Tecidos ecologicamente corretos

Dias atrás a Deborah Vinci postou no design.com.br um artigo falando sobre tecidos ecologicamente corretos voltados à moda e de um selo de certificação nos mesmos moldes daqueles já empregados em madeiras e outros materiais.

Questionei em seu post sobre se ela tinha conhecimento de algum tecido voltado à nossa área de Interiores/Ambientes como tecidos para cortinas, estofados, roupas de cama, paredes, etc.

Fiquei com isso na cabeça e resolvi fazer uma breve pesquisa sobre o assunto no Google. Porém a primeira informação mais real mesmo que tive veio através da revista Casa Claudia deste mês onde encontrei a indicação do trabalho da Desiner Têxtil Claudia Araújo que trabalha com tecidos feitos de garrafas PET recicladas, entre outros materiais.

De padronagem tradicional, a sutil beleza e rusticidade dos taPETs é realçada ainda mais por sabemos que temos em mãos um produto que, se lançado na natureza, iria demorar 100 anos para ser decomposto totalmente sendo portanto, ecologicamente correto.

Uma bela apresentação do trabalho dela pode ser visto através do PDF disponibilizado em seu site ou clicando aqui para baixa-lo.

Já no Google encontrei de tudo um pouco.

Uma dupla de designers de São Paulo que desenvolveram um tecido feito com bitucas de cigarro.

Descobri também a empresa Unafibras que trabalha com reciclagem de garrafas PET e produz tecidos voltados para moda, roupas de cama, estofamentos para carros entre outros.

A Santista Têxtil também está reciclando os retalhos de seus tecidos através de um processo onde os mesmos são transformados novamente em fios e trançados. Ela também trabalha com a reciclagem de garrafas PET e confecção de tecidos usando este material. Vale a pena ressaltar que a Santista está desenvolvendo um novo tecido que não utilizará o poliéster (sub-produto do petróleo) e sim, um plástico feito de amido extraído do milho. O nome desse filho? Ingeo. Em breve nas lojas!!!

É difícil encontrarmos nas lojas etiquetas “produto ecologicamente correto”. Isso tem um fundamento já detectado pelo Akatu em uma pesquisa: o publico brasileiro não vê com bons olhos produtos reciclados. Tem em sua cabeça que estes produtos são “sujos” e com qualidade inferior por serem feitos com materiais reusados. Quanta ignorância!!!!

Cabe a nós Designers mostrarmos aos nossos clientes que estes produtos são tão bons ou até melhores que os outros.

Porém também encontrei coisas que valem a pena conhecer e que são tristes. Com a onda do Marketing Verde, muitas empresas estão tentando impor-se no mercado ecologicamente correto. Porém, muitas delas agem na contramão: usam tecidos pseudamente corretos mas não levam em consideração o processo de fabricação, como no caso dos tecidos feitos com fibras de bambu.

Nessa linha de reciclados e reciláveis que podemos (e devemos!) utilizar em nossos projetos, uma excelente fonte de pesquisa é o site do IDHEA.

Bom, como se vê, em um pequeno post já lancei várias dicas e direcionamentos. No entanto, isso não é nada perto da quantidade de links obtidos numa simples pesquisa no Google usando “tecidos reciclados”.

Faça a sua parte também!!!

15 comentários sobre “Tecidos ecologicamente corretos

  1. Republicou isso em CARTAS SIDERAIS | SIDEREAL LETTERSe comentado:
    O artigo reblogado a seguir serviu-me de valioso material para a elaboração do meu TCC feito para a Especialização em Artes Visuais cursada de 2009 a 2010, pelo SENAC-DF.

    O link referente ao post original está relacionado na página de Referencias Bibliográficas da minha tese (a qual encontra-se incorporada logo abaixo – podendo também ser acessada aqui).

  2. Sou deste grupo …trabalho com tecido a metro que pode cortar na medida que precisa para fazer toalha de mesa e muito mais.

    amigo do ambiente porque não precisa lavar na máquina de roupa nem usar detergente. lava só com pano humedecido ou esponja e está sempre pronto a usar.

    tem várias texturas linho, algodão , tela plastificada

    impermeável e anti-alérgico www,plasmaison.com
    e-mail adiliamonteirocruz@hotmail.com

    saudações de plasmaison

  3. trabalho com tecidos de estofados corvim e outros nao sei se vcs podem me ajudar preciso de tecidos e corvim faço varios trabalhos e preciso de tecidos novos mais tambem de pedaços tipo os que nao servem para vc para mais nada obrigada

  4. Wallace, o ideal é você entrar em contato com alguém da área Gráfico pois s~çao os mais iondicados nessa questão de marca ok?
    abs
    .
    Juliana,
    no seu caso, o ideal é procurar alguém da área de Moda que será capaz de lhe fornecer estas informações om maiores detalhes.
    abs.

  5. Olá bom dia, meu nome é Juliana, sou aluna do curso Técnico de Logística no Senac, para a conclusão do mesmo, temos que apresentar um projeto de uma empresa fictícia, e eu e mais 3 componentes do grupo optamos por fazer camisetas feitas de pet, até mesmo para conscientizar a população, porém como não entendemos do assunto, estamos extraindo o máximo de informações de sites, e localizamos vocês, será que não podem nos ajudar com algumas duvidas?
    Onde compro tecidos feito de PET?
    Para uma camiseta, quanto utilizo de tecido e linha?
    Que maquinas eu utilizo para fazer uma camiseta? e para estampar uma camiseta?
    Qual o custo de se fabricar e estampar uma camiseta? (produto final)

    Se puderem nos ajudar a realizar este projeto e conscientizar as pessoas, agradecemos e esperamos retorno.

  6. Estou criando uma marca ecologicamente correta, gostaria de saber alguma dica de como mostrar o diferencial de minha marca sem pressionar o consumidor.

    Gracias,
    Wallace

  7. Josely,
    o que eu vou encontrando em minhas pesquisas pela web, revistas e livros vou colocando por aqui.
    Pesquisas na web essas feitas através de buscadores como Google, AltaVista e outros.
    Pesquise também, tenho certeza de que vai encontrar muita coisa ok?

  8. Nossa! aderei o fato de ter encontrado esse site! Sou Universitária. Faço design da UFPE e pretendo fazer um artigo sobre tecidos ecologicamente corretos e esse site me veio em muito boa hora! Gostaria também que se fosse possivel vocês me mandassem fontes sbre esse assunto! beijos e muioto obrigada! :D

    • bom Giovani,
      hoje já existem várias formas de aproveitarmos qualquer resíduo.
      Com os tecidos não é diferente. Uma boa aplicação destas sobras é o artesanato. Algum artesão deve mexer com isso.
      Outra coisa é você mesmo criar adornos para o projeto onde as peças sejam revestidas com estas sobras de tecidos.
      Consciência ecológica e criatividade sempre.
      abs

  9. Flavio,
    neo posso te responder sobre isso.
    É melhor qe você entre em contato diretamente com as empresas citadas acima e das outras que aparecem nas pesquisas no Google.
    Saudações!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s