Cinco segredos para melhorar a capacidade mental

O estudo do funcionamento da mente tem feito cada vez mais avanços. Veja cinco segredos aprovados pela medicina científica para aumentar a sua capacidade mental.

Passos

1

Para a memória: use todos os seus sentidos para melhorar a memorização de dados. Se você quer se lembrar de alguma coisa que está ouvindo (audição) neste momento, reforce a memorização usando a visão. Grave onde você está, a pessoa que fala, as cores e as formas da cena.  
Registre simultaneamente os cheiros (olfato), a temperatura (tato), a sua sensação corporal e o seu estado de ânimo.   
Ao usar vários sentidos para reter uma informação será mais fácil se lembrar dela depois. 

2

Para a concentração: preste atenção na satisfação de fazer o que você está fazendo. Não tente reprimir idéias ou imagens que vierem à sua cabeça. Tente associá-las às suas sensações do momento.\\  
Se outros assuntos interferirem na sua concentração, não tente silenciá-los. Identifique por que eles estão ocupando a sua cabeça.   

3

Para a compreensão: estabeleça a maior quantidade possível de relações entre os dados com os quais você trabalha. Tente descobrir simultaneamente as regras gerais que operam sobre o seu objeto de estudo.  
Faça resumos ou gráficos, compare com outros dados ou situações e traga à memória aquilo que você tenta compreender. Pesquise temas ligados ao seu interesse. Tente vincular a eles algumas situações engraçadas e curiosas. A compreensão surgirá da síntese entre os elementos racionais e irracionais com o assunto que você tenta entender.

4

Para a organização: estabeleça sempre as suas prioridades e os seus objetivos mentalmente ou por escrito. Organize-os em três categorias: urgentes, importantes e ambos. Comece por esta última categoria e, em seguida, tente avançar naqueles que você avaliou como importantes. Seguindo essa lógica, você poderá avaliar melhor as suas prioridades e resolver os problemas.
 
5

Em geral: descarte as atitudes passivas ou mecânicas. Tente observar o mundo ao seu redor como se o olhasse pela primeira vez: com atenção, curiosidade e de modo pró-ativo. As capacidades mentais não são fixas e limitadas. Quanto mais você as usar, maiores elas serão.
 

Importante
Evite as atitudes passivas. Proponha, interaja, preste atenção nos detalhes sem esquecer o foco principal do que você está fazendo.
Alimente-se bem, descanse o suficiente e divirta-se com o que você faz. O funcionamento mental exige um bem-estar total, tanto do estado de ânimo como físico.

fonte: Bem Simples

12 comentários sobre “Cinco segredos para melhorar a capacidade mental

  1. Gostei muito das 5 dicas, principalmente a 5° a qual fala que devemos dar a atenção ao mundo, quantas vezes passamos por momentos, que poderiam nos ensinar muitas coisas, mais deixamos passar por despercebidos…

  2. sempre é bom conhecer novas técnicas para melhorar o nivel mental.
    boas dicas neste site. muito importante tambem é sempre está praticando para que se torne um hábito…

    até + …

  3. Essas dicas são ótimas para a persepção de coisas em nossa mentes, nos ajudam a cuidar melhor do que queremos e entendemos, simplesmente o maior bem que alguem nos deixou,
    USE A CABEÇA. INTERAJA FÁCIL e seja DEDICADO, “Precisa gastar, para receber TIPO UM TAL INVESTIMENTO que vcseja o unico GANHADOR

  4. tenho 51 anos, fiquei afastado dos estudos a 30 anos, hoje faz 4 anos que voltei, curso o 1º ano do 2º grau mas, a memoria não ajuda, sinto muita dificuldade para concentrar e memoriar e o que è pior, pretendo fazer curso de Medicina.Digo pior porque sabemos como è cobrado um curso deste nivel, nas não desistirei jamais. obrigado pelas dicas

  5. galera achei tudo de bom esse site , é o melhor e mas objetivo que ja conheci , perfeito , simples , basico e direto.
    vou espalhar para todos os amigos , muito obrigado , temos que aprender a nos adaptarmos com o nosso corpo , ainda mas nessa minha fase , de ultimo ano do 2° grau , de escola + cursinhos , você faz muitos viradões (passar a noite em claro estudando), a responsabilidade cada vez mas batento na porta , e nós sempre lutando em busca de um futuro melhor ,ganhando bem e fazendo o que gosta.
    abração , Deyvison , de raelengo , RJ 23/09/2010
    09:36 am horario de Brasília

  6. Tudo isso permite não só desenvolver a capacidade mental como vai, imperiosamente, alterar a nossa personalidade, a maneira como olhamos o mundo e onde realmente estamos envolvidos. Tanto na organização como na compreenção, na concentração…, subsiste um relacionamento significativo com o nosso temperamento pessoal e mental, que em concordância com todos os argumentos acima propostos abalará inevitavel e inconscientemente com a caracteristica pessoal de cada um.
    No meu sincero parecer uma especificidade fundamental é olhar o futuro. Todos os pensamentos que tenhamos acerca dele iram defenir a vontade que cada individuo deseja e apartir desse momento haverá um registo sofre qual sará nosso objectivo fulcral, o que em conciliação com os aspectos refiridos acima, adquirirá naturalmente valores essenciais para uma melhor expansão mental, com essa objectividade de alcançar a futura realidade escolhida relacionando-a com o presente, atingirá a nossa própria maneira de agir e olhar o mundo.
    Boa exemplificão, de como desenvolver os aspectos mentais com simples alterações, do qual muitas pessoas não faziam a menor idea que, de alguma forma, intrefer com este tão desejado aperfeiçoamento intelectual.
    Continuação de um optimo trabalho.

  7. Gostaria de deixar meu comentário elogioso sobre as dicas como memorizar melhor as informações que diariamente somos submetidos.
    Adorei como foi abordado a maneira como podemos lidar melhor com os desvios de pensamentos,que frequentemente quando estamos lendo ocorrem,muito boa a dica. Valeu…
    Fabio Dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s