Desenho e detalhamento de móveis

 

Uma das maiores dificuldades e que também muito tempo na hora de projetar, além de gerar muitos problemas na execução de um projeto são os móveis à serem confeccionados especificamente para o ambiente.

O principal problema ou falha – para o projetista – está no desenho e detalhamento.

Muitos profissionais não levam em consideração ou não dão a devida importância à parte de detalhamentos. E é esta parte do projeto que irá concretizar e enfatizar a qualidade do mesmo. É esta parte que fará a diferença no resultado final.

É comum vermos profissionais entregando esboços, croquis ou até mesmo projetos bastante falhos, com falta de informações aos marceneiros e montadores. Muitos entregam pranchas com elevações, cortes e uma perspectiva básica. Tudo devidamente cotado. E apenas isso.

Porém, para que o projeto seja confeccionado devidamente e com qualidade, outros detalhes devem ser mostrados no projeto: outras formas de expressão, detalhamentos minuciosos, para garantir que tudo saia exatamente como imaginado, criado e planejado.

Detalhes ergonômicos devem ser tratados com o devido cuidado e atenção.

Primeiro temos de ter consciência de que será preciso fazer um desenho detalhado de todas as peças que comporão o produto final. Estes desenhos tem de ser cotados, com cortes e vistas. Não basta apenas as elevações e cortes gerais do produto final. Sem isso podem ocorrer erros crassos na execução.

Devemos também mostrar detalhes pertinentes ao funcionamento e manuseio do produto. Isso é fundamental para quem está confeccionando o seu produto. E também para o cliente conseguir visualizaro que terá em mãos posteriormente.

Além da perspectiva manual, faz-se necessário hoje em dia o uso das perspecticas em 3D que facilitarão a visualização do produto final por quem a estará confeccionando.

Devemos também não nos esquecer das perspectivas explodidas. Estas devem ser bastante claras para que o executor possa visualizar e entender perfeitamente como deverá ser feita a montagem, onde entra e encaixa-se cada elemento. Na imagem acima – cadeira de Mauricio Azeredo – não há uso de ferragens. São apenas encaixes. Porém, quando existem parafusos e outros metais e ateriais, estes devem fazer parte da perspectiva explodida.

Quando trabalhamos com juntas, as mesmas devem ser milimetricamente detalhadas para que não haja erro na execução.

Outro detalhe importante, são as ferragens (parafusos, dobradiças, soldas, etc) que devem ser facilmente visualizados no desenho, a sua locação e, por vezes, forma de colocação/aplicação. Estes itens, além de detalhados nos desenhos, devem fazer constar em um memorial descritivo.

Creio que com estas dicas rápidas eu consiga contribuir um pouco mais com o seu trabalho. Lembro que este tipo de detalhamento não se faz necessário apenas em projetos de móveis, mas sim de qualquer outro produto ou equipamento desenvolvido especificamente e também em gesso, projeto luminotécnico, hidráulico e outros que se fizerem presentes no projeto.

Bom trabalho!!!

About these ads

Sobre LD Paulo Oliveira

Designer de Interiores Light Designer Professor Questionador Analítico Crítico.

29 comentários sobre “Desenho e detalhamento de móveis

    • madson e william, a melhor dica é fazer um curso específico de detalhamento de móveis, senac ou escolas de design por exemplo, pois apesar de não ser complicado é bastante trabalhoso e deve ser muito bem resolvido como já orientou o paulo. abçs, cristina.

    • Como bem colocou a Cristina, os cursos são a melhor opção. Além do SENAC, tem algumas unidades do SENAI que oferecem excelentes cursos na área.

  1. Meu nome é Marlene Tavares Dutra, e esposa de marcineiro. Por falta de recursos meu esposo sem ter u m capital de giro, veio a falência da empresa. Gostaria de saber se posso contar com a colaboração de voces para estar me ensinado fazer desenhos de móveis no computador para estar ajudando meu esposa que luta com dificuldade. Se for possível desde já agradeço. Meu esposo é um exelente profissional

    • Poxa Marlene, que chato ler isso. Mas infelizmente são coisas que acabamos tendo de passar e aprender alguma coisa.
      No caso de vocês eu indico um outro caminho, diferente do que você está tentando trilhar – e que provavelmente levará a um novo erro:
      Pocure aí na sua cidade e região alguma faculdade que ofereça cursos de Design – especialmente produtos, móveis e interiores – e proponha uma parceria. Muitas já possuem escritórios modelos que servem para auxiliar tanto os futuros profissionais quanto à comunidade nos assuntos relativos ao Design.
      No caso de vocês, algumas saídas nesse sentido seriam:
      - disponibilizar a marcenaria para a universidade/alunos/professores. Isso não quer dizer deixar de graça mas sim, colocar à disposição mais este espaço para o desenvolvimento dos produtos por eles criados. Assim vocês terão trabalho que será obviamente remunerado.
      - buscar parcerias através da universidade com profissionais e acadêmicos: eles criam e vocês desenvolvem. Assim, certamente vocês irão aprender cada dia mais sobre os processos corretos de fabricação de móveis.
      - além de buscar parcerias com profissionais da área de Design que carecem de profissionais (como seu marido que você diz ser um excelente profissional) para o desenvolvimento de seus produtos.
      Creio que este seja o caminho mais correto a ser tomado por vocês. Já que está disposta a ajudar seu marido – na verdade à sua familia – faça da maneira correta ok?
      Além disso, quem sabe a universidade não acabe oferecendo a você uma bolsa de estudos par que você venha a ter uma formação adequada? Eu ainda acredito no lado bom das pessoas e empresários.
      abs e sucesso!

  2. Gostaria de desenhar uma cama não tão alta como beliche mais parecido para que em baixo eu faça uma mesa de estudo e computador para minha filha? gostei do que vi mais como fazer o desenho?

  3. Gostaria de saber o endereço de alguma escola que ensine a fazer projeto de móveis por computador, eu já fiz a 13 anos atrás um curso de desenho de móveis, faço os projetos na prancheta e quero sair da idade da pedra, mas não sei onde achar esses cursos. Fiz um curso também de autcad, mas não incluía móveis, ai não adiantou nada, só joguei dinheiro fora. Por favor me ajudem quero agilizar meu tempo e poder elaborar o projeto na hora para o cliente, afinal trablho com meu marido que é marceneiro.
    Obrigada,

    Adenilde.

  4. adorei ese site ajuda um monte quem procura ajuda nece ramo de moveis, tambem trabalho com moveis algum tempo e tenhos algumas ideias para a fabrica onde trabalho, tenhos ideias para moveis sob medida e vi que voces poderam me ajudar bastante nao so amim como tambem quem pretende começar com esse trabalho valeu mesmo e vou sempre estar ligado em voces, muito obrigado

  5. Prezado Paulo,

    Trabalho em um associação de Eng, Arq e Agron gostaría de saber
    se você da cursos de Desenho e Detalhamento de imóveis?

    Atenciosamente,

    Rafaela Lima

  6. me chamo thiago tenho, 21anos tenho uma marcenaria estou empreendendo e quero evoluir meu trabalho. vou comessar com artesanato mas quero fazer um
    curso de desenho de móves queria uma dica de como comessar a desenvouver meu trabalho criaçao de móves…brigado

    • Thiago, comece por um bom curso de desenho e detalhamento de móveis porém, apenas este não será suficiente para a sua formação. Terá de buscar mais elementos acadêmicos que o tornem realmente um empreendedor.
      abs e sucesso

  7. Muito bacana a matéria…

    Acredito que se dá pouco foco nessa área pelo menos aqui na minha região… O Design de Móveis ou Design Moveleiro.. o que acontece que profissionais de Design de Produto, Industrial, ou arquitetos, acabam se especializam nessa área.. não vi ainda nenhuma uma instituição que tenha um curso focado, um tecnólogo por ex. que faz com que o acadêmico estude e que o foco seja ainda maior e mais prático…

    • Gustavo,
      procure pelo SENAI que eles sempre oferecem cursos de móveis. Se nao me engano tem cursos online, à distância, e eles tem uns livros ótimos sobre o assunto.
      abs
      ;-)

  8. Caro Paulo, os croquis de móveis meus, apresentados aqui, são meramente para a construção conceitual dos objetos, para minha compreensão e, para isso, em razão de longa experiência, são suficientes. Para a execução, logicamente, há um minucioso detalhamento, inclusive com a definição dos cortes mais adequados das madeiras a serem utilizadas. Um abraço, Maurício Azeredo

    • Grande Mauricio, é uma honra tê-lo aqui em meu blog!!!
      Quando eu estava fazendo o meu curso entrei em contato contigo pois precisava de dados sobre você e seu trabalho para apresentar um trabalho da faculdade e você prontamente me enviou dois CDs repletos de imagens, entrevistas, etc.
      Estes croquis eu tirei desse material. Sei que ainda não é a perfeição (linguagem industrial) tratando-se de desenho e detalhamento, mas já mostra claramente que em muitas universidades o que andam ensinando “como se fosse essa disciplina”, na verdade é um nada perto do básico que deveria ser.
      Se puder me enviar algo completo terei o maior prazer em publicar para que os Designers tomem ciência do que é realmente um desenho e detalhamento de móveis.
      abraços e um 2013 iluminadíssimo pra você!!!
      ;-)

  9. oi adorei o seu blog, vi nos comentários que há muitas duvidas no quesito desenhos de móveis, eu estou passando pela mesma dificuldade, gostaria de dicas qual o melhor curso que irá atender as minhas necessidades, pois o meu marido é marceneiro também e sempre aparece cliente que precisa de móvel projetado, temos usado o Google sketchup mas não é muito prático demora-se muito para criar com esse programa quando na realidade precisamos de agilidade. Parabéns pelo blog e pela atenção que você dispõe a todos. desde já agradeço a atenção.

    • Adriana, não entendi direito pois você começa falando sobre curso e termina falando sobre software.

      Então como seu ênfase foi no ultimo, procure o VDMax Marcenaria, é um software muito bom para projetos nessa área.

      abraços

  10. Oi Paulo, tudo bem?!
    Estou com muita dúvida de qual curso devo fazer.Quero me profissionalizar na área de designer de móveis, mas não sei por onde começar.Na região onde moro,o mercado moveleiro cresceu muito, com o surgimento de muitas fábricas.Esse mercado de trabalho me parece ser muito promissor, com ótimos salários.Sou desenhista,e trabalho como designer de estampas em uma confecção. Mas não estou satisfeita e quero mudar de profissão.Para uma pessoa leiga como eu, que não faz ideia de como se faz um projeto de um móvel, tipo, teria que começar do zero, qual curso devo fazer que atenda minhas expectativas de imediato?! Numa cidade vizinha, tem um curso do Senai, se pudesse faria esse, mas a indisponibilidade de transporte me impede. Então estou pensando em fazer um curso online. Será que esses cursos da internet são mesmo válidos?!!
    Obrigada,
    Cristiane.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s