2011 – o melhor aqui no DAC

Como faço todo ano, aqui vai a lista dos posts que, na minha opinião, foram os mais importantes aqui no #DAC!

Normalmente escolhe-se apenas um post por mês, mas às vezes fica difícil. Então, divirtam-se nas leituras sem esquecer que, além destes citados, tem vários outros.

Vamos aptoveitar as férias para ler???

Janeiro:
Dúvidas sobre iluminação (LD)?

Fevereiro:
Carta aberta ao Senado Federal

Março:
E quando o cliente…

Abril:
É Proibido!
(RE)Design

Maio:
Design de Interiores/Ambientes – localização

Junho:
Especificação e o Código de Defesa do Consumidor

Julho:
Insista, invista e contrate um Designer de Interiores/Ambientes.
Revistas de decoração – fotos e imagens podem realmente ajudá-lo a definir suas preferências e estilo?
Do It Yourself (DIY) – perguntas a se fazer antes de começar uma reforma sozinho(a)

Agosto:
Especialista em Lighting Design???
Picaretagem via internet

Setembro:
Concreto translúcido – Via Lume Arquitetura

Outubro:
“Y” x especializações
Sobre tendências, revistas, cópias e o “eu” do cliente
Precificando o projeto
Luxuria ou futilidade?

Novembro:
Brieffing – #ComoFaz?
Marcenarias: vamos educar o mercado?
Home Staging???
Do egoísmo profissional

Dezembro:
IES e Design: THE
LD – a carnificina da mídia continua…
“Só dizáiner?” (sic)

Boa leitura e aproveito para agradecer novamente a todos vocês que me seguem e acompanham este blog pelo apoio.

Agradeço especialmente à família Lume Arquitetura (De Maio Editora, na pessoa da Maria Clara De Maio) pela oportunidade de juntar-me a eles na revista. Este foi sem sombra de dúvidas o melhor presente que recebi este ano!! É uma honra fazer parte desta família!!!

Mais que necessário lembrar também das amigas profissionais e blogueiras Elenara, Ro, Marcia, Maria Alice, Joyce e Geane. Incansáveis na busca  de informações relevantes e sempre dispostas a me cutucar e provocar ahahahahhah amo vocês meninas!!!!

Também não posso deixar de agradecer ao Ed que tem levado sozinho o Portal DesignBR. Cara todo o mérito do portal é seu, sou apenas um colaborador!!!!

Que 2012 venha mega iluminado para todos nós e sempre, com as bênçãos de Deus sobre nossas vidas!!!.

;-)

2 comentários sobre “2011 – o melhor aqui no DAC

  1. Olá, Paulo.

    Me chamo Carolina e somente hoje tomei conhecimento de seu site. Não tenho certeza se irá ler este comentário mas gostaria de elogiar seu trabalho.
    Me formo este ano em Design de Interiores, atualmente trabalho em uma empresa de móveis planejados, mas faço alguns projetos além dos móveis.
    O primeiro post que li foi uma Carta Aberta ao Senado em que você falava sobre o que é ser um Designer e a grande diferença entre a nossa profissão e um decorador.
    Por ainda ser muito nova, tanto no ramo quanto na idade, sinto muito preconceito das pessoas em relação a profissão.
    Durante o período da faculdade, tentei encontrar diversos estágios em que conseguisse visualizar aquilo em que era ensinado em sala e tive enorme dificuldade. Senti preconceito de alguns arquitetos que tentei conseguir estágio, fui questionada diversas vezes a razão de ter escolhido Design de Interiores e não Arquitetura, pois era um curso que tinha muito mais conceito. Acredito que o conceito está na valorização do profissional, da sua experiência, talento e criatividade.
    Pois foi aí em que entrei em lojas de móveis planejados. A partir daí, vi todo processo de marcenaria, acompanhei obras, fuçava novos programas, fiz cursos, acompanhei montagens… isso tudo me levou a ter até mais conhecimento do que aquele que tive em sala de aula, inclusive a experiência de trabalhar com arquitetos.
    Peguei projetos de arquitetos famosos em minha cidade que não se preocupava com circulação, sendo o último, o projeto de uma clinica onde este deixou apenas 45cm de passagem.
    É lógico que não quero seguir por este caminho o resto de minha profissão. Pretendo me especializar em iluminação e no futuro abrir meu escritório, mas antes disso, quero me qualificar em tudo que puder.
    Não estou aqui para criticar a profissão do Arquiteto, somente para dizer que gostei bastante de seus textos e seus questionamentos.
    Estudamos tanto quanto um Arquiteto e não merecemos nossa profissão tão desvalorizada como anda. Não só da relação entre arquiteto – design de interiores, mas também como a mídia que diminui nosso trabalho em algumas revistas de decorção dizendo que nosso trabalho é simples. Ser designer não basta ter só um bom pedreiro e bom gosto.
    Espero que com essa mudança dos Arquitetos para o CAU a nossa situação possa ser vista de outra maneira, já que antes eramos ignorados por não ter o CREA.
    Agradeço a você pela forma em que defente nossa profissão e pelo seu belíssimo trabalho. Espero um dia me tornar 1/3 do profissional que você é.

    Parabéns!!

    Att.

    Carolina Marques

    • Pois é Carolina,
      Já presenciei vários erros absurdos como este que você citou. O pior é que sempre sobra para nós, depois da porcaria finalizada, tentar resolver…
      abs e sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s