Manual do Usuário – precisa disso?

Já há algum tempo venho analisando e percebendo algumas dificuldades de clientes meus e de outros profissionais das áreas de Interiores e Lighting em entender e saber como funcionam alguns elementos do projeto.

Depois de ler um artigo postado pelo Jonas no blog http://www.design.com.br, em meu comentário sobre o mesmo, já demonstrei e deixei pendente algo sobre o assunto voltado especificamente para estes projetos.

Muito podem alegar que é uma piração ou exagero do profissional propor-se a fazer um manual de instruções/uso sobre estes elementos. Pois bem, eu digo que não é não, especialmente nos dias de hoje em que a tecnologia nos coloca dia a dia frente a inovações.

Fico pensando em como irá se comportar um de meus clientes que estou finalizando seu projeto diante de alguns detalhes como: eletros de cozinha novos de última geração, lâmpadas e equipamentos de iluminação complexos (ex: LEDs RGB e sua parafernália), revestimentos extras (tecidos ou palha em paredes, por exemplo), pisos entre muitas outras coisas.

Quando o cliente recebe a “chave de volta” ele está inebriado por causa das novidades, da beleza, do cheiro do novo enfim, encontra-se absorto num mundo utópico de perfeição. Até precisar clicar em algum botão.

Pronto, aí começam as brigas do cliente com o projeto.

Como entender os interruptores paralelos? Qual está paralelo com qual e porquê, pra quê?

E as persianas automáticas ou não, como usa-las corretamente? Como fazer a limpeza das mesmas?

Da mesma maneira, tem aquela parafernália de luzes, spots, pendentes, reatores, controladores… A lâmpada queimou! Ah, vou colocar essa que tem aqui – porém não atenta se a lâmpada serve para aquele circuito, se vai sobrecarregar a rede. Isso sem contar o transtorno até ele descobrir como soltar aquele spot embutido sem arrebentar com o gesso e o próprio spot.

Ainda dentro da parte de light, hoje em dia não se aplica mais uma iluminação única para um ambiente. Nos projetos é comum encontrarmos 3, 4 ou até mais sistemas independentes que podem ser usados individualmente ou agrupados, mas nunca TODOS de uma só vez. Além do excesso de luz que causará desconforto, temos também a questão da conservação de energia elétrica (meio ambiente) e o bolso dele no final do mês com a conta que virá bem alta.

Dentro da parte de equipamentos, encontramos uma infinidade destes que tem suas características distintas e únicas seja no manuseio diário, seja na manutenção.

Passe uma esponja de aço numa torneira cromada pra você ver o que vai te sobrar.

Limpe uma geladeira ou fogão com produtos abrasivos (ex: veja) pra ver o estrago.

Estes são apenas alguns exemplos bem básicos. Portanto vamos destrinchar algumas áreas:

ILUMINAÇÃO:
– Lâmpadas:
Num projeto existem diversos tipos de lâmpadas que, obviamente, o cliente desconhece suas características. Portanto, nada melhor que ele receber em seu manual do usuário informações importantes para que o projeto luminotécnico não acabe por ser descaracterizado ou até mesmo destruído por falta destas.
Quais informações devemos colocar sobre as lâmpadas e como fazer isso? Primeiramente devemos dividir as informações por cômodos e detalhar como por exemplo:

Estar/Living:
Sistema 1 (abajoures): lâmpadas fluorescentes compactas 16W, 120V, 2800K, preferencialmente todas da mesma marca/lote “X”. Tipo/marca/modelo do abajour. Características das cúpulas, etc.
Sistema 2 (sanca RGB): barra LED RGB, marca “X”, seguir instruções do manual em anexo. Para os controladores fazer a mesma coisa: uma instrução básica (guia rápido) e anexar o manual técnico ao final do Manual do usuário.
Sistema 3 (geral): modelo/marca dos spots, explicar basicamente a fixação, cuidados com limpeza, se há ou não reatores/transformadores, etc.
Interruptores: caso existam interruptores de ultima geração, especificar quais são (localização) e explicar suas características e funcionalidades especiais.

E assim por diante até fechar todos os sistemas que compõem o ambiente.

PISOS:
– Porcelanatos:
Explicar como deve ser realizado os trabalhos de limpeza e manutenção dos mesmos. Existem peças porosas que podem vir a manchar caso seja derramado sobre as mesmas algum produto/pigmento. Já outras peças não correm este risco, porém se forem utilizados produtos abrasivos os mesmos podem acabar com riscos, perda de brilho entre vários outros problemas. Alguns vem com uma “capa” antiderrapante que também pode acabar sendo removida por causa do uso constante de produtos químicos.
Nos sites dos fabricantes geralmente estão disponibilizados arquivos em PDF com estas informações. Busque-os e os anexe ao final do Manual.

REVESTIMENTOS:
Tecidos, lâminas, BP, melamínicos, vinil, palhas e outros naturais/rusticos, enfim. São muitos produtos que utilizamos nos revestimentos dentro de um projeto. Assim como os pisos, estes materiais também tem suas características próprias que merecem atenção.

Especialmente os tecidos, os naturais e papéis de parede. Cada tecido tem sua característica, forma de lavar, produtos que devem ser evitados, se podem ou não ser passados, etc. Os clientes geralmente desconhecem estas informações.
Portanto lembre-se de detalhar nesta parte cada revestimento especificando as suas características e cuidados.

EQUIPAMENTOS:
Não existe coisa mais chata que você chegar à frente de um aparelho eletrônico e ficar um tempão tentando adivinhar como fazê-lo funcionar.
Estes equipamentos vem de fábrica com seus manuais de instruções. Porém você pode inserir dicas rápidas sobre uso/manutenção dos mesmos – ou no manual ou destacando aqui.

Um problema muito sério é com relação à limpeza dos mesmos. Vemos constantemente geladeiras riscadas (arranhadas), peças de metal idem. Os cuidados devem ser destacados. Existem na web inúmeras informações e dicas sobre como evitar problemas como estes.

MOBILIÁRIOS/MARCENARIA:
Alguns moveis tem características particulares, outros são aqueles multi-funções enfim.
Estas características devem ser destacadas e explicadas para o usuário final.

Como escrevi acima, são apenas algumas informações que eu iria passar. No entanto, se formos pensar no todo de um projeto existem muitos outros pontos que devem ser destacados neste manual. Basta observar bem tudo o que está sendo especificado.

Como apresentar isso a um cliente?

A coisa mais irritante é, quando preciso de alguma informação, ter de ficar revirando gavetas e armários atrás dos manuais de instruções.


Que tal juntar tudo isso numa pasta – pode ser daquelas A-Z – onde você coloca tudo ali dentro?
Manuais técnicos, garantias, notas fiscais e, claro, o seu manual profissional.
Pode-se optar por mandar alguém fazer um scrapbook bem bonito, transado e que promova uma apresentação legal do mesmo. Tudo vai depender de você.

Claro que isso tem um custo para ser feito e não é só referente aos custos dos materiais para confecciona-lo mas também o seu tempo de trabalho e empenho para a construção deste manual.

Pense com carinho neste assunto. Seus clientes merecem esta atenção e isso certamente vai valorizar e muito o seu trabalho.

E.T.: a primeira imagem deste post é de uma obra – da mais interessante – da Nuit Blanche. A instalação de Robert Stadler na Igreja Saint-Paul Saint-Louis. Ao entrar na igreja, por uma porta lateral, o público vê apenas grandes esferas luminosas, que parecem organizadas aleatoriamente. Ao se dirigir para o centro da igreja, entretanto, as esferas formam um grande ponto de interrogação sobre o altar.

4 comentários sobre “Manual do Usuário – precisa disso?

  1. Paulo, Desculpe! Estava trabalhando com a amiga arquiteta Maria Amélia e acabei respondendo logada como se fosse ela… Vou pedir desculpas a ela tbém e prestar mais atenção nisso…
    Entendi seu objetivo e tem tudo a ver. E acho tbém que envolve a coisa maior, que é pensar desde o início que temos, na escolha de tudo, pensar em facilitar a vida do usuário, escolhendo materiais, equipamentos, etc, que não sejam um estorvo no futuro (para o usuário e para nós!) e que permitam que o manual que vc recomenda seja mínimo, pq quanto melhores as escolhas menos haverá para explicar.
    abs

  2. Maraeder,
    bastante oportunas as tuas observações.
    Concordo que o usuário geralmente não lê os manuais e confesso que eu mesmo ja deixei de ler muitos deles.
    Porém uma hora ou outra, dependendo do equipamento, acabamos tendo de recorrer aos mesmos.
    Quanto à sua abordagem sobre as dificuldades usuário/produtos também concordo. Existem hoje vários produtos que complicam a vida do usuário. Porém, a minha idéia com este post é conscientizar os profissionais de que não basta apenas mandar instalar os produtos, juntar os papéis dentro de uma pastinha e largar na mão do usuário e “seja lá o que Deus quiser”. O profissional tem a obrigação de explicar determinadas coisas para seus clientes, especialmente “como abrir e fechar aquela torneira” e coisas do tipo.
    Pensar no usuário final é um detalhe que deve estar presente desde o inicio de qualquer projeto. E isso inclui também esta questão dos manuais e do “como usar”.
    A questão também tem a ver com guardar tudo em um lugar só. Ensinar o usuário a organizar as coisas. É óbvio que ele vai com o passar do tempo adquirir novos equipamentos e aí começa a dor de cabeça: manuais e notas espalhadas por diversas gavetas e que nunca são encontrados. Ao menos assim, ele saberá onde estão os danados. Saberá que ali é o espaço destinado ao “socorro” para qualquer eventualidade/problema de usabilidade.
    abs.

  3. Paulo,
    Sua idéia é bastante louvável, com certeza, mas, de acordo com a minha experiência com informática devo lhe dizer uma coisa: Funciona quase nada.
    Como fui analista de sistemas, fiz muitos sistemas baseados nos desejos dos usuários, tentei faze-los o mais simples e auto-explicativos e, até muitas vezes por obrigação de contrato, fazia o manual do usuário, com tudo explicadinho, até o perfeitamente desnecessário explicar. O problema é que o usuário não LÊ! E, pelo que tenho visto, esta coisa de ler manual antes de usar qualquer equipamento, ferramenta, jogo, etc é cada vez menos exercida, quanto mais jovem é o usuário. Não sei se um manual eletrônico resolveria, pq isso eu tbém fiz nos meus trabalhos e não adiantou (a tecla menos usada é de AJUDA)…
    Por coincidência, estou lendo um livro, antigo e clássico do design, é o Design do Dia-a-dia do Donald A.Norman e ele bate sistematicamente em uma tecla que eu acho pertinente a este assunto (em parte): Por que diabos os equipamentos estão ficando cada vez mais tão difíceis de se operar ? Porque olho hoje prá uma simples torneira e não tenho a menor idéia de como abrir ou fechar a água? Porque o celular é lindo, mas eu não sei fazer metade das funções? Porque as coisas não são desenhadas pensando-se que o usuário tem que ver e saber como usar ?
    Bem, não sei como resolver estas dificuldades, mas equipamentos e instalações que pensem no usuário final facilitariam a nossa vida…
    bjos
    RO

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