Lighting Design ou Arte?

Tem aparecido pela web várias imagens de projetos onde o uso da luz mais parece uma obra de arte  que um projeto de iluminação propriamente dito. Isso gera muitas dúvidas na cabeça dos leigos ou não especializados no assunto. Vamos analisar alguns casos.

Vou mostrar para vocês uma das facetas do LD: aliar a arte aos projetos de iluminação. Por mais artística que seja a produção, se ela atender às necessidades luminosas do ambiente, pode sim ser considerado um projeto de iluminação.

1 – Hinomaru – illumination

Este projeto é na verdade uma instalação artística. Imaginem um bar ou boate com um painel desses. Assim ela deixa de ser apenas arte e passa a servir ao espaço iluminado.

2 – Pêteris Zilbers Design – Broom Lamp

Arte? É o mesmo caso da imagem anterior. Esta peça pode ser usada como um objeto decorativo, fazer parte de uma coleção de arte ou ainda servir como luminária mesmo.

3 – Crosby

Além de uma inusitada instalação artística, estes telefones iluminados servem como um dos sistemas de iluminação do ambiente. Para momentos mais íntimos, num jantarzinho romântico, é uma iluminação charmosa e baixa.

4 – Haze

Além de uma iluminação bastante aberta, a possibilidade do movimento torna esta uma peça interessante para algumas aplicações.

5 – Sleepy Lamp

Mais uma peça que poderia fazer parte de qualquer exposição de arte mas que, bem aplicada, pode ajudar num bom projeto de LD.

Vamos passar agora a ver imagens de arte-luz aplicada diretamente nos espaços.

6 – Row Studio – Raimbow Wax Revolution

Alguns profissionais tem usado e abusado das fluorescentes tubulares e este é um bom exemplo. Além de iluminar, as formas geradas pela instalação destas criam interessantes desenhos além de iluminar e bem os ambientes. Veja mais imagens deste projeto aqui.

7 – Dellarovere

Esta imagem faz parte do catálogo Dellarovere. Uma aplicação simples e que traz um charme todo especial ao ambiente. Luz ou arte?

8 – Urban and Landscape Lighting Award – Broken-Light

Um excelente exemplo de arte-luz aplicada fazendo parte do projeto de iluminação.  Quem falou que os equipamentos cênicos não podem ser aproveitados nos ambientes ou que não servem?

Pois bem, que fique claro o seguinte: não estou aqui dizendo pra qualquer um saindo por aí fazendo sandices achando que está arrazando no balacobaco da luz. Muito pelo contrário: para fazer este tipo de instalação devem ser considerados todos os fatores que um projeto de LD envolve e, como se pode perceber, a maioria das imagens postas podem provocar ofuscamento – um dos mais recorrentes problemas nos projetos de iluminação.

Portanto, muito cuidado ao liberar sua criatividade para que ela não vire uma sandice como a da foto abaixo:

Lembre-se: além de muita técnica e conhecimento, para iluminar, o bom gosto é imprescindível!!!

3 comentários sobre “Lighting Design ou Arte?

  1. Olá Paulo, gosto de seus escritos e também gosto da cadeira tipo “luzes da ribalta”, acredito que bom gosto é um juízo que se quebra com a mudança de ângulo e contexto!

  2. Admiro seu trabalho de pesquisador e estudioso, porque provoca a reflexão e, nesse viés, gostaria de registrar um ponto de vista, ou seja, hoje em dia, acredito que não se consiga estabelecer um padrão limítrofe para se determinar o que é ARTE ou não, principalmente com a ruptura da maneira como se representava o mundo.

    • Olá José,
      corretíssimo isso que você escreveu. Por isso procurei mostrar imagens onde a arte está inserida no cotidiano ou que possa ser inserida e, muitas vezes, passando despercebida pela maioria das pessoas.
      Vale ressaltar que despercebida (atenção) é diferente de não sentida (sentidos/percepção).
      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s