100% Nacional – José Alcino Alano

Quem é José Alcino Alano? De que faculdade ele vem? Qual a sua formação cadêmica?

Nada disso importa pra mim. O que vale é a consciência ecológica dele e de sua família e de sua capacidade inventiva.

Um senhor da cidade de Tubarão-SC,  já aposentado e bastante incomodado com os rumos que nosso planeta está tomando e com o descaso das pessoas com as questões ambientais. Tanto que abre mão dos direitos autorais deste projeto por ele desenvolvido em prol de um bem maior: nosso planeta. Digno de aplausos e reconhecimento.

Portanto, fica aqui neste post, a minha humilde contribuição à ação por este também humilde senhor e sua família.

Aquecedor solar de garrafas PET e caixas tetra pak.

Este é o produto desenvolvido pelo sr José.

Além do quase zero impacto ambiental, este produto é ecologicamente correto e tem uma eficiência energética altíssima. O desempenho pode chegar a 37ºC no inverno e 50ºC no verão, proporcionando uma economia de aproximadamente 35% de energia elétrica.

O melhor de tudo é que o custo para o desenvolvimento deste produto é baixíssimo e pode facilmente ser construído por você mesmo. Basta começar a recolher garrafas PET transparentes e caixas de leite tetra pak com os amigos e parentes, comprar poucos materiais hidráulicos e baixar GRATUITAMENTE a apostila que ensina a montar o equipamento através deste link.

Abaixo um vídeo mostrando o projeto e a sua aplicação:

O malhor de tudo é que não é preciso nenhuma bomba para movimentar a água. O sistema funciona sozinho através de um sistema conhecido como termo-sifão, como fica bem claro no vídeo.

Mais uma vez, parabéns ao sr João e sua família!

Encontrei este produto no excelente Design Atento.

11 comentários sobre “100% Nacional – José Alcino Alano

  1. Pingback: Faça seu próprio aquecedor de água | Blog da Recicloteca

  2. Parabens pelo seu trablaho e espero em breve ter um manual para que eu possa aqui na Wesdt africa desenvolver e tambemdivulgar o seu nome e tudo mais..abracos aos seus amigos e leitores e um especial abraco tambem a Sra Idda, pela amabilidade e enviar em breve o manual de seu trabalho, e vou enviar logo as fotos deste teu trabalho aqui daAfrica .
    Deus acompamnhe sempre e que haja pessoas como o Sr. honesto e trabalhadora e sem politicagem , pormessas enganosas a um povo sofrido e as mentiras e maracutais como diz o presidente e o mesmo ama as maracutais e cias.. ..valeu..

  3. José alcino vocé é o cara!!!!Parabéns uma pessoa simples humilde mais que dá um banho em minhares de pessoas que se acham deuses.sou seu fâ,meu nome e Arivaldo josé Ferreira,mineiro da cidade de Barroso.Sou estudante de técnico Mecanico de manutenção do Senai de são joão del rei,um abraço.Aqui vocé da um banho nós caras,mais tem que ser no seu chuveiro,tudo de bom que Deus abemçoe vocé e sua familia.o brasil tem orgulho de vocé.Barroso 08/10/2009.

  4. Sou estudante de engenharia mecânica , gostaria de entrar em contato com o seu José, ou alguem que tenha informações maiores sobre o projeto.

  5. Olá! Achei o projeto muito interessante porém não consigo baixar o manual, quando digito o endereço que mandam pra baixar o manual gratuitamente, diz que esse endereço não existe. Como faço pra encontrar? Poderiam me enviar por e-mail?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s