Minha monografia…

Amigos, bem sabem que estou em fase de conclusao de minha mono da pós e que por isso ando meio sumido, o blog está meio parado e etc, etc e etc…

Bom, estou no mês de finalização e ajustes para encarar a banca.

Segue abaixo o resumo da mesma para aguçar ainda mais a curiosodade de vocês ehehehe

abraços

LD&DI Paulo Oliveira 

RESUMO

Esta monografia propõe uma reflexão sobre a problemática da formação acadêmica e como esta afeta a atual demanda mercadológica do Designer de Interiores/Ambientes. São objetivos desta pesquisa levantar os principais problemas enfrentados por estes profissionais desde o sua experiência acadêmica até a sua atuação profissional, já como egresso, no mercado de trabalho; analisar as Matrizes Curriculares e Ementários dos cursos; observar as falhas curriculares e propôr um novo modelo de curso. Para tal foram abordados os principais problemas em duas grandes áreas: momento acadêmico e momento profissional. No âmbito profissional indicamos quais são e de onde vêm estes problemas: a falta de Regulamentação Profissional que deixa o mercado aberto para qualquer um e as insistentes tentativas de manipulação dos Projetos de Lei que visam a regulamentação do Design no Brasil. Assim, este estudo apresenta um levantamento bibliográfico que refuta todos e quaisquer argumentos contrários, reafirma os favoráveis, bem como busca encontrar novos embasamentos que possibilitem esta reestruturação geral do curso. Também foram detectados preconceitos e um grande desmerecimento mercadológico e social em torno dos cursos Seqüenciais e Tecnológicos fato este exposto na primeira parte deste trabalho. Na segunda parte estão apresentados os principais problemas enfrentados pelo acadêmico e pelo profissional. Na terceira parte, é esboçado um hipotético modelo de um Projeto Político Pedagógico para os cursos de Design de Interiores/Ambientes, cujas características de curso de Bacharelado em Design de Ambientes contemplam ao mesmo tempo as Diretrizes Curriculares do MEC, os direcionamentos de pesquisadores na área de Design brasileiros e outros internacionais, mas, principalmente, visa à formação plena do profissional.

3 comentários sobre “Minha monografia…

  1. Oi.. eu estou começando a minha monografia da pós e meu tema será o projeto de um salao de cabeleireiro. Mas não tenho muita ideia de como começar..você tem alguma sugestao? Recomenda algum livro que possa me ajudar com este tema? Agradeço desde já. ps; Adorei seu texto sobre a diferença entre designer d int x decorador e arquiteto.. odeio qd dão mais “Credito” p/ arquiteto ou acham q ir numa loja que tenha um decorador resolve o problema. hehe rs

    • Tema difícil heim Giulliana….
      é complicado encontrar referencial teórico nessa área. Porém, uma boa pedida é você se antenar nas normas tecnicas relativas a saude e higiene afinal nestes espaços são realizadas diversas atividades que afetam a saúde pública.
      grato pelos elogios.
      sucesso

  2. o assunto é polêmico e isso é um bom sinal, pois abre espaço para presentes e futuras discussões. Contudo, sr candidato, resuma um pouco mais o seu abstract.
    abraços,
    Oreste

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s