Natal aqui de casa – 2010

Como coloquei para vocês dias atrás neste post, eu estava em busca de inspiração para resolver a decoração de natal daqui de casa.

Como sabem, não suporto a importação do modelo de decoração natalina da Europa/EUA por alguns simples motivos:

1 – Já passei da idade de papai noel, contos de fada e histórias da carochinha.

2 – Passamos o natal debaixo de um calor infernal, em pleno verão; portanto nada tem a ver a nossa decoração ser baseada em modelos com neve, bonecos de neve, etc.

3 – O Brasil é riquíssimo culturalmente; então, nada mais justo que buscarmos em nossas raízes ou até mesmo no gosto pessoal os elementos para decorarmos o nosso natal.

Baseado nisso, aboli de vez o pinheirinho, quem sabe quando conseguir enfiar uma araucária aqui dentro do meu “apertamento” eu volte a usar algo assim.

Então, fiz uma guirlanda para a porta e um arranjo sobre o espelho da sala – básico. O presépio vai ficar num canto da sala pois não consegui deixa-lo com a cara que eu queria. Depois acrescento a foto dele montado aqui neste mesmo post para vocês verem ok?

Então seguem as três imagens, da guirlanda e do arranjo do espelho com breves descrições:

As guirlandas e arranjos de portas são elementos já tradicionais. Este ano resolvi não trabalhar a parte superior da porta e colocar apenas uma guirlanda fixada na mesma. O festão que eu usava na parte superior virou a guirlanda.

Optei por usar flores este ano na composição em tons de azul, branco e prata pois:

O azul é a minha cor predileta.

O prata traz luz, brilho – lembrando que o natal é a festa do nascimento daquele que veio para nos salvar morrendo numa cruz; Nunca penso nesta cruz como símbolo de morte e sim vejo a LUZ que dela irradia sobre nossas vidas.

E o branco, trazendo a pureza, a paz além de dar leveza ao arranjo.

Uma constatação: preciso aprender a fazer laços rsrsrrs.

Já no arranjo sobre o espelho este ano resolvi me confrontar: sempre tive receio no vermelho. É uma cor que me incomoda. Mas encarei o desafio. Também usando flores: a espírito santo que é bastante popular aqui no Brasil e sempre aparece nas decorações natalinas.

Aboli as tradicionais bolinhas e optei por estas 4 que encontrei no mesmo tom das flores pois gostei da forma e do desenho em veludo nas mesmas.

Optei por luzes brancas em LED pois se eu usasse as vermelhas ficaria pesado demais pela combinação da cor das flores e das luzes; já as tradicionais amareladinhas, não dariam o efeito que eu gosto além de consumir mais energia. Achei nas caixas que guardo as coisas de natal estes dois fios de lampadas brancas em LED que eu nem me lembrava que tinha aqui. BINGO!

Na foto as luzes acabaram explodindo pois tirei a foto sem o flash mas aqui no real o efeito ficou suave e deu o contraste perfeito que eu queria.

Espero que gostem das idéias.

E você, já preparou o seu natal?

4 comentários sobre “Natal aqui de casa – 2010

  1. Lindo! Vermelho me aterroriza….exceto no Natal!
    As leds foram a solução para um problema que eu arrastava desde meu tempo adolescente. Meu pai montava a árvore com lampadinhas pequeninas, mas com soquetes e roscas de verdade. E elas assim permaneciam até o desmonte acêsas!Quando saíram do mercado, nunca mais encontrei algo que desse “luz” sem parecer um “neon” de comércio!
    Foi o toque led que deu a leveza e a suavidade que o vermelho do seu enfeite de espelho precisava!
    Não mude, não mexa…em nada!
    Aguardo o presépio!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s