Vantagens da luz – LD

Uma das grandes vantagens em contratar um profissional de Light Design, por um profissional devidamente capacitado e habilitado, é o aproveitamento da plasticidade e, dependendo dos equipamentos utilizados, o lado mutável, ilusório, lúdico que a luz é capaz de nos proporcionar.

Colocar-se diante do mercado, dizendo-se ser, como um Lighting Designer hoje em dia é fácil graças à web. Nela encontramos facilmente as características, fundamentos, discursos e entrevistas de profissionais reconhecidos e que ao lê-las, muitos acabam incorporando no seu discurso no dia a dia profissional. É o caso do trabalho em cenas de luz. Hoje não se ilumina mais um ambiente mas sim as possíveis cenas que nele podem ser montadas.

Porém, o grande diferencial entre um Light Designer e um iluminador é o seu conhecimento técnico e as aplicações não comerciais/comuns/usuais que vemos infinitamente repetidos nos projetos por aí. É a capacidade de leitura dos espaços, adaptar equipamentos, criar novos equipamentos quando necessário.

Muitas vezes, um projeto que um iluminador iria surtar para resolver além de ter um alto custo, um Light Designer consegue resolver num piscar de olhos. Observe as imagens abaixo da mesma fachada:

Perceba que não foi feita alteração alguma nesta fachada. Provavelmente, se um iluminador comum tivesse pego este projeto o cliente teria um alto custo com instalações elétricas, muitas luminárias espalhadas pelo plano, alto consumo energético e, muito provavelmente, ela se pareceria e muito com as fachadas vizinhas.

Já o Light Designer consegue ver além da fachada, colocar a sua pincelada artística e aplicar conceitos e equipamentos que para um iluminador comum é dificil conceber pela simples razão dele desconhecer equipamentos e aplicações.

Taí o que foi usado para esta fachada. Dois projetores de imagens, ligados a um software e só.

 

2 comentários sobre “Vantagens da luz – LD

  1. Olá Paula,
    eu não vejo de forma tão simplista assim as questões que envolvem decorador x designer de interiores e também sobre iluminador x lighting designer.
    As diferenças existem, são enormes e facilmente perceptíveis.
    Não há como querer comparar tecnicamente e esteticamente o projeto de um Light Designer com o de um iluminador.
    São trabalhos semelhantes, porém fundamentalmente diferentes em sua essência.
    Não coloco isso como forma rixa, rinha ou qualquer coisa do tipo, apenas dar a Cesar o que é de Cesar, ok?

  2. Bem, o light designer é como o interior designer, ao que parece. Ele cria, ele usa de sua criatividade para solucionar problemas e inventar desenhos exclusivos e inovadores. No entanto, é importante não cair nessa de iluminador versus light designer , pois parece o velho decorador x designer de interiores. Não é legal contrapor as duas coisas, colocar uma como ultrapassada ou inferior e a outra como a grande novidade superior. Se são coisas diferentes, que sejam tratadas como coisas diferentes, com comparações plausíveis… nada contra o texto não.. Só manifestando aqui um ponto de vista a priori. =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s