Coleciona: fichário do educador ambiental

O Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente lançou este mês na internet o Coleciona: fichário do educador ambiental. Em duas semanas, foram recebidos mais de 800 e-mails contendo congratulações, sugestões e contribuições acadêmicas para as próximas edições da publicação.

O fichário virtual – que pode ser consultado gratuitamente no site do MMA e baixado em formato pdf – é um material eletrônico, especializado em informações sobre educação ambiental (EA), que será enviado bimestralmente a quem se inscrever. No momento, as novas adesões vêm se somar aos 10 mil contatos já cadastrados pelo DEA.

A idéia é que o fichário seja feito “por educadores ambientais para educadores ambientais” e que passe a existir, eventualmente, sem material do DEA – a quem caberá a função, no futuro, de apenas organizar o seu conteúdo.

Educador ambiental é qualquer profissional que possua consciência ambiental – e que, portanto, são bem-vindos textos de quaisquer colaboradores que versem sobre EA. Todos os artigos são analisados pelo DEA e, se aprovados, incluídos na seção Pontos de Vista: textos para se pensar educação ambiental. Os artigos podem ser enviados ao endereço eletrônico educambiental@mma.gov.br. Uma vez organizado o conteúdo, o material é repassado aos e-mails cadastrados, além de atualizado na página do MMA, para acesso livre.

Iniciativa do DEA, o fichário foi criado em formato de fácil impressão e arquivamento, para que instituições, órgãos, empresas, escolas e educadores interessados possam ter em mãos, ao fim de um ano, um grande banco de informações sobre a EA no País, para consulta pública.

Entre as sugestões recebidas por e-mail desde o lançamento está a de fazer o fichário em duas versões: uma para impressão (a atual, econômica, nas cores preto e verde) e outra meramente para navegação online, em formato mais simples e direto. Para acessar o fichário é preciso entrar no site do MMA, clicar no link Educação Ambiental e, em seguida, sobre a figura do Coleciona: fichário do educador ambiental, que se encontra logo abaixo do texto de apresentação.

Fonte: Funbio. Adaptado por Celulose Online.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s