Lighting – bibliografia básica

Aqui posto uma bibliografia básica para aqueles que se interessa pela área de Light Design ou quer conhecer a diferença entre o trabalho de um Lighting Design e um iluminador.

Também coloco alguns mais técnicos para aqueles que já lidam com iluminação ou Lighting Design.

Boa leitura!

Luz Lâmpadas & Iluminação – Mauri Luiz da Silva – Editora Ciência Moderna

Recomendado a arquitetos, decoradores, engenheiros, estudantes de engenharia e arquitetura, professores, profissionais da luz, pesquisadores, técnicos, vendedores e interessados em iluminação o livro Luz, Lâmpadas e Iluminação, de autoria de Mauri Luiz da Silva possui texto direto e de fácil compreensão, descrevendo a iluminação artificial, dos primórdios até a atualidade, com muitos desenhos, gráficos, tabelas e fotos em cores. De conteúdo abrangente, traz informações, dicas e esclarecimentos para quem quer elaborar projetos de iluminação ou aprofundar seus conhecimentos e na área.

A Iluminação do Espaço Urbano – Lucia Mascaró – Editora +4 Editora

Pesquisar no recinto urbano é uma tarefa difícil de ser realizada, um jogo complexo e apaixonante que não está sendi jogado senão parcial e desordenadamente. Os arquitetos aprendem a iluminar os espaços interiores dos edifícios, os urbanistas deixam esta importante tarefa em mãos dos especialistas em iluminação. Nenhum deles tem um conceito integrado do espaço urbano que, de alguma maneira, ambos iluminam: através das janelas os primeiros, sobre as ruas, essencialmente os segundos. Este livro é um convite a participar desse jogo, caracterizado pelos diferentes enfoques dados ao tema e pela inter-disciplinaridade das tarefas a serem realizadas.

Neide Senzi – Lighting Design – Portfolio Brasil – Neide Senzi – Editora J.J. Carol

“Deixo […] neste livro, as imagens da luz que capturei nas mais diversas aplicações de arquitetura para que seus olhos vejam, interpretem, vivenciem, experimentem, associem, se emocionem e transformem o que vêem em mais uma experiência da vida” – A Autora

Portifolio Brasil – Lighting Design – Col. Portifólio Brasil – Guinter Parschalk – Editora J.J. Carol

Lighting – Elizabeth Wilhide – Editora Ryland Peters & Small (importado)

A comprehensive sourcebook and visual catalogue of light sources, bulbs and fittings. Packed with imaginative ideas for choosing and using lighting all around the home. Contains over 300 inspirational new photographs of the latest in good lighting design.

Conceitos Básicos de Iluminação – Luis Lopes Silva – Editora Mil Cores (Portugal)

Sendo dedicado à iluminação no seu todo, este manual debruça-se em particular sobre a iluminação em televisão, mas os conceitos de iluminação não variam entre fotografia, cinema, teatro, exposições ou arquitectura, pois as leis da iluminação são iguais.
Não é nem exaustivo nem completo, visto ter sido criado como complemento a acções de formação diversas. Os formandos que as frequentam têm como objectivo o audiovisual nas suas diversas vertentes: a produção, a realização e a área técnica em geral, sendo a iluminação uma delas.
Enquanto que para os que procuram a iluminação, os conhecimentos técnicos e estéticos são fundamentais, para os restantes técnicos o saber de iluminação é um complemento das suas áreas. Por sua vez, para os realizadores e produtores, conhecer a iluminação é apenas uma forma de implementar os seus trabalhos.
Este livro está organizado em capítulos autónomos, em que cada um contem conhecimentos teóricos básicos e exemplos de como e com o quê criar uma iluminação criativa e eficaz. A sua leitura depende da curiosidade ou necessidade de quem queira saber como iluminar uma figura ou um espectáculo musical.
 

Iluminação Econômica – Cálculo e Avaliação – Gilberto Correa da Costa – Editora EDIPUCRS

“Iluminação Econômica – Cálculo e Avaliação”, do engenheiro eletricista e especialista em Iluminação, Gilberto José Corrêa da Costa, já está disponível em sua quarta edição. O livro tem caráter didático e aborda temas de relevância na área de iluminação. O autor apresenta um abrangente conteúdo sob a perspectiva de como utilizar a energia elétrica de forma racional e eficiente, evidenciando temas como teoria da iluminação; legislação; processo visual e radiação; luz e cor; definição, influência e reprodução de cor; aspectos arquitetônicos e funcionais à conservação de energia. 

Fundamentos da Eficiência Energética – Andre R. Quinteros Panesi

O fenômeno da energia sempre foi para a humanidade objeto de curiosidade e interesse partindo desde a criação do universo e chegando aos dias de hoje, representa praticamente a sobrevivência da civilização moderna. Não dá para imaginar uma sociedade desenvolvida que não possua recursos energéticos suficientes para suprir as necessidades básicas coletivas de uma nação.
O livro é resultado de vários anos de experiência industrial do autor na área de engenharia térmica e de projetos mecânicos além do ensino profissionalizante em escolas particulares e públicas em diversas disciplinas específicas como física, termodinâmica, mecânica dos fluidos, penumática, mecânica técnica, desenho assistido por computador e planejamento industrial.
Prefácio do engenheiro e diretor da Escola SENAI “Frederico Jacob” Professor Norton Pereira. 

A História da Iluminação Artificial – Natale Bonali

Neste ensaio, de 176 páginas, Natale Bonali, resume de forma ordenada e abrangente, a multimilenar história da iluminação artificial.

Para apresentar a evolução da iluminação artificial, a narrativa firma-se em pesquisas diretas, estudos arqueológicos, relatos da bíblia, informes históricos e notícias casuais extraídas de fontes não específicas. Conta ainda com a descrição de como a energia elétrica subverteu de imediato todos os fatores, que impulsionaram o progresso, que mudaram os hábitos da humanidade e que, no campo da iluminação artificial, libertou os homens da eterna servidão ao funcionamento de precários aparelhos alimentados por combustíveis sólidos e líquidos.

A obra destaca-se por duas singularidades: a primeira relativa aos peculiares modos de utilização da luz artificial e a segunda pelo particular prestígio conferido, ao longo do tempo, ao aparelho de iluminação.

Caderno de Iluminação> Arte e Ciência – Jamile Tormann – Editora Música e Tecnologia

Lançado recentemente pela Música e Tecnologia Editora, o livro “Caderno de Iluminação: Arte e Ciência”, de autoria da lighting designer Jamile Tormann, traz em textos e ilustrações um apanhado de sobre o mundo da iluminação cênica. A obra, que explora questões técnicas e estéticas, pode ser utilizada como instrumento didático para a formação e atualização de profissionais.
Entre os temas abordados estão: História da iluminação, natureza da luz, relação entre a luz e o olho humano, teoria das cores, eletricidade, equipamentos de iluminação, terminologias e conceitos e iluminação cênica. Além disso, a autora icluiu dicas dicas sobre como fazer um mapa de luz cênico e roteiro de operação.

2 comentários sobre “Lighting – bibliografia básica

  1. Rodrigo,
    Obrigado pelo contato.

    Os livros citados acima são os melhores na área de Lighting encontrados no Brasil com preços mais acessiveis e também encontrados mais facilmente nas livrarias e bibliotecas de universidades.

    Existem sim outros livros bem melhores e mais complexos mas são importados, em linguas como ingles, alemão e outras que já são bem dificeis de encontrar.

    Dê uma olhada no site do IALD, lá tem varias indicações de livros, artigos e outros materiais.

    Abraços

    LD&DA Paulo Oliveira

  2. Bom dia Paulo Oliveira, gostaria de agradece-lo pelo post pois acabei de me formar engenheiro eletricista e quero ingressar na area de lighting design, porem nao encontro informacoes tao facilmente. O senhor poderia me recomendar algum livro para me auxiliar em um projeto luminotecnico de um restaurante/casa noturna? Grato pela atencao, Rodrigo Maia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s