Softwares para LD

Existem hoje em dia uma variada gama de softwares específicos para o trabalho do Light Designer. Mas o profissional de LD também trabalha com alguns softwares comuns à outras áreas.

A base do projeto é toda desenvolvida no AutoCAD. Aqui é realizada a implantação, elevações, cortes técnicos, elétrica, enfim, toda a parte técnica necessária à implantação correta do projeto.

Já a representação 3D pode ser realizada com softwares como 3DMax ou ainda com alguns dos específicos para iluminação.

Nos softwares específicos temos vários modelos que são distribuídos nas seguintes categorias:

1 – projetos luminotécnicos – arquitetural e cênico
2 – calculadoras
3 – design de produtos – os já conhecidos.

A seguir, alguns exemplos de softwares para vocês:

LabLux

Profissionais de teatro, dança, fotografia, cinema e TV são formados anualmente em dezenas de escolas espalhadas por todo o país. Além da arte em que se envolvem, esses profissionais têm algo mais em comum: o palco. E palcos precisam ser iluminados.

Embora os próprios profissionais de iluminação gostem de dizer que seu trabalho tem muito de arte, eles estão certos de que, como os próprios artistas, eles precisam também de muito técnica.

Técnica que era difícil de ser ensinada e transmitida até bem pouco tempo atrás no Brasil, simplesmente porque os profissionais de iluminação não possuíam uma linguagem padronizada para montar seus projetos – cada um fazia seus desenhos e planilhas à sua maneira, o que dificultava muito a vida dos técnicos que deviam efetivamente montar a cenografia.

Foi partindo desta constatação que o pesquisador Valmir Perez, da Unicamp, decidiu desenvolver um programa cujo principal objetivo é facilitar a compreensão dos processos de execução do desenho de iluminação de palco e de captação de imagem.

O programa é de código aberto, de distribuição gratuita , e oferece também ferramentas para o desenho de plantas de movimentação de atores e de posicionamento dos cenários e adereços.

O LabLux é útil não apenas para profissionais de iluminação, lighting designers, fotógrafos e produtores, mas também pode ser utilizado por professores de iluminação em sala de aula, já que a ferramenta oferece a possibilidade de, através do passo a passo, contribuir para a compreensão do processo de desenvolvimento de um projeto de iluminação cênica em todos os seus detalhes.

DIALux 4.2

O software para cálculo luminotécnico DIALux foi atualizado para a versão 4.2, agora conta com interface mais fácil de importação de arquivo DWG, v. poderá agora também manusear o seu projeto em perspectiva e criar vídeos em formato AVI do projeto.

O programa é gratuito e pode ser feito o download clicando aqui (http://www.dial.de/download/dialux/download/4.2.0.2/DIALuxSetup4202.exe).

Se você não conhecia o programa, veja todas as funções que ele oferece desde os cálculos simples até os mais avançados cálculos, como luz natural e programação de iluminação. Outra grande vantagem é a biblioteca de curvas de luminárias de fabricantes.
Relux Professional 2007 – Cálculo rápido (Easylux)

O Relux Professional 2007 traz uma ferramenta para cálculo luminotécnico rápido, na qual é possível obter o resultado do cálculo com a distribuição das luminárias, seja ela configurada por iluminância a ser atingida ou por quantidade de luminárias no ambiente, tudo de uma forma muito prática.

Chamada Easylux esta ferramenta é muito útil para o dia-a-dia na comparação entre modelos de luminárias a serem aplicadas no ambiente, e é acessível através da tela inicial do programa, botão Relux Express >>> Interior ou através do menu Luminaires >>> Easylux…  A única limitação é a de não poder trabalhar com dois modelos por ambiente, o que fora do cálculo rápido o Relux faz normalmente.

O Relux Professional 2007 pode ser baixado gratuitamente no site do desenvolvedor www.relux.ch basta apenas um cadastro.

AGi32

Sem sombra de dúvida o melhor de todos os softwares para iluminação.

Seu preço é meio salgado – em torno de 1.200 dólares – mas os resultados são perfeitos.

Com interface de fácil compreensão, importa arquivos DWG facilitando o trabalho nos projetos que necessitam de vários softwares.
CalcuLux

Desenvolvido pela Philips, este software tem duas versões: Road e Área.

São na verdade, calculadoras específicas para auxiliar na hora dos projetos luminotécnicos.

*Este texto faz parte de minha apostila de LD.

About these ads

Sobre LD Paulo Oliveira

Designer de Interiores Light Designer Professor Questionador Analítico Crítico.

5 thoughts on “Softwares para LD

  1. Caro Paulo Oliveira,

    A LEUKOM é a representante exclusiva do AGi32 no Brasil. Há muito mais a falar sobre ele.
    Se desejar mais detalhes sobre o software entre em contato.

    Saudações
    Jose Luiz Pimenta
    LEUKOM Sistemas Informatizados para Iluminação Ltda.

  2. Oi Paulo, será que pode me ajudar?
    Estou tentando instalar o calculux mas durante a instalação depois de selecionar o idioma (que não tem portugues nem ingles) ele diz: “internal setup error detected:the correct languages files are not found in the instalation folder”
    E eu não mudei o local de nenhum arquivo…
    tentei tirar a duvida no site da philips mas o link nao está habilitado.
    Preciso entregar um projeto com campo de futebol pra ontem…!!! O Dialux é muito difícil, o lumisoft e softlux, nao fazem pra ambientes externos (?)
    obrigada

    • Carla,
      quando “dá pau” nos softwares mando meu pc/note para meu técnico resolver pois entendo tanto quanto você dessa parte de instalação rsrsrsr
      Você já tentou o Relux?
      abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s