Novo livro sobre habitação social está disponível para download gratuito

Já está disponível para download gratuito no site www.habitare.org.br o livro ´Habitação social nas metrópoles brasileiras: uma avaliação das políticas habitacionais em Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo no final do século XX`. A obra faz parte da série Coleção Habitare, editada pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), da Financiadora de Estudos e Projet os (Finep), com apoio da Caixa Econômica Federal.

A publicação traz o relato de pesquisas que permitiram a avaliação de políticas habitacionais nas seis regiões metropolitanas. Apoiados pelo Programa Habitare, os estudos foram desenvolvidos por uma rede de instituições e liderados pelo Observatório das Metrópoles, ligado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ).

Organizado em 16 capítulos, o livro contempla cenários gerais para cada região, assim como estudos específicos: o Programa Camaragibe, desenvolvido na periferia metropolitana do Recife; o Favela-Bairro, no Rio de Janeiro; as Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS), em Diadema, e os mutirões da Companhia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em São Paulo. Avalia também a experiência dos conjuntos Paraíso dos Pássaros e Vila da Barca, na Região Metropolitana de Belém; do Residencial Asca e do Conjunto Granja Freiras III, em Belo Horizonte, e dos condomínios dos Anjos e Lupicínio Rodrigues, em Porto Alegre.

De acordo com o organizador, professor Adauto Lúcio Cardoso, do IPPUR/UFRJ, os estudos mostram forte presença dos governos locais na construção da habitação de interesse social. Revelam também a importância crescente das organizações não-governamentais e do papel dos movimentos de moradia, assim como o considerável potencial técnico e político que vem sendo acumulado no desenvolvimento da construção habitacional. Os levantamentos indicam ainda importante capacidade de inovação, muitas vezes disseminada entre municípios vizinhos.

Do ponto de vista técnico, os mapeamentos apontam melhoria nas técnicas e na qualidade do trabalho em mutirões, embora as avaliações reconheçam a permanência de problemas significativos. Em vários municípios foram também constatadas inovações em termos de gestão, com ampla participação da população. Permanece, no entanto, a carência de recursos destinados a combater o déficit habitacional brasileiro e o problema da gestão de regiões metropolitanas.

O Plano de Divulgação do Programa Habitare, que vem permitindo a edição de diversas obras, tem apoio da Caixa Econômica Federal. O objetivo é divulgar os resultados do Programa de Tecnologia de Habitação entre públicos diversos. Visite a seção Publicações do site www.habitare.org.br e veja os livros já disponíveis para download.

Mais informações:

Adauto Lúcio Cardoso
UFRJ – IPPUR
(21) 2598 1929

 

Fonte: Programa Habitare/Finep

 

**No site da Habitare existem outros livros para download. Vale a pena conferir.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s