O papel da Ergonomia no Design de Interiores

No universo dos projetos para espaços de funções diversificadas existem alguns profissionais responsáveis pela coordenação dos projetos para a qualidade do ambiente, dentre eles serão destacados aqui: o designer de interiores e o ergonomista. Definir o papel e o momento deles atuarem no projeto é uma questão que deve é determinada com muita cautela.

O ergonomista atua provocando a demanda e definindo cada vez mais seus serviços junto aos outros profissionais para garantir sua participação desde o início do projeto de novas situações de trabalho. Isto
seria a situação ideal, por assim dizer.

No entanto, na maioria das vezes o que acontece é à entrada deste profissional após a formalização ou até execução do projeto, o que restringe um pouco os resultados. Pela ergonomia ser ainda uma ciência
bastante desconhecida, o que ocorre mesmo é a ausência da aplicação de suas técnicas tanto antes quanto depois dos projetos.

Infelizmente no Brasil, a ergonomia não aparece como ferramenta importante na concepção dos projetos, mas como recurso posterior, e mesmo assim, é muito pouco aplicada junto aos profissionais de design de
interiores.

A ergonomia vem aos poucos ganhando importância como ferramenta fundamental para o design de interiores, e pode e deve trabalhar desde a formalização das idéias preliminares até o produto final, ou seja, na negociação do contrato, estudo preliminar, detalhamento do projeto, tomadas de orçamentos e acompanhamento da execução do projeto.

O design está em todo lugar e talvez por isso seja tão difícil encontrar uma definição específica. O design de interiores está presente numa ampla tipologia de ambientes: de um evento cultural até hospitais e aeroportos e seu objetivo principal está na busca do conforto e do fácil deslocamento dos espaços. Provavelmente, não existirá uma definição absoluta que agrade a todos, mas tentar achar pelo menos uma mais precisa pode ajudar até mesmo aos profissionais a entender suas responsabilidades.

Os designers de interiores necessitam de um profundo conhecimento, permitindo assim que façam projetos para qualquer pessoa e que estas se sintam plenamente satisfeitas. Estamos falando da sua casa ou seu
ambiente de trabalho. O conforto e o bem estar nestes casos é fundamental. Por essa necessidade é que surgem os métodos e processos ergonômicos, permitindo soluções para um grande número de pessoas, garantindo o conforto e o bem estar dos usuários. O ambiente deve ser harmônico, sem grandes complexidades e suas funções, sejam elas quais forem, devem ser claramente identificadas.

A ergonomia entra então como parceira ao design de interiores proporcionando através de suas técnicas o conforto e a adequação do mobiliário, cores, e outros recursos ao ambiente. Trata-se de um diferencial
importantíssimo adicionando bem estar, qualidade e conforto, em todos os aspectos, ao ambiente a ser projetado.


 
Responsável:  Beatriz Chimenti
Site: Designergonomia

E para encerrar este post, um vídeo com uma animação mostrando diversas formas de aplicação e a importância da ergonomia.

3 comentários sobre “O papel da Ergonomia no Design de Interiores

  1. Realmente muito interessante essa matéria, de tudo que pesquizei para meu trabalho essa foi otima mais ainda não consegui chegar onde eu queria preciso fazer um manual de ergonomia para design de interiores,help.

  2. Pesquisando sobre o assunto para trabalho no curso de design,achei esta postagem dentre várias que vi e li e todas esta foi a que mais me esclareceu,obrigada Érika.

  3. olá, boa tarde….eu com um estudande de designr de interiores creio que a estética e o conforto venham trabalhar juntos por isso que para mim a ergonomia é importante serve para aprimora os conhecimentos e dar leveza e beleza aos projetos….venho pedir se não for pedir muito que qualquer material que venha ajudar nos meus conhecimentos vocês possam estar .madando para mim para esse email.

    já grato pela compreensão,tenham um bom dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s