquei no modelo de contrato são os básicos. Mas você pode altera-los de acordo com as necessidades do cliente. No entanto, tome cuidado para não sobrecarregar o seu trabalho correndo o risco de, por causa de prazos muito enxutos, não ter tempo suficiente para realizar todos os estudos e testes que um projeto necessita.
      Abraços,
      Paulo Oliveira

  2. Oi, meu nome é Débora , semana passada estava conversando com meu pai sobre o que eu queria fazer da minha vida, ele perguntou o que voce gosta? Eu falei adoro Design de interiores muito mesmo , então começei a pesquisar na internet .

    E nossa achei esse site maravilhoso parabéns pelo seu talento , e agora estou muito mas confiante do que quero tenho 15 anos estou terminando o ensino médio e quero q vc me endique um bom curso para mim começar moro no RJ por favor muito obrigada sempre que puder estarei aqui!!!

  3. Tudo bem Paulo?
    Obrigada pelas valiosas informações sobre a área :)
    Gostaria de saber sobre o tecnologo que oferecem na UNIP no interior de SP, se você ja ouviu falar ou recomenda, gostaria de saber sua opinião, pois só vi o da UNISO que você citou.
    Outra dúvida, eu quero entrar para a área e quero ser designer de interiores, em 2013 iniciarei a faculdade. Aqui na minha cidade Salto SP, tem algumas lojas de móveis planejados, iluminação etc, se eu quiser trabalhar com algo aproximado, que funções eu posso exercer (ja que não tenho experiência) para ir “pegando” uma intimidade na área?
    Por favor, responda, é muito importante pra mim.

    • Daniele,
      o curso da UNIP é bem mais novo. Este post sobre cursos, a última vez que atualizei-o tem mais de 1 ano.
      Mas a UNIP é uma universidade muito bem recomendada nos outros cursos portanto, creio que este também seja bom.
      Sobre o trabalho para ir “pegando o jeito”, entre como vendedora mesmo. Assim você irá conhecendo os materiais, estilos, enfim, o mundo do design, da decoração e da arquitetura.
      abs e sucesso!!!
      ;-))

  4. Pingback: antes de plagiar, leia isso: « Design: Ações e Críticas

  5. Olá,
    Pretendo no segundo semestre de 2012 ou no primeiro de 2013 iniciar o curso de graduação de Design de Interiores, tenho a intenção de seguir na área de decoração e design de móveis.
    Não estou conseguindo encontrar boa faculdades aqui em São Paulo com duração de 4 anos (Encontrei a Belas Artes que dizem ser muito boa, mas é muito cara também, mesmo que eu tente bolsa), Na Anhembi Morumbi tem o curso tecnológico com duração de 2 anos.
    Será que tem outras faculdades em São Paulo com graduação de 4 anos (sem ser a Belas Artes e USP)?
    O mercado de trabalho têm preconceito com profissionais tecnológicos?

  6. Olá Paulo, bom dia!

    Recebi seu e-mail através do designbr, também sou blogueiro, e estou vendo o “perrengue” que vocês estão passando com o Ning.

    Achei legal da perte de vocês não querer envolver os usuários da cumunidade no pagamento da taxa anual Paulo, porém acredito que é para isso que servem as comunidade, para darmos suporte uns aos outros.

    Você falou no email que a comunidade já chga a mais te 4 mil membros. Se fosse possível para cada pessoa doar 15 centavos o problema estaria resolvido! É impossível conseguir a colaboração destas 4.000 pessoas, porém se 600 pessoas colaborarem com 1 real nada mais será perdido, e esses números me parecem bastante plausiveis.

    Não custa tentantar Paulo, acredito que você tem uma comunidade bastante ativa em mãos de pessoas que acreditam no seu trabalho. Na pior das hipóteses você terá parte do dinheiro necessário para pagar a taxa.

    Caso possa ajudar de alguma forma por favor entre em contato. Boa sorte meu amigo!

    • oi Thiago,
      pena que não é tão fácil assim. Você vive no meio do design e sabe como as pessoas são melindrosas e muitas vezes invejosas. Já sofremos diversos ataques gratuitos e sem fundamentos simplesmente por sermos os mentores daquele espaço, por termos agido no momento exato em que percebemos que a comunidade de designers brasileiros necessitavam de um ponto de apoio e encontro em definitivo.
      Fica complicado lidar com certas situações exatamente por isso.
      Nós fizemos “n” cálculos de quanto poderia sair para cada membro caso optassemos por esta ação mas como falei no post, desistimos pois certamente teriam aqueles que nos tirariam por charlatões, aproveitadores, etc. E não somos nada disso.
      Bom, recebi ha pouco um e-mail de uma empresa oferecendo todo o espaço para hospedagem que precisarmos. Já é um excelente sinal isso Thiago pois vejo que nem tudo está perdido neste país.
      abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s