As Questões do Ensino de Design de Interiores

São Paulo, 25 de maio de 2008.

 

Durante o II Encontro Nacional de Professores e Coordenadores de cursos de Design de Interiores em Campinas, São Paulo, decidiu-se formar uma comissão de professores que representando todas as  regiões brasileiras deveria dar inicio a gestão de uma representação desta área do conhecimento humano.

Entre as questões apontadas durante a reunião destacamos as seguintes:

As comissões de Avaliação dos Cursos de Graduação designadas pelo M.E.C. que elaboram pareceres sobre a qualidade do ensino de Design de Interiores no Brasil não possuem professores de design de interiores como seus membros.

O conteúdo das provas do ENADE desconhece a especificidade desta área do conhecimento humano, as provas que os alunos dos cursos de graduação em Design de Interiores são submetidos foram elaboradas para avaliar conhecimentos das áreas mais tradicionais do Design, como Design de Produto e o Design Gráfico.

Os currículos mínimos das escolas são elaborados pelo bom senso dos coordenadores e professores, ainda não possuímos um padrão básico que tenha sido fruto de uma discussão nacional sobre os conteúdos mínimos do ensino de design de interiores no Brasil.

É necessário elaborar um currículo mínimo para os cursos de Graduação que possa atender e respeitar a diversidade cultural, social e econômica brasileira e proporcionar um tipo de formação profissional adequado ao mercado de trabalho.

As questões do Ensino de Design de Interiores que envolvem normas técnicas e especificidades da área precisam também ser discutidas para que o ensino de design de interiores tenha um padrão pelo qual possa ser avaliado.

O número de cursos em design de interiores cresce por todo o país e a área apresenta uma sólida perspectiva de desenvolvimento para os próximos anos, este cenário não permite mais a ausência de uma instância que possa discutir com propriedade os rumos da formação profissional.

É preciso também reunir a experiência e o conhecimento acumulado pelos principais cursos de Design de Interiores do Brasil, este acervo já existe e deverá servir como orientação para a elaboração de conteúdos programáticos, bibliografias e atividades complementares.

A troca de informações sobre as ações educacionais já desenvolvidas estão se perdendo por falta de um tipo de registro adequado que precisa ser elaborado como um documento histórico, como é no caso do curso de Composição de Interiores da Universidade Federal do Rio de Janeiro um dos primeiros cursos de interiores do Brasil e que neste momento passa por inúmeras dificuldades, como nos foi relatado em nosso ultimo encontro.

A ABD vem apoiando essa nossa causa promovendo e realizando os dois últimos Encontros Nacionais de Professores e Coordenadores e no próximo CONAD poderemos marcar mais uma reunião entre professores com o objetivo de formalizar uma representação oficial de professores e do ensino de design de interiores.

Desta maneira poderemos ter nosso trabalho em constante aprimoramento.

Escrito por ABEDI às 13h34

Sugado: http://abedi.zip.net/

***************************************************************************

Já estava mais que na hora de começarmos a ver alguma movimentação séria nesse sentido.

Parabenizo o Jéthero por isso e aos demais professores que estão participando da ABDI.

Creio que poderiam ampliar ainda mais esta movimentação e não ficar esperando o CONAD uma vez que temos em outubro o P&D ou então outras reuniões independentes.

Logo, não se vê necessidade de ficar atrelado à ABD um projeto desses.

Se bem que por um lado será bom isso… aguardemos rsrsrs

2 comentários sobre “As Questões do Ensino de Design de Interiores

  1. Fernando, isso vai depender de qual áre do design você quer seguir. Existem softwares comuns à todas as áreas e outros bem específicos.

    No caso de Interiores, AutoCAD, 3DMax, VDMax, Corel…
    Enfim, vai depender muito também do que voce pretende. Mas não se esqueça: desenhar a mao também faz parte e é fundamental, em qualquer uma das áreas do Design.
    abs

  2. olá..!

    por hora, sou um mero apreciador de design, mas pretendo preofissionalizar na area.
    gostaria que vcs me ajudassem em area d informatica aplicada ao design;
    quero saber quais são os softwares usados por um designer..!?

    desde ja agradeço a ajuda e obrigado pela atenção..!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s