459 comentários sobre “Design de Interiores – Cursos

  1. Olá, aqui no RS, há uns dois anos, a Universidade Feevale também tem o curso de design de interiores. Estou fazendo lá, é muito bom, infraestrutura e professores ótimos, recomendo.

  2. Adorei o site,estava na duvida de onde cursar e lendo todas essas informações fiquei mais confiante ao tomar minha decisão. Obrigada!

  3. Olá Paulo tudo bem,quero parabeniza-lo pelo seu blog,adorei toda a matéria relacionado a Desinger de Interiores pois me tirou várias dúvidas,sou de São Paulo Capital e na Faculdade FMU também tem o curso de Designer de Interiores. Obrigada pela ajuda. Beijo. Vanessa

  4. Olá vi que respondeu a uma moça sobre o curso de design de interiores a distancia não é recomendável, mas pra mim que queria muito fazê-lo esta seria o único modo, vi outras instituições além do IBDI como eu já havia pesquisado então gostaria de saber se você sabe me informar algo sobre a Escola Educacional Técnica SATC!!! obrigada

  5. Olá Paulo,
    Terminei o EM ano passado e interesso-me pelo curso de D.I. Porém, tenho interesse na faculdade de A&U após o término do curso.
    Estou em dúvida se faço o curso técnico de DI pelo pronatec na instituição de ”Ensino Unisociesc” por 2(dois) anos ou se faço um EAD de 1(um) ano.
    Meu pai é empresário e tem uma marcenaria, planeja móveis, espaços, etc… Acredito que o curso me daria uma grande ”base” sobre o que/qual faculdade cursar no futuro.

    Obrigado pela atenção.

    Att. Carlos Eduardo >
    kadueduardo13@gmail.com

  6. Ola Paulo, adoro suas matérias, leio e releio para entender mais sobre D.I!
    Aqui no interior de sp tem a Arquitec e Pro-Arte!
    gostaria de saber seu conceito?mto obrigada!

  7. Olá Paulo, moro na região dos lagos do estado do RJ, na cidade de Macaé e tenho procurado bastante por um curso de design de interiores. Estou realmente com dificuldades de informação.
    Tenho muito interesse pelo curso, mas não tenho graduação na área ainda. Identifico aptidão para área, produzo telas, facilidade para artes e fazemos diversas alterações e obras em casa, sempre seguindo o ritmo das tendências das revistas da área. buscando estar antenada com a área.
    Algumas notas chegaram até mim de que o curso de graduação da Universidade Estácio de Sá é muito bom, mas somente na cidade do RJ. Identifiquei a possibilidade de pós-graduação em design de interiores na Universidade Estácio de Sá.
    Você tem algum informação de cursos em cidades próximas a Macae? você indicaria este curso de pós graduação da Universidade Estácio de Sá?
    obrigado!

  8. Paulo, obrigada pelas excelentes informações. Estou a procura de um curso em Brasília, mas estou com receio quanto a qualidade. Gostaria da sua opniao sobre a matriz curricular de Design de Interiores da UDF e do UNICEUB.

  9. Olá Paulo! Tudo bem?

    Depois que fiz o meu desabafo há uns 3 anos atrás a respeito da grade da FMU, recebi vários e-mails desesperados! Rsrs! O curso acabou em dezembro de 2011 e infelizmente, por incompetência, preguiça, má vontade, chame do que for, não finalizei o curso por UMA DP! Lamentável…

    Bom, hoje estou com 22 anos e nesse meio tempo me mudei para campinas, casei e hoje estou trabalhando com projeto e vendas na loja de móveis Florense. Estou realizada, mas meus planos não acabaram por aqui! ;D

    A respeito do final do curso de Design de Interiores na FMU – Santa Cruz Noturno, não tenho muito a comentar, pois se fosse algo relevante eu me lembraria bem, né?!

    Resumindo, se eu tivesse a oportunidade teria feito todo o curso no período da manhã, na Vila Mariana. Além de ter mais tempo para os estudos (não estaria trabalhando) e é evidente o interesse maior por parte dos professores de ensinar. Têm o metrô ao lado do campus e o ambiente têm um astral muito melhor…

    Conselhos:
    1º Enquanto você estiver em dia com o Financeiro, não faltar em excesso e não inventar de mudar de campus, etc, você terá um curso tranquilo e sem dores de cabeça. Caso contrário, você dará chance para erros grotescos por parte da Secretaria e Financeiro!
    2º Outra coisa importantíssima é, nunca nunca nunca deixe para fazer os pagamentos (matrícula, rematrícula e mensalidades) nos últimos dias. Você irá esperar por umas 3 horas numa fila que dá a volta no campus inteiro (embaixo de chuva, sol, o que for) e sem poder se sentar na SAGRADA ESCADA DA REITORIA. Se tiver chance, pague o boleto que é disponibilizado no Aluno Online alguns dias antes do vencimento!
    3º: Confira suas faltas, o “sistema” da FMU erra muito nos lançamentos.
    4º: Sempre que sua orelha esquentar, antes de sair de casa ligue para a Secretaria para saber se realmente vai haver aula. Os professores costumam faltar bastante…
    5º Não fique de DP. Não dá para ter todo o conteúdo da matéria em 50 min de aula por semana.

    Espero ter colaborado mais um pouquinho!

    Abs, Paula Alaby.

  10. Oi Paulo! Parabens pelo site as opiniões são de extrema utilidade, me inscrevi em Arquitetura e na mesma semana mudei para DI, só iria fazer arquitetura para ter autorização para quebrar rs. Bom a minha dúvida é a seguinte: por questões financeiras optei pela UNIP chacara santo António, sei que tem outra em Alphaville que dizem ser a melhor na área da UNIP, bom quais suas opiniões a respeito do curso de DI na UNIP? Aguardo resposta! Muito obrigada!dizem que é meia boca, as não dá para fazer Belas Artes é realmente cara! Outra pergunta: posso fazer uma pós que me autorize a demolir e construir auxiliando melhorar ambientes somente?

  11. Olá Paulo, como vai?
    Estou querendo fazer D.I, obviamente queria Belas Artes mas não consigo pagar. Qual escola em SP, vc me indicaria? Pensei na panamericana mas estou em duvida. Eles colocam como formação mas não entendi direito. O que vc me aconselha. Se for outra instituição , qual me indicaria? Muito obrigada

  12. Oxe!!! E Design de Interiores da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, não esta inclusa na lista da Bahia por que Paulo?

  13. Olá, Paulo, parabéns pelo site. As informações são valiosas assim como os debates. Percebi que você tem o maior cuidado e carinho de responder cada dúvida de seus leitores. Parabéns!
    Sou recém formada em Direito e moro em Belo Horizonte, mas já decidi que não quero trabalhar na área. Há um tempo sonho com o curso de DI porque desde criança sou apaixonada por decoração e levo jeito. rsrs.
    Trabalhei durante 6 meses como vendedora de uma linda loja feminina aqui em BH, mas, acabei ficando praticamente responsável pela parte de organização e decoração da loja, porque amava fazer esse trabalho e minhas superiores também gostavam muito. Vou começar, finalmente, o curso de DI agora em Agosto, só gostaria de saber se você tem conhecimento se o curso tecnológico da faculdade INAP é bom. Porque o técnico é muito famoso e tem muita referência na área.
    aguardo sua resposta,
    Aline.

  14. Olá Paulo, tudo bem ? Primeiramente parabéns pelo blog e por sua atenção em responder todas as dúvidas, o que já me esclareceu bastante algumas ideias ! Eu gostaria de perguntar sobre o curso em Riberao Preto da faculdade Barão de Mauá, sei que você não possui muito conhecimento sobre essa faculdade, mas já conheceu algum profissional formado lá, ou ja ouviu criticas sobre o curso de design de interiores ?
    Gostaria de saber também se quem faz design de interiores ao invés de arquitetura tem uma área de trabalho mais reduzida ?
    Obrigada desde já !

  15. Ola,

    quero fazer design de interiores, porém tenho algumas dúvidas em relacao a quais instituições escolar, ouvi falar muito bem da Escola Panamericana de Artes, o que voce sabe sobre ela? É realmente boa?

    Obrigado.

    • Fabricio, a Panamericana oferece curso de nível técnico (ensino médio) e não superior.
      Pela at8ual conjuntura do mercado e o processo de regulamentação em trâmite, aconselho optar por um curso de nível superior.
      abs

  16. Paulo, parabéns pelo blog…
    Estou no 3º semestre de DI, e me mudei recentemente para Porto Alegre, e ainda não encontrei nenhuma instituição para dar sequencia ao curso, a não ser em outras cidades.
    É de seu conhecimento algu,a faculdade em POA?
    Grata

  17. Paulo primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo seu blog, foi o melhor que encontrei na web. Sempre gostei da área de DI, vendo seu trabalho aqui me empolguei ainda mais e já pesquisei escolas na minha região (São Paulo).
    Trabalho na aérea da educação logo minha disponibilidade de tempo é um pouco restrita. Procurei por algumas escolas: Panamericana, ABRA e Arquitec as duas ultimas se trata de curso técnico, já a Panamericana se trata de um curso de Formação o que não ficou bem claro para mim. Sei na região a Panamericana é muito conceituada, logo você me recomendaria cursar a Panamericana se tratando de um curso de Formação em detrimento as escolas que oferece o curso na modalidade técnica. Desde já te agradeço pela atenção.

  18. Ola Paulo!
    Muito bom o seu blog. Estou em dúvida entre um curso de graduação na Anhembi Morumbi e o curso técnico da Panamericana. Se eu fizer Panamericana e um curso de graduação em Marketing, posso fazer a pós graduação na IED? Obrigada antecipadamente.

  19. Paulo, depois de muito procurar assuntos relacionados ao Design de Interiores, encontrei seu blog, um dos melhores lugares (senão o melhor) que encontrei para entender como funciona a profissão, muito obrigada por direcionar um pouco de seu tempo para nos ajudar a entender melhor, já que no Brasil, infelizmente, não temos grande acesso a informações sobre tal assunto.
    Cursei por algum tempo Arquitetura e Urbanismo, por falta de informação achei que neste curso encontraria um pouco do Design de Interiores, que é a minha paixão. Gostaria de saber se existe no Brasil, alguma faculdade federal/publica que disponibilize esse curso, e caso não exista, também gostaria de pedir alguma indicação de faculdade aqui na região sul, entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pois quero fazer um bom curso.

    Desde já, agradeço pelas informação, e pelo seu tempo.

  20. Moro no interior da Bahia! Gosaria d saber qual é o melhor curso d designer de interiores a distancia q posso fazer ,si possivel o mais perto d mim,para faciclitar as aulas presenciais si requeridas!! Bgd

    • Manu,

      não indico nenhum curso à distância nesta área por realmente não acreditar na eficiência dos mesmos na formação complexa do profissional de Design de Interiores/Ambientes.

      abs

  21. Quais são as funções básicas para entrar no curso ?
    Necessariamente tem que saber desenhar ?
    Qual a duração do curso ?
    Tem algum curso em santa catarina que possa indicar ?
    Obrigado , o blog é muito bom , parabéns !!!

  22. Olá Paulo!
    Quero fazer Design de Interiores, mas estou na dúvida: Técnico em Design de Interiores no SENAC SP ou Curso Superior Técnologo em Design de Interiores na UNIP em SP.
    Na verdade, gostaria de fazer o superior na FIAM FAAM, porém no início do ano terá apenas turma no período da manhã, e para mim não dá.
    Já li em seu blog que o superior é a melhor opção. Mas entre o técnico no SENAC e superior na UNIP… Qual a melhor escolhar?
    Se eu optar pelo técnico, qual curso superior faço na área depois? Arquitetura?

    Adorei o blog! Me respondeu muitas dúvidas.

    Obrigada.

  23. olá Paulo.. estou em dúvida entre duas universidades para cursar design de interiores.. Uma é a Universidade Positivo e a outra Universidade Tuiuti.. Qual na sua opinião seria a melhor?

  24. Olá, boa noite, achei o seu site muito informativo e gostaria de te perguntar se o curso do ES é um bacharel ou se é só um curso tecnico prolongado (visto que dura 3,5 anos e não 4). Obrigada.

  25. Oi Paulo, tudo bom?
    Vi que este seu tópico, além de o único realmente informativo que achei pela internet, deu pano para a manga!
    Mesmo lendo todos os comentários referente à dúvida que tenho resolvi fazer eu mesma a pergunta, para o caso de você ter mudado sua visão ou algo assim!

    Sou de Curitiba e quero fazer um tecnólogo em design de interiores.
    Infelizmente agora na metade do ano a Uniandrade, recomendada por você acima, diversas vezes, não tem inscrições para este curso, me deixando com as opções da Universidade Positivo, Universidade Tuiuti e UniCuritiba.

    Eu dei uma estudada nas informações de cada um dos cursos, mas não consigo me decidir. Sou ex-aluna de Design de Produto na Positivo e conheço as condições físicas e alguns dos professores que certamente são docentes em interiores também. Gosto muito da estrutura física da Universidade mas assim como você disse eu achei a matriz curricular do curso muito dispersa. Acredito que por ser um curso novo, acho que a primeira turma deve estar se formando no fim desse ano…
    A Curitiba, bem, sei que o foco da instituição não é o design e sim Direito, tenho medo de o curso ser meio às traças e a Tuiuti, faz alguns anos que ouvi diversos rumores sobre a qualidade de ensino lá estar muito ruim… então veja bem! Estou aqui caçando contatos e formas de saber opiniões sobre estes cursos!

    Se você souber ainda onde posso encontrar algum fórum, blog ou o que seja de alunos destes cursos eu agradeço imensamente!!

    Obrigada pela atenção e desculpa o texto quilométrico =D

  26. ola!!!
    meu nome é cintia…
    pretendo fazer um curso tecnico de desing de interiores.
    confeço que estou com um pouco de receio,pois não sou boa em desenhos,
    mais gosto da área ,e o fato de lidar diretamente,com a acessibilidade,de criar formas de aproveitar espaços isso me facina.
    Mais sei que o fato de não ser boa em desenhos pode ser um empecilio pra mim.

    • Cintia,
      sempre indico para quem quer entrar na área procurar cursos livres de desenho antes de entrar no curso.
      No curso você irá ter aulas de desenho com várias técnicas, mas se já entrar dominando isso, terá tempo para estudar outros assuntos mkais “pesados”.
      Abraços.

  27. Olá,
    Estou estou cursando o 3 ano do ensino médio, e decidi fazer design de interiores. Eu gosto bastante da área, mas fico com receio sobre o campo de trabalho. Gostaria de saber de você, que é experiente na área, como anda hoje o mercado? E gostaria também de indicações sobre faculdades públicas que tenham o curso na região de São Paulo/Santos.
    Agradeço desde já!!

  28. Olá Paulo sou formada em engenharia elétrica e gostaria de migrar para a área de design de interiores, pretendo fazer um curso de pós graduação em light design, entendo que isso não seria o suficiente para migrar para esta área, qual o melhor caminho a seguir? Fazer outro curso de graduação em design? ou eu poderia complementar a minha deficiência com cursos técnicos? Gostaria da sua opinião. Obrigada

    • Adri,
      como você já vem da engenharia, será mais fácil para você lidar com os projetos arquitetônicos. Como você quer trabalhar com LD, seria interessante fazer um curso superior em Design de Interiores/Ambientes (certamente irá eliminar muitas disciplinas) e depois partir para uma especialização em LD.
      Assim terá uma formação mais sólida e profunda, o que irá te proporcionar maior segurança para atuar profissionalmente.
      abs e sucesso!!!
      ;-))

  29. Olá Paulo

    Sou formada em Gestão de Recursos Humanos, porém recentemente tenho me interessado bastante por DI, na verdade amo tudo ligado a decoração, reformas e cores. Gostaria de conhecer mais sobre a profissão, mas como estou no moment que que não poderia fazer nenhum investimento pensei em fazer um curso que é oferecido pela Etec – Centro de paulo de Souza é curso Técnico e gratuíto. Você acha que seria uma boa oportunidade para ver se é realmente o que eu gosto e podendo assim ser essa a minha porta de entrada para o mercado de trablho ne ssa área.
    Muito Obrigada
    Marília

  30. Boa noite..gostaria de receber orientações sobre o curso de design de interior. Sou dentista,moro em Bragança Paulista, mas estou iniciando um trabalho paralelo que é a construção de casas de médio e alto padrão…pensei em fazer um curso que me auxiliasse na construção de meus projetos..será que vale a pena fazer um curso técnico ou melhor um tecnológico (se é que tem diferença) .. pois graduação ficaria caro e com carga horária pesada ..já que me dedico á odontologia. pensei em curso à distancia no IBDI mas já vi que não concorda, pensei Na ARquitec em Campinas ou na Abra ou até senac..oque vc sugere..como devo começar? grata

    • Olá Maria,

      o melhor na sua condição é: abra uma empresa.
      Nesta empresa, contrate um engenheiro civil ou um arquiteto (para os projetos estruturais), um designer de interiores, um lighting designer e um paisagista.
      Você continuará na sua profissão sendo proprietária de de ume empreiteira ou construtora.
      Você terá amparo legal para desenvolver isso, desde que conte com profissionais sérios e que trabalhem em equipe.
      Isso me lembra a frase “cada um no seu quadrado”.
      Sobre as diferenças de curso, existe sim e bastante diferenças entre um curso técnico (nível médio) e um tecnológico (nível superior) à começar pela carga horária.
      abs

      • Boa noite, obrigada por dar a sua opinião..Mas acredito que conhecimento nunca é de mais e que nunca é tarde pra se aprender algo de novo e diferente..bom! esse é meu perfil..já fiz três especializações e um mestrado e tudo foi muito válido e aplico na minha vida..essa nova área talvez traga um novo incentivo pra minha vida sempre fui apaixonada por artes tb..acho que tenho necessidade de desenvolver o meu lado criativo..Falam que todo dentista é um pouco artista.rs.além do mais seria muito interessante ao contratar um serviço, entender um pouco do assunto! você fala mais de igual para igual. Mas foi muito interessante visitar sua página, me ajudou muito a esclarecer dúvidas e a entender um puco mais sobre um assunto tão novo e encantador para mim. vou deixar tb meu blog caso queira explorar um pouco o mundo da odontologia http://mraquelortoperio.blogspot.com.br/.um grande abraço

        • Maria,
          nem de longe a minha intenção foi tentar barra-la de entrar na área. Apenas coloquei um outro ponto de vista, uma outra possibilidade.
          Mas já que você tem essa disposição e energia mesmo depois de tanto estudo, mergulhe de cabeça!!!
          Faça então um tecnólogo em Design de Interiores/Ambientes ou escolha uma pós muito bem recomendada e de alta qualidade.
          Sobre odonto, parabéns pelo blog!!! Meu pai é colega seu, aposentado já, da antiga escola rsrsrs
          abs e sucesso!!!
          ;-)

  31. Oi…tudo bem?
    Adorei o blog muitooo bom mesmo,
    Quero muito fazer eesse curso de Designer,e acho que vou fazer na Unip aqui de Campinas… o q vc acha dessa faculdade?
    Vc me recomendaria?

    Obrigada

    • Jacqueline,
      Não conheço o curso da UNIP pessoalmente mas pela grade apresentada por eles deve ser sim um bom curso.
      abraços

  32. Paulo, trabalho como vendedora em uma loja de moveis e decorações,já faço projetos simples.Não tenho tempo disponivel para fazer uma faculdade de desing de interiores.vc me indica um técnico ?más teria que ser a distancia.pARABENS PELO BLOG.

  33. Oi Paulo, tenho 17 anos, e conclui meu ensino médio ano passado. Desde então, sempre procurei informações relacionadas a esse curso, que me indentifico muito bem. E no entanto, você me tirou várias dúvidas, e agradeço muito por isso. Mas, ainda fico com um certo medo, pelo fato de que minha mãe não seja muito a favor desse curso. Ela acha que pode ser uma perda de tempo, ou que isso não poderá me trazer uma boa renda, ela se interessa mais na parte de humanas. Só que eu não quero, e já explique pra ela que eu gosto de Design de Interiores, e vou mostrar pra ela esse seu blog, que com certeza, vai deixá-la mais confiante, como eu fiquei depois de ter lido. Mas eu não sei se você ainda está usando esse blog, não vi mais nenhum post aqui, e estou com medo de não ver o que estou falando.

    Eu queria encontrar uma pessoa assim, que tenha bastante entendimento no assunto, pra tirar minhas dúvidas, pois sou um pouco leiga nisso. Então, vou fazer umas perguntas, que ainda estão vagando pela minha cabeça, e pela da minha mãe também, lógico, rs. Bom, primeiramente, eu moro no Interior da Bahia, Valença. Você não deve saber, e estou procurando faculdades que tenham esse curso aqui pela região. E só encontrei a UFBA, UNIFACS e a UNIJORGE, todas em Salvador. E gostaria de saber se estas são graduação, porque pelo que eu entendi, pra mim o técnico não vai valer de nada, pois eu acabei de me formar e não tenho nenhuma esperiêcia nessa área.

    Gostaria de saber também, se enquanto eu estiver na faculdade, vou poder estagiar… (?). E mais uma coisa, quem mais procura vocês (profissionais nessa área)? São só essas madames como estão definidas nos comentários a cima? E pra mim, que não conheço o mercado de trabalho, enquanto não faço essa faculdade, posso fazer algum curso pra valorizar mais?

    Não sei se vou conseguir passar na federal, que certamente é a melhor opção, por isso gostaria de saber das particulares, e outras aqui pela Bahia, que a mensalidade esteja mais em conta.

    Se você puder me ajudar, desde já, eu agradeço. Espero sua resposta, e me desculpa por ter feito todas essas perguntas, eu só encontrei você para me ajudar. Vou deixar meu face aqui, se você quiser se comunicar por lá, se você achar mais fácil, enfim. http://www.facebook.com/profile.php?id=100002945074269

    Te peço encarecidamente que me ajude, estou sem rumo e não sei a quem mais eu posso recorrer. Um forte abraço.

    • Olá Alana,

      Bom, vamos por partes rsrsrs

      Primeiro, quem vai fazer o curso e atuar profissionalmente é você e não a sua mãe. Portanto, quem tem de gostar é você e não ela. O que pode estar acontecendo é que certamente ela está confundindo Design de Interiores com aqueles antigos cursinhos de decoração onde as madames aprendiam a “dar um tapa” na decoração de suas proprias casas. Porém, são coisa bem diferentes uma da outra!!!

      Os tres cursos que você citou são de nivel superior, tecnológicos. São considerados sim graduação. Curso técnico é de nivel médio, não confunda mais ok?

      Os estágios, depende da instituição. Algumas cobram e outras nao. Prefira aquelas que exigem o cumprimento do estágio na matriz curricular.

      Clientes tem de todos os niveis e classes sociais. Você poderá atender desde um milionário até uma familia de classe baixa. Tudo depende da sua colocação no mercado de trabalho e o reconhecimento alcançado. E uma excelente forma de inserção no mercado de trabalho é o estágio, onde você tem contato direto com clientes e fornecedores.

      Desejo sucesso a vc ok?
      abs

      ;-)

  34. Olá Paulo, é o seguinte, eu gostaria de saber se vale mesmo a pena fazer o curso de designer de interiores, no caso uma faculdade aqui em minha região.
    Eu andei procurando sobre o curso e eu realmente adorei, o problema fica na questão do mercado de trabalho sendo que eu ainda não tenho base.. e estou com medo de por exemplo me arrepender no final das contas! O que você tem para falar? Tudo é válido para mim neste caso.

    desde já, muito obrigada.

    • Gabriela,

      como ja respondi num outro comentario seu em outro post, omercado de trabalho está aí, para todas as profissões. Tudo vai depender do seu esforço e empenho pessoal para colocar-se no mercado.

      Uma excelente base é você estagiar enquanto faz seu curso.

      abs e sucesso

      ;-)

  35. olá…..sou de salvador e gostaria de saber qual a melhor faculdade para cursar designe de interiores? UNIFACS OU UNIGORGE? o que você achou da matriz curricular das duas??????? estou tb pensando em fazer UFBA, graduação……Agora me diz uma coisa na hora de procurar emprego, e o salario? qual a diferença da graduação e tecnologico? grata

    • Angelica,
      eu não conhecia este curso. Agradeço a indicação ;-)
      Achei a matriz curricular bastante interessante porém analiso o seguinte:
      – como entrar em disciplinas de projetos já no primeiro semestre sem ter as técnicas de desenho, cor, materiais, conhecimentos sobre arte, arquitetura e sua história e outros elementos que só são contemplados no decorrer do curso mas que são essenciais para o desenvolvimento de qualquer projeto?
      Creio que a parte de projetos comerciais poderia ser jogada mais para a frente e deixar o primeiro semestre (ao menos) mais livre para estes detalhes tão importantes num projeto.
      Mas no geral, é um bom curso pelo que se pode notar pela matriz curricular além de levar o nome da Metodista.
      abs

  36. Percebi que vc conhece bem a Federal de Goiás. Poderia me dizer mais sobre ela e se vale a pena sair de SP para cursar DI lá, já que não posso pagar por uma universidade aqui mesmo?

    • Milena,

      se você tem disponibilidade dessa mudança, não perca tempo. Afinal trata-se de uma IES pública (federal) e pela apresentação do curso, é muito bom!!!

      Além do mais, o curso é matutino, o que não te impede de fazer estágios ou trabalhar no restante do período.

      abs e sucesso!!!

  37. Olá, sou da grande São Paulo e pretendo seguir o curso de design de interiores porém ainda não posso afirmar a faculdade. Seria ótimo poder cursar a Belas Artes, IED ou FAAP mas aí entra em cena também o problema financeiro. Apesar de me identificar muito com o curso minha habilidade com desenhos é ainda “crua” foge um pouco do que o site propõe suponho mas você poderia indicar curso mais certos para o que preciso? Tenho em mente já que dentro do curso de DI existem aulas de desenho precisaria de um curso bem básico para poder ingressar certo?
    Espero que possa me ajudar.
    Beijos e obrigada

    • Olá Milena,
      sim, nos cursos de Interiores você terá aulas de desenho. Mas se você puder fazer algum curso livre de desenho para já ir desenvolvendo as técnicas, é bem melhor.
      abs e sucesso!!!

  38. Olá Paulo, estive olhando seu blog e agora tenho mais certeza ainda do que quero, porém não estou em condições de pagar uma faculdade no momento, então gostaria da sua opinião à respeito do Senac , pois estou tentando conseguir uma bolsa do curso técnico de lá, mais não conheço ninguém que estuda ou já estudou lá.
    Desde já agradeço.

    • Olá Laysa,
      já que está dispensando tempo para tentar cnseguir uma bolsa no curso técnico do SENAC, porque não direciona esse esforço para alguma faculdade? Tenho certeza que será bem melhor!
      abs

  39. Olá, moro na grande São Paulo e estou pesquisando algumas faculdades que ofereçam o curso de design de interiores, achei na unip alphaville só que é técnologo como você não sitou ela nas faculdades a cima gostaria de saber sua opinião sobre este curso ser técnologo e não um bacharelado, a matriz curricular,etc..
    E como esta faculdade tem um preço assecível comparado a outras que pesquisei fiquei bastanter interessada em estudar lá…será que vale a pena?
    Aguardo resposta bjsssss

    • Thaís,
      eu particularmente nao gostei da apresentação do curso pelos seguintes problemas encontrados no site:

      1 – Mercado de Trabalho – Órgãos públicos
      Como ainda não temos a profissão regulamentada, não podemos abrir empresa específica na área. E para trabalhar junto a órgãos públicos é necessário o CNPJ para participar das licitações de projetos.

      2 – Matriz Curricular
      Sem qualquer dado complementar sobre a carga horária das disciplinas bem como ementários. Muitas disciplinas “dispensáveis”.

      Eu, se fosse você, procuraria outra opção mais segura.

      abs e sucesso ;-))

  40. Paulo,
    Gostaria de saber qual instituição aqui de Curitiba, oferece o melhor curso de design de interiores.
    Estava pensando em fazer na UTP (Universidade Tuiuti do Paraná) ou na UNICURITIBA. Qual é melhor?
    Obrigada! =)

    • Carolina,
      A Tuiuti eu já conheço a anos. A Unicuritiba não conheço muito bem….
      Tente conversar com os alunos e coordenadores dos cursos – e tbm os egressos – para analisar melhor ok?
      abs

  41. Paulo,
    Gostaria de saber qual instituição de Curitiba você me indica para fazer o curso de design de interiores. Qual é o melhor? Estava pensando em fazer na UNICURITIBA.
    É bom lá?
    Obrigada. =)

  42. Olá Paulo estou no segundo ano na faculdade de direito, e vejo que não faço o que eu gosto, estou muito confusa =/, eu pretendo trancar minha faculdade e começar o curso de design de interiores no CESUMAR em maringá/PR que é de 2 anos e meio, é um bom curso? como esta o mercado de trabalho? Tenho medo de fazer design de interiores e não conseguir emprego depois. Mas é uma área que eu sempre tive interesse.

    Aguardo sua resposta :)
    Obg.

    • Taimara,
      o curso do Cesumar é muito bom. Procure o Toninho (coord do curso) e converse com ele. Tenho certeza que ele vai te atender muito bem, o cara é fera e super gente boa ;-)
      Sobre mercado, é só olhar na cidade a quantidade de novos empreendimentos. Maringá está crescendo muito nestes anos então, mercado tem sim ok?
      abs e sucesso ;-)

  43. Sr.Paulo,
    Formei-me em Ed.Artística (Lic.Curta), lecionei durante alguns anos, mas tive que parar. Agora, gostaria de me reciclar para voltar à ativa, ou seja, para o mercado de trabalho, só que não quero mais lecionar. Atualmente trabalho no ramo de Decoração de Festas, faço Artesanato em geral e achei interessante fazer o Curso Superior Tecnológo em Design. O Sr. acha uma boa escoha? Moro em Maceió/AL.
    Quais Faculdades têm esse curso?
    Adorei seu blog e os seus comentários precisos e esclarecedores.
    Aguardo sua resposta
    Obrigada.

    • Ui, “senhor” de novo??? ahahahha
      Já escrevi que o único “Senhor” que conheço está nos céus… rsrsrs
      Sim Fernanda. Como já tem formação em artes (desenhos e noções espaciais [volumetria] especialmente) creio que não terá dificuldades durante o curso.
      E, como trabalha com festas, tenho certeza que este curso só tem a acrescentar ao seu serviço.
      Se joga!!!
      abs e sucesso ;-))

  44. Oi, Paulo, bom dia!
    Sou formada em Jornalismo, e também em design de interiores pelo INAP em Belo Horizonte. Gostaria muito de fazer uma pós graduação em algum segmento do design de interiores. Cheguei a pensar em um curso sobre Feng Shui. Queria sua opinião. O que você acha? Existe instituições que ensinam sobre o Feng Shui? Você indicaria?

    Um grande abraço.

    • Flavia, se existe eu desconheço. Não creio que o feng shui seja algo tão complexo assim para justificar uma pós graduação específica.
      Sei que existem cursos livres por aí, mas como não sou muito ligados em esoterismos nem saberia te indicar algum.
      Dê uma fuçada em outros blogs que falam do assunto, certamente você encontrará algo ok?
      abs

  45. Discordo plenamente quando vc diz que curso à distância é coisa de preguiçoso, curso à distância, na verdade, é coisa de que deseja fazer um curso e não tem tempo, ou o local que mora não oferece oportunidade para estudar, ou então, quando a pessoa tem muita vontade de fazer um curso, mas não tem condições, pois os cursos sequenciais são mais caros.
    Acho q realmente vc tem que rever seus conceitos, antes de sair atingindo as pessoas com o seu mal humor e covardia.

    • Karla,
      quando eu quis fazer a faculdade de música, me mudei de Maringá para Curitiba. Passei fome, dormi em bancos de praça, lavei pratos, comi um pãozinho por dia até conseguir me estabilizar.
      Estudei pacas para passar num vestibular numa IES pública (FAP – Faculdade de Artes do Paraná) e passei em 1° lugar.
      Hoje não cola mais essa desculpa de cursos caros com tantos benefícios do governo e bolsas de estudo.
      Se você quer mesmo fazer algo, saia de seu comodismo e AJA, faça acontecer.
      Releia o post atentamente e – se possível despida de pedras – e entenda porque não sou favorável aos cursos à distância, principalmente nas áreas técnicas. Não veja apenas pelo lado dos transtornos que você terá de enfrentar num curso presencial (como os que citei que enfrentei) e sim pelo lado da qualificação real.
      Pelo visto, em matéria de conceitos, não sou eu que estou errado já que sou pesquisador e estudioso exatamente sobre a área.
      E, covarde, quem está sendo é vc que não tem coragem de sair de seu comodismo, de tirar a bunda da cadeira e correr atrás de seus sonhos, de torna-los realidade.
      No pain, no gain.
      Simples assim.
      Que tipo de profissional vc quer ser?
      Curso meia-boca, profissional meia boca.
      Repense seus conceitos, suas convicções e seus sonhos.

  46. Ola Paulo, estou fazendo o curso técnico de design de interiores na escola técnica Senador Ernesto Dorneles em Porto Alegre.
    Fiquei sabendo , que minha escola é a unica no RS que é reconhecida pelo CREA. As faculdades nao tem esse reconhecimento por que elas ensinam o mesmo conteúdo que o curso técnico.. Não tenho certeza disso, mas foi numa palestra de inicio do curso que uma professora falou. Algumas de minhas colegas trocaram da faculdade para o curso técnico. Ainda não me informei no CREA se esta informação é correta. Contudo, deixo o nome da minha escola para fazer parte de sua lista … um abraço

    • Olá Zuleica,
      O reconhecimento do curso pelo CREA não é vantagem alguma muito pelo contrário: eles impõem atribuições ridículas para os profissionais jogando 90% do que você aprendeu no curso no lixo pois não poderá trabalhar.
      Se aí eles reconhecem o curso, peça para a coordenadora retirar esse reconhecimento pois, como o CREA não aceita as verdadeiras atribuições de um designer de Interiores em sua plenitude, eles não tem qualquer poder ou direito de atrapalhar o nosso trabalho. Fiscalização do CREA? Pode mandar o fiscal catar coquinhos tranquilamente.
      Nesta lista coloco apenas cursos de nivel superior pois sou defensor da maior titulação.
      Valeu pela visita ;-))

      • Olá Paulo,

        li seu comentario e me decepcionei bastante pois nao acredito que quando terminar o curso nao poderei trabalhar no ramo no qual me especializei. Vc sabe alguma coisa a respeito deste curso (Escola Senador Ernesto Dorneles/Rs ) Como posso saber se estou fazendo um curso sério ? Onde me informo a respeito? Vc pode me ajudar ? Na sua opiniao , um curso tecnico nao tem valor no mercado? Se puder me ajudar ficarei grata e parabens pelo seu blog. Um abraço

        • Oi Zuleica,
          perdoa-me mas não foi nem de longe esta a minha intenção.
          Eu não disse que você não poderá atuar plenamente e sim que SE você associar-se ao CREA terá as suas atribuições reduzidas àquelas que impõem (desconhecendo completamente a amplitude da área e da nossa formação).
          Não conheço esta escola. Se o curso está funcionando é porque deve ter reconhecimento do MEC (que já é um grande passo), sinal positivo. Verifique isso junto à coordenação do curso. Porém sou defensor da maior titulação sempre pois essa mistureba de titulações só atrapalha o processo de regulamentação profissional tão necessário para nós.
          Em momento algum digo que um curso técnico não tem valor algum, pelo contrário. Tudo depende da consciência que a pessoa que escolheu esta modalidade tem sobre o “ate onde eu posso ir com este título”.
          Os cursos superiores (mesmo os de arquitetura) não formam plenamente o profissional o que os leva a cometer erros crassos. Os cursos técnicos também provocam estas falhas, especialmente por causa de sua baixa carga horária. Tem muita coisa que um profissional de curso superior pode fazer que os técnicos não podem. E olha que tem conteúdos e conhecimentos muito necessários para o dia a dia profissional.
          Mas não desista de seu curso. Leve-o a sério e procure exigir o máximo de seus professores. Sugue mesmo. Bote-os contra a parede e exprema-os até sair o último caldinho afinal eles estão ali para ensinar, compartilhar conhecimentos e não para esconder informações ou vê-los (vcs alunos) como futuros concorrentes no mercado, escondendo informações ou desinformando.
          Abração e sucesso!!!

  47. Oiii Paulo!!!
    Adorei conhecer este site.Tenho algumas dúvidas sobre bacharelado e tecnológo,qual é o melhor?Além de gostar o que é preciso,tem que saber desenhar bem ou durante o curso aprende?o que significa ABD e por que o DI ainda não tem registro?Gostaria de saber também qual a melhor univesidade no centro de São Paulo que é bem conceituada e com um bom valor na mensalidade? beijos e parabéns!!!!

    • Chrys,
      sempre a maior titulação (no caso, o bacharelado).
      Desenho aprende-se, mas se já souber ao menos um pouco ajuda muito durante o curso.
      ABD é a Associação Brasileira de Design de Interiores. Pouco ativa, toma ações corporativistas (beneficios reais apenas para a diretoria e entidade) e não ajuda muito no mercado real. Quem sabe um dia se torne uma entidade séria.
      Realmente o Design não é regulamentado ainda aqui no Brasil e, especialmente na área de Interiores/Ambientes, grande parte da culpa disso é da própria ABD que diz representar os profissionais. Se você vasculhar aqui em meu blog vai entender isso tudo.
      Sobre os cursos em Sampa, fica dificil te dizer quais as centrais pois conheço a cidade apenas superficialmente.
      Sobre valores, entre em contato com as universidades.
      abs

    • Ludmila,
      em Sampa o melhor curso é o da Belas Artes.
      Os outros não tenho como qualificar ou enumerar numa lista classificatória.
      abs

  48. olá paulo, quero saber o que vc acha do curso de pós graduação de Arquitetura de Interiores da Academy of Art University de San Francisco/Califórnia, obrigado Marian!

    • Marian,
      eu sinceramente não conheço este curso. Procuro focar minha atenção nos cursos oferecidos aqui pelo Brasil que são os que afetam diretamente o mercado de trabalho por aqui ok?
      abs

  49. Olá Paulo. Eu quero fazer desing de interiores na ULBRA em Canoas, então eu queria saber se vc consegue me responder quanto custa o curso e se é pago por mês ou por semestre, quanto tempo dura também. Eu ja procurei respostas para essas perguntas na web, porém, só me confundiu mais, espero que você possa me ajudar!

  50. Ola Paulo!

    Faco curso de design de interiores online aqui nos Estados Unidos, acho q quando vc disse “preguicosos” vc se equivocou. Pois o curso online pelo menos o q eu estou cursando eh bem dificil e exige muito estudo, quando alguem fala em curso online a primeira impressa eh q de que vai ser facil e nao eh assim pois vc n tem um instrutor com vc le explicando cada detalhe e isso torna-se mais dificil pois vc tem q buscar as informacoes por si proprio. Porq muitas vezes por mais q tenha student support 24hs demoram p responder sua pergunta. Portanto posso lhe afirmar que qualquer curso BOM online exige muito esforco!

    • Michelle,
      não tem como querer comparar algo relacionado à educação dos EUA com o que é oferecido aqui no Brasil.
      EUA é um país sério, o Brasil é o país mais “fake” que existe no planeta onde os espertos levam vantagem sobre os incautos.
      Já fiz cursos online no exterior e são muito diferentes dos oferecidos por aqui….
      A diferença é essa ok?

  51. Oi Paulo! Estou interessada em fazer um curso de design de interiores, mas quero fazer uma graduação. Já dei uma procurada e pelo que percebi, só o Belas Artes de SP é que tem esse curso a nível superior. Estou enganada? Se sim, gostaria de indicações suas. Parabéns pelo blog!!

  52. Oi Paulo ,meu nome é Fernanda. Queria sua opiniaõ.Sou formada em Artes Plásticas-Licenciatura,estou muito interessada em design de interiores,afastada do ramo a muito tempo,quero voltar ,será que um curso técnico já me ajudaria para entrar de novo na área de criação? estou morando em João Pessoa e tem um curso de 1200 horas no IAM-Instituto Aprender Mais,você já ouviu falar ?Poderia me auxiliar no que faço?

    • Fernanda,
      não creio que um curso técnico vá suprir as necessidades.
      Num curso superior, você conseguirá eliminar algumas disciplinas que já fez na licenciatura e o tempo de curso (caso opte pelo tecnólogo) é o mesmo de um técnico. Porém o valor “do canudo” é bem maior e o conhecimento adquirido idem.
      abraços

  53. Sugiro a todos acessar esse link:

    http://ridenoraraujo.blogspot.com/2011/03/quer-saber-o-que-e_22.html

    Nele o autor explica com detalhes as diferenças e/ou equivalências dos cursos superiores.

    – Curso superior não graduado
    Sequencial – Formação Específica e;
    Complementação de Estudo.

    – Curso superior graduado
    Graduação tecnológica;
    Graduação licenciada e;
    Graduação Bacharelada.

    “Com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96, a educação escolar brasileira não apresenta mais graduação curta, longas ou plena, cuja terminologia não deve mais ser empregada. O ensino superior possui apenas graduações, a saber, em três formas equivalentes: Licenciatura, Bacharelado e Graduação Tecnológica.”

    Boa leitura.

  54. Oi Paulo.
    Adorei seu blog. Esse post é muito esclarecedor. Parabéns pelo trabalho.
    Não pude deixar de reparar que esse post é de 2008. Por isso gostaria de saber o que você diz, hoje, sobre os cursos que citou acima. Acha que tem algum que se destaca? Atualmente, qual você indica (na região sudeste)?
    Você pode dizer algo sobre o curso técnico oferecido pela ETEC São Paulo?

    Desde já agradecida.
    Mariana

    • Mariana.
      o post é de 2008 mas o mantenho atualizado com certa frequencia acrescentando ou eliminando cursos.
      Não gosto muito de falar sobre cursos tecnicos pois creio que quanto maior a formação, melhor e também tem o detalhe que o tempo de duração dos cursos geralmente é o mesmo. Logo, se há tempo para um curso tecnico, há para um superior.
      Além do titulo com maior validade, a formação é mais ampla nos superiores ok?
      abs

  55. oi Paulo

    Sou de Ubatuba e goistaria de saber se a alguma Instituição mais proxima da minha cidade que você me indicaria.. eu trabalho com movéis planejados e quero me especializar

    • Olá Priscila,
      até onde eu sei, o mais próximo de você é o da Unisanta, em Santos. Não sei dizer se tem algum outro mais próximo por enquanto.
      abs

  56. Você fala: Claro que também tem os preguiçosos que buscam cursos à distância – que prefiro nem comentar mais sobre isto – ou aqueles cursos rápidos.

    E para que trabalha de 9h às 20h, o que você tem a dizer, que por causa do meu trabalho tenho que desistir de uma faculdade?

    Parabéns por suas palavras, muito úteis!

  57. então, quem faz curso a distância é preguiçoso?
    me diz um bom motivo pra isso. que eu saiba, presencialmente, ha bem mais folgados, pq tem a chance de “montar nas costas” do colega de turma.

    antes de falar, ñ generalize, pois eu sou aluno ead e só por ñ estar na sala, ñ quer dizer que levo na maciota. talvez pq eu tenha q trabalhar pra sustentar uma casa e minha família e ñ como muitos que estão no presencial, apenas pra ter um diploma.

    admiro seu blog, mas sua colocação no início, foi bem infeliz.
    att…

  58. Olá !
    Sou corretora de imóveis e
    gostaria de saber se especificamente temos que ter o dom de sermos desenhistas para fazermos o curso de design de interiores, a prova do vestibular UNIFACS aqui em Salvador será no dia 05 de junho e estou com essa dúvida, sou apta a vários dons, mais desenho não é o meu forte, a questão é o lançe da decoração em si, mais queria me aprofundar e não somente fazer o curso de decoração. o que me diz?

  59. Olá Paulo,
    Tudo bem? Antes de mais nada eu gostaria de agradecer por todas as informações preciosas que encontro no seu blog. Com certeza vc está ajudando mta gente a tomar as decisões corretas em relação a carreira de designer de interiores.
    Conforme já li em alguns posts seu, entendi que a formação superior normalmente é mais válida do que os cursos técnicos, no entanto, gostaria que me ajudasse a avaliar qual seria a melhor opção pra mim. Será possível? rsrs Por razões financeiras, eu não poderia cursar a Belas Artes ou a IED. O curso superior da FMU (fiam faam) possui uma mensalidade bem inferior, na faixa dos R$ 400 e a Anhembi Morumbi por volta dos R$ 800. Não tenho mtas informações sobre o curso da Anhembi, pois nunca consegui falar com a coordenadora do curso e já em relação ao curso da FMU, li um comentário negativo de uma aluna aqui mesmo no seu blog. Procurei também os técnicos na Panamericana e na ABRA, ambos com carga horária de 800 hrs. Em relação a professores (e me refiro a professores designers!), gostaria de saber, em sua opinião, qual curso é mais completo e bem avaliado, sabendo que nem sempre as “duas mil e poucas horas” de um curso superior são devidamente cumpridas ou relevantes.
    Agradeço desde já a sua atenção :) E mais uma vez, parabéns pelo blog.
    Sucesso pra vc.
    Abs,
    Raquel

    • Raquel,
      esse é um problema que defendo e brigo muito por causa dele: cursos apenas nas IES particulares – salvo pouquíssimas excessões.
      Se formos olhar de maneira geral, em todos os cursos de IES particulares existem problemas semelhantes então, o que faço é tentar abrir os olhos dos acadêmicos para que fiquem no pé dos professores e coordenação exigindo qualidade no ensino.
      Exija a matriz curricular e os ementários e fique no pé dos professores para que cumpram o que está ali descrito.
      É o que eu já postei várias vezes: o curso é pago, logo, é um produto adquirido por você. Se você se sentir lesada, soca o Procon em cima deles. Mas não se esqueça de registrar tudo antes como prova.
      As IES já estão mais atentas a esse tipo de coisa e tenho vistou pouca reclamação mais séria. Parece que estão levando o curso de forma mais etica e correta.
      Bom, a Morumbi – por sua estrutura – deve oferecer um bom curso sim. Tente falar com os alunos, ver a avaliação deles também. Mas cuidado com aqueles que estao ali apenas por causa do canudo.
      Acho que é isso.
      abs e sucesso ;-)

  60. Ola Paulo

    Obrigada por ajudar as pessoas a encontrar um curso legal. E muita generosidade da sua parte!
    Comecei a fazer o curso da Candido Mendes aqui no Rio e achei a carga horario e o curso em si puxados. Tenho dois filhos pequenos e fiquei sem tempo para acompanhar as exigências do curso (sem falar em cursos como Portugues e Psicologia que nao achei relevantes nessa altura do campeonato). Fora que ja tenho 40 anos e acho que 2 anos e meio é um periodo muito longo para se estudar e só entao começar uma nova atividade profissional. Acabei trancando a matricula.
    Usei esse semestre para fazer cursos de Autocad, Sketch up, Corel Draw, Photoshop para arquitetos e etc.
    Voce me indicaria algum instituto ou escola, pode ser Rio ou SP, para que eu pudesse fazer modulos separados e espaçados mas de alto nivel?
    Ja pesquisei SENAC e Clube dos Decoradores mas nao tenho certeza quanto a qualidade dos cursos.
    Desde ja muito obrigada e um abraço,
    Fernanda

    • Fernanda,
      situaçãozinha complicada a sua heim? rsrsr
      O ideal seria que você conseguisse finalizar o seu curso superior.
      Bom, no caso do Senac, se você fizer apenas um dos cursos a sua formação será bastante deficititária. Então, procure fazer vários cursos na área (vertentes) oferecidos por ele.
      Mas, mesmo assim, ainda não acredito que a sua formação será completa. Ainda precisará de muita coisa para sentir-se segura para atuar profissionalmente como Designer de Interiores/Ambientes.
      abs e sucesso

  61. olá Paulo!

    Que maravilha seu site! Me tirou tantas dúvidas!
    Eu me formei em direito a 2 anos e tenho 2 pos graduaçoes…porém, nao me encontrei na profissao…falta paixao sabe. Sempre fui apaixonada por decoraçao e ultimamente nao penso ou pesquiso outra coisa!
    Assim, decidi fazer um curso técnico de designer…porém, estou na dúvida e gostaria de uma opiniao de alguém da área. Sou do ES e aqui existem 2 cursos – Contec (2 anos) e Senac (1 ano). A grade das duas sao:
    Contec:
    • Desenho Técnico
    • Desenho Arquitetônico
    • Empreendedorismo
    • Desenho Publicitário
    • História da Arte
    • Comunicação Visual
    • Marketing
    • Perspectiva
    • Informática Aplicada – CAD • Design de Mobiliário
    • Materiais de Revestimento
    • História do Mobiliário
    • Projetos Residenciais I
    • Projetos Residenciais II
    • Design Comercial I
    • Design Comercial II

    Senac:

    Metodologia de Projeto

    Desenho de Observação

    Composição e Cor

    Desenho Técnico e de Projetos de Interiores

    História do Design e do Mobiliário

    Ergonomia Aplicada

    Materiais de Revestimento e Acabamento e Detalhes Construtivos

    Desenho Técnico de Mobiliário

    Iluminação

    Computação Gráfica para Design de Interiores

    Estudo da Perspectiva Cônica e Isométrica

    Gestão e Empreendedorismo

    Maquetes

    Projeto Final

    Me ajuda! rsrs…qual dos dois vc me indicaria?

    Abraços e sucesso!
    Att. Elaine

  62. boa tarde Paulo, já tenho formação univesitária em engenharia civil, e no início deste ano me interessei por design de interiores, vc me aconselha a fazer um curso técnico ou uma pós graduação?? gosto muito do seu blog!!!

    • Mary,
      como você já tem formação em engenharia civil, tanto um quanto o outro curso são válidos pois você não precisará se matar estudando toda a parte estrutural e sistemas novamente.
      O IPOG está lançando uma pós em Design de Interiores – mais que indicado. Dê uma olhada ok?
      abs e sucesso ;-)

  63. Pessoal, preciso de ajuda!

    Eu me intesssei muito por DI, e pensei em fazer um curso superior para me especializar.
    Venho que uma área voltada totalmente para processos e números.No entanto eu não tenho o menor talento em desenho a mão livre. Isso me travou um pouco.
    O que eu faço, sigo em frente ou procuro outra coisa para fazer ? :)

    • Flavia,
      procure então, antes de entrar no curso superior, fazer cursos livres de desenho voltado apara a área. Isso facilitará a sua vida durante o curso.
      No curso de design você terá aulas de desenho, mas como diz ser “crua”, se ja entrar com algum conhecimento, um tanto melhor não acha?
      abs

  64. Estou super encantada c toda pesquisa q estou realizando sobre Design de Interiores, cada descoberta q faço, tenho mais vontade e certeza que é a escolha certa para mudar minha vida. Este blog e todas as dúvidas de vcs e especialmente, todo o esclarecimento por parte de Paulo, estão sendo de uma importância fundamental para as minhas decisões.
    Obrigada Paulo pela sua disponibilidade, paciência, atenção, humildade, enfim…
    Uma vez li q o verdadeiro mestre não é o q sabe mais e sim o q decide dividir c todos o seu conhecimento.
    Grande bju e mt axé.

    • Valeu Claudinha,
      ainda nao tive tempo de olhar os links que você me mandou pelo face mas assim que conseguir te respondo ok?
      abs

  65. Olá, Boa Tarde.

    Queria saber sua opinião sobre o curso Técnico em Designer de Interiores pelo Centro Paula Souza (ETEC’S) que vou prestar neste semestre, e se Braz Cubas é um bom caminho para um curso de Bacharel.

    agradeço.

    • Raul,
      o curso da Paula Souza, apesar de ser técnico (nível médio) é muito bem conceituado. Já a Braz Cubas é de nível superior e tende a ser melhor, mais completo.
      Converse com o pessoal que está cursando nas duas instituições ok?
      abs

  66. Eu estou pretendo fazer um curso no IBDI a longa distância pois moro no Recife e por aqui num tem cursos voltados para mobiliário, então quem já fez poderia dar alguma informação

    • Oi Ana Emilia,
      conheço uma pessoa que está fazendo o curso a distancia no IBDI é está adorando, o conteúdo do curso é muito e ela disse que dá de 10 a zero em muita escola presencial.

      abraços

  67. Olá paulo!

    Estou vendo o seu site pela primera vez e já estou encantada.

    Eu estava com algumas dúvidas em relação a fazer um curso tecnico ou graduação em desing de interior depois de muita pesquisa percebi que de fato a graduação sempre vai valer mais a pena que o curso tecnico. com isso me escrevi no vestibular da “universidade estacio de sá -RJ (Niteroi). Pois é a universidade mas próxima de mim as outras ficam muito longe e o horario não encaixa com o meu. Com todos esses atributos gostaria de saber de você se a estacio é uma boa ou mesmo longe deveria tentar alguma outra?

    Atenciosamente!!

    • Aline,
      não conheço a fundo o curso da Estácio. Já ouvi coisas boas mas também ouvi coisas ruins sobre esta IES.
      É melhor você procurar conversar com pessoas que estão estudando, com já formados e, principalmente, vá até lá conhecer pessoalmente as instalações, conversar com os professores e coordenador do curso ok?
      abs e sucesso

  68. Sou formada em moda e gerencio uma loja de roupas femininas. Estou super afim de fazer o curso técnico na panamericana mesmo hoje em dia trabalhando em outra área.
    Te pergunto: voc~e acha válido? Aprende mesmo? é uma boa escola? Tres anos de curso?
    Me da uma ajuda por favor.
    Atenciosamente;
    Juliana

    • Juliana
      o curso da Panamericana é Técnico (nível médio). Se você vai investir tempo e dinheiro, invista num de nível superior, é bem melhor ok?
      abs e sucesso

  69. Olá, estou muito interessada no curso de design… sempre tive dúvidas com o mercado de trabalho, em que atuar, e outras coisas, salário também, mas o que me levou a encontrar seu blog, foi uma procura desesperada por este curso no estado de SE em Aracajú. Fusei o site da unit, mas, não encontrei o referido curso. =(
    Tem mais alguma dica de faculdades em Aracaju de Design.
    ABRAÇOS

    • Lêda
      os cursos que vou listando são aqueles que os leitores vão me indicando. Após uma análise da matriz curricular do curso avelio se vale a pena ou não indica-lo aqui no blog.
      Não sei se há outros cursos por aí no momento.

  70. Boa tarde, Paulo!!!!
    Tudo bem?
    Estou querendo mudar de área e estou muito interessada pelo design de interiores. Sou de Belo Horizonte e li acima que o curso da UEMG é excelente. Você indica algum outro por aqui???? Conhece o mercado de trabalho de BH ??? Aguardo a sua dica e desde já te agradeço.
    Um abraço.

    • Carol,
      os que eu conheço estão aí no post. Os leitores sempre me mandam links de cursos novos mas aí na sua região faz um bom tempo que não recebo nada.
      O mercado mineiro está muito bom tanto que aí existe uma associação estadual e a ABD atuando.
      O pessoal de BH que tenho contato não reclamam do mercado não pelo contrário. E veja bem, não é porque você é de BH que terá de atuar apenas em BH.
      O ideal é você conversar com profissionais da área aí da sua região ok?
      abs

  71. Olá Paulo. Sou Izabela Malzone, tenho 16 anos e este ano termino meu colegial e estou em dúvida de faço faculdade de arquitetura ou design de interiores; Porém eu queria saber sua opinião sobre a faculdade de Belas Artes aqui de São Paulo. O que você acha de fazer Design de interiores ou arquitetura lá? Se fosse você a fazer um desses cursos faria na Belas Artes, ou qual faculdade você recomendaria? Beijos

    • Izabela,
      Belas Artes de São Paulo? Acho que nem preciso comentar. SE JOGA!!!!
      Sobre a escolha entre os cursos de Arquitetura ou Design isso quem tem de resolver é você, buscando dentro de você mesma o que deseja realmente.
      Sempre falo que se a pessoa quer construir, levantar edificações que faça arquitetura.
      Agora, se a pessoa não quer isso então que faça Interiores.
      Converse com o Jéthero (coordenador da Belas Artes), tenho certeza de que ele irá ajuda-la a fazer a escolha certa ok?
      abs e sucesso!!!

  72. Gostaria de perguntar quando se refere ao curso a distancia é em geral ou especifico a desing? Como será que as pessoas que trabalham rodando turno – em grandes empresas – fazem para cursar uma faculdade? Não facilitaria um curso a distancia?

    • Olá Renata,
      me refiro aos cursos à distância oferecidos em áreas técnicas, dentre elas o Design.
      As áreas técnicas são sérias demais para serem oferecidas nessa modalidade e, se na presencial já vemos muitos problemas e dificuldades além de profissionais mal formados, tente imaginar com um curso à distância.
      Você entregaria o projeto arquitetônico de sua casa a um arquiteto formado num curso à distância? Eu não.
      abs

  73. Olá Paulo,

    Seu site é realmente muito interessante! Respondidas foram várias dúvidas minhas.
    A propósito, queria saber se você tem alguma idéia da qualidade do curso de Design de Interiores no IPA- Centro Univversitário Metodista, em Porto Alegre-RS.
    Achei o preço ótimo, mas não conheço ninguém que faz esse curso lá…

    Também gostaria de saber se o curso de DI tem um campo melhor,pior ou igual ao do DP.
    Muito obrigada!

  74. Oieee Paulo… Oieee Paula…

    Nossa, cada dia amo mais este blog.
    E novidade: Minhas aulas irão começar dia 01 fev… Não vejo a hora… hehehe, estou em contagem regressiva…
    Uma mistura de medo (por causa do trote) e ao mesmo tempo expectativas mil…

    Paula… estou anotando todos seus comentários (sobre as matérias)… pois como irei iniciar, toda informação é muito valiosa pra mim.

    E olha, o que vc tiver de material disponível, por favor, me dê um toque… Toda ajuda é muito bem vinda, já que vou estudar e pagar com muito sacrifício.
    Vou te adicionar no MSN.
    Anote o meu por favor: é paulawald@hotmail.com

    Paulo… Estou aqui aflita… tanta coisa para conhecer, tantas matérias no 1. semestre… Não vejo a hora de chegar as aulas logo… É um misto de tudo… sonhos, realizações, batalha, insegurança se vou acompanhar…
    Mas te falo de coração… vou me dedicar aos estudos… como te disse uma vez… sou uma gotinha no oceano… mas irei fazer a minha parte.

    Um beijo, Paulinha

    • Olá Paulinha.
      Wowww então só posso desejar a você todo sucesso!!!!
      Foi uma pena que com a chuvarada toda que caiu aí no litoral durante o período que fiquei por aí acabou não dando para nos encontrarmos.
      Fiquei receoso de sair de carro pois já passei maus bocados com alagamentos por aí ahahahha
      Mas outras oportunidades virão não é mesmo?
      Bom, sucesso e seja mesmo essa gotinha no oceano, estas são as que fazem a diferença!
      abs

  75. Olá Paulo!

    Estou a caminho do 4º Semestre de Design de Interiores da FMU. E devo dizer que ando um tanto desapontada com a FMU. Não sei se estou dizendo bobangens, já que esta é o meu primeiro curso superior, mas eu preciso saber se é assim msm ou tem algo errado. Li um post onde alguém cita as matérias do curso da FMU e gostaria de dizer algo a respeito delas:

    1º Semestre:
    Desenho Arquitetônico – Aprendi a “ler” plantas, cortes, elevações, a tipografia, uso de escala, uso do peso gráfico, tamanho de papéis, o jeito certo de segurar uma lapiseira…

    Perspectiva I – Inicialmente aprendi a desenhar perspectiva isométrica e a seguir com um ponto de fuga… Aprendi um nadinha de tratamento gráfico.

    Expressão Bidimensional – Foi uma matéria muito gostosa… Aprendi a desenhar! Treinamos a mão (sem apoiar cotovelo, depois, sem apoiar pulso, deposi sem apoiar em nada!). Aprendi a usar alguns materiais como: pastel seco, pastel óleo, lápis de cor, e também, a “olhar” os objetos mais detalhadamente e reproduzí-los…

    Expressão Tridimensional – Fizemos vários trabalhos com diferentes materiais: Papel, madeira, metal e só não fizemos com EVA porque teve muito feriados e não deu tempo…

    História da Arte e do Design – É aquela matéria que tinha tudo para ser a melhor matéria do semestre, porém, foi o famoso falatório de 3 hrs e meia.. O Professor era otimo só que emendava um assunto num outro da vida dele, que emendava num outro e no fim, todos estavam dormindo…

    2º Semestre:

    Projeto I (Residencial) – Simplesmente a melhor matéria com o melhor professor de todo o curso. O cara é pirado, porém, excepcional… Tudo o que utilizo hj no meu trabalho é graças a ele… Aprendemos a projetar! Tivemos noções de espaço, lay out e estudamos diversos arquitetos do momento… Ele deu vários arquitetos para escolher, eu tinha escolhido Brunete Fraccaroli, mas, acho que prefiro Débora Aguiar… Ao longo do Semestre recolhemos fotos, artigos, tudo sobre o “muso” escolhido, e no fim, a exigência era 100 paginas de imagens.. consegui umas 80. Resultado: tenho muitas referências!

    Projeto II – Instalações Temporárias: uma palavra: NADA. Logo, não há o que comentar…

    Cores, Materiais e Técnicas – a matéria foi na verdade apenas Cores. “Aprendemos” a pintar em Aquarela… Neste semestre foi a vez desta matéria cair em feriados…

    Ergonomia e Mobiliário – Outra matéria que tinha tudo para ser ótima… Só não foi porque todas as aulas eram para retirar dúvidas…

    Auto CAD 2D – Sim! Aprendemos Auto CAD 2D… Uso até hoje…

    3º Semestre:

    Luminotécnica e Conforto Ambiental – Aprendemos a distribuir lampadas, quais os tipos de lâmpadas no mercado, como aproveitar a luz natural e quando utilizar a artificial, cálculo luminotécnico, circulação de ar entre ambientes, tipos de iluminação, etc..

    Materiais I – Foi a matéria dos feriados e ainda assim foi tenso! Foram enviadas por e-mail Apostilas sobre alguns materiais disponíveis, onde utilizá-los, como são fabricados, suas variações, onde não utilizá-los, etc… Elas são ótimas, pena que havia muito conteúdo para pouca aula… e ainda tivemos que fazer dois trabalhos imensos envolvendo a pesquisa, o orçamento e o projeto de acabamento de 2 apartamentos!!!! Foi um pesadelo.. Era muita coisa. Era gostoso de fazer, ir em lojas, conhecer, “pegar” os materiais… porém, pra mim não deu.

    Projeto III – Serviços – A intenção da matéria era desenvolver projetos que fossem adequados ao tipo do serviço oferecido no ambiente… Funcionou, porém, acho que não foi o suficiente.. Afinal, o Prof ia embora todas as Quartas as 9 hrs da noite, detalhe q a aula começa as 7…

    Projeto IV – Imagem Corporativa – Escolhemos uma marca e pesquisamos sua identidade, como, a tipografia utilizada, sistema cromático, texturas, símbolos de comando, sua história… Depois, projetamos um ambiente comercial utilizando essa identidade… Ñ gostei muito, já que me identifiquei com ambientes residenciais..

    Perspectiva II – Relembramos Perspectiva com um ponto de fuga e, aprendemos com 2 pontos de fuga. Bacana.

    Para finalizar, digo a minha insatisfação: o descaso de alguns professores, a desorganização da secretaria e a falta de infra-estrutura… Como pode, o prédio onde é oferecido o curso de Arquitetura e Design de Interiores, ter no banheiro, a área de cadeirantes, sendo que, a cadeira não passa pela porta do banheiro e, as outras áreas para não-deficientes, a porta não abre porque bate no vaso e nem fecha porque não tem tranca?!?! Melhor, não tem nem o fecho, só tem o buraco?!

    Moro em Atibaia e vou à FMU todos dias a noite, enfrento 90 km para ir e voltar da Santa Cruz, em sp, e diversas vezes que chego lá, enfrento chuva e mais 1,5 de caminhada, para chegar na faculdade e só tem um aviso na lousa: Ñ havera aula . Não sei se indico a FMU Paulo, Tem uma boa grade, mas, a faculdade conseguiu tirar o meu interesse no curso, já que alguns professores só estão lá por estar e nós alunos que temos que ficar em cima deles, porque se depender deles (a maioria) eles só ficam no celular!!!!!!!!

    Bom, fiz o 2 primeiros semestres na turma da manhã e fiz o 3º na turma da noite pois comecei a trabalhar, me senti a Nerd quando iniciei a noite… Havia gnte na minha sala que não sabia NADA! e estava no 3 semestre!! Disseram que não tiveram os mesmos professores (bons) da turma da manhã e que não aprenderam nada nos 2 primeiros semestres… Por isso, indico que façam o curso da FMU do período da manhã pois, o campus do matutino eh na Vila Mariana e fica AO LADO do metro e tem uma excelente infra-estrutura… Já o do noturno e longe no metro Santa Cruz e fica numa “bocada quente” que nem o povo de Atibaia fala…

    Espero que tenha sido útil pra quem ta escolhendo onde fazer o curso de Design… e se alguem quiser as Apostilas de Materiais pode ADD que eu envio, se vc quiser tb Paulo e mando… paula.alaby@hotmail.com
    Tem Apostila de:
    > Vinil e Cia;
    > Revestimentos Cerâmicos e Cia;
    > Pinturas e Texturas;
    > Uso das Cores;
    > Materiais Básicos de Acabamentos;
    > Materiais Básicos – Substratos;
    > Madeira;
    > Laminados;
    > Concreto e Cia.

    É isso (tudo) aí… ;D

    Finalmente Paulo, eu pergunto a você: é mais satisfatório trabalhar como? Escritório, área de Planejados, se promovendo, etc… ?? No momento, estou em Planejados. Mas, “quero o algo a mais, isso não pode ser o fim!” Se é que vc me entende.. Atibaia está em crescimento aceleradíssimo na área da construção civil referindo-se à pessoas de alta renda, pois, as pessoas estão fugindo de São Paulo para cá, e eu como atibaiense, por um lado, não gosto disso pois aqui já está ficando estressante (chegam achando que aqui é o quintal da casa deles), por outro lado, é ótimo para minha área… Gostaria de ter o meu negócio logo, mas, não sei o que exatamente… Me diga alguns prós e contras de cada área de atuação… iria ajudar bastante…

    E outra coisa, como não tenho experiencia em administração e experiencia com obras, pensei em fazer em seguida 2 cursos do Senac:
    > Planejamento para Acompanhamento de Obras de Design de Interiores
    > Gestão de Escritórios de Arquitetura e Design

    O que você acha???

    *Muito bom o Blog hein…*

    • Olá Paula, agradeço os elogios.
      Nossa, pelo visto não fui só eu que percebi problemas em meu curso e isso não é um problema da universidade que cursei…
      Bom, conversei com o Jéthero dias atrás e acordamos trabalhar para que os cursos oferecidos no Brasil atendam à uma lista mínima de exigências pedagógicas e estruturais.
      Este é um trabalho que será desenvolvido através de uma ampla pesquisa com as universidades com o apoio da ABD.
      Sobre como trabalhar eu sempre digo que isso depende de cada pessoa. Alguns preferem virar vendedores, outros montar um escritório proprio ou associar-se com outro profissional. Eu não me vejo como vendedor então parti para projetos mesmo.
      Como a sua região está crescendo em ritimo acelerado, creio que seguir como profissional seja uma boa porém isso irá exigir de você investimentos em publicidade, imagem profissional, etc.
      Sobre os cursos, excelente iniciativa a sua, serão de grande ajuda.
      Sucesso!!!

  76. Olá.Tenho muito interesse em Design de interiores, andei pesquisando vi que é bom fazer curso de desenho(perspectiva, mão livre,etc.), arte, iluminação, ja vi lugares aqui em curitiba para fazer os cursos mas estou em duvida com relação a faculdade, a Unicuritiba, Uniandrade e a Positivo, gostaria de saber qual oferece o melhor curso, será que você poderia analisar e dar uma opinião estou muito confusa não sei qual escolher.

    • Ketlin,
      eu gosto bastante da matriz da Uniandrade.
      A da positivo opercebo que eles agruparar assuntos em uma unica disciplina, o que pode prejudicar os conteúdos.
      A unicuritiba eu não consegui acesso à matriz, porém não gostei de ver um corpo docente num curso de design sendo formado em sua grande maioria por arquitetos.
      Espero ter ajudado.
      abs e sucesso.

  77. Bom dia, Paulo

    Estou em dúvida em qual faculdade fazer o curso de design de interiores.
    Estou pensando na ABRA,UNICI,FIAM-FAAM, qual dessas vc me indicaria?

    obrigada

    • Olá Alexandre,
      inferior? De maneira alguma.
      Arquitetura é Arquitetura e Design de Interiores é Design de Interiores.
      Apesar de serem áreas complementares não se pode dizer que uma é superior à outra. Ambas tem a sua importância.
      Arquitetura não se sustenta sem o Design e vice-versa.
      E sim, a escolha da IES influencia sim no mercado.
      abs e sucesso.

  78. ooi sou eu denoovo olha essa é a matriz da unicsul

    COMPUTAÇÃO GRÁFICA
    COMPUTAÇÃO GRÁFICA APLICADA AO DESIGN DE INTERIORES I
    COMPUTAÇÃO GRÁFICA APLICADA AO DESIGN DE INTERIORES II
    CONFORTO AMBIENTAL: ILUMINAÇÃO
    CONFORTO AMBIENTAL: TÉRMICA
    DESENHO TÉCNICO APLICADO AO DESIGN DE INTERIORES
    DESIGN E SUSTENTABILIDADE
    EMPREENDEDORISMO EM DESIGN
    ERGONOMIA E PROJETO MOBILIÁRIO
    ESTILO E HISTÓRIA DO MOBILIÁRIO
    EXPRESSÃO GRÁFICA
    EXPRESSÃO PLÁSTICA
    FOTOGRAFIA
    HISTÓRIA DAS ARTES
    INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
    INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS
    LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (Facultativa)
    MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E ACABAMENTO
    MODELOS TRIDIMENSIONAIS
    OPTATIVA
    PAISAGISMO APLICADO AO DESIGN DE INTERIORES
    PROJETO DE INTERIORES – COMERCIAL
    PROJETO DE INTERIORES – RESIDENCIAL I
    PROJETO DE INTERIORES – RESIDENCIAL II
    PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM DESIGN

    e essa é da fmu
    Desenho Arquitetônico
    Perspectiva I
    História da Arte e do Design
    Expressão Bidimensional
    Expressão Tridimensional

    2º semestre

    Cores, Materiais e Técnicas
    Projeto de Interiores I (Instalações)
    Projeto de Interiores II (Residencial)
    Informática 2D
    Ergonomia e Mobiliário

    3º semestre

    Luminotécnica e Conforto Ambiental
    Projeto de Interiores III (Serviços)
    Perspectiva II
    Projeto de Interiores IV (Imagem Corporativa)
    Materiais I

    4º semestre

    Paisagismo
    Informática 3D
    Instalações Complementares
    Projeto de Interiores V (Comercial completo)
    Portfolio
    Materiais II

    5º semestre

    Empreendedorismo e Gestão de Negócios
    Gerenciamento de obras
    Marketing de Serviços Profissionais
    Novas Tecnologias e Tendências
    Acessibilidade Universal
    Trabalho Interdisciplinar

    qual dessa é a melhor
    obrigado

    • Bom Vanessa, eu precisaria ver a carga horária individual por disciplina, mas a matriz da FMU parece ser bem mais completa e complexa. Eu optaria por ela.
      No entanto, independente das matrizes, procure conhecer as instalações das duas, a existência de laboratórios práticos, corpo docente, etc. Converse também com acadêmicos e egressos das duas para optar melhor e com maior segurança ok?
      abs e sucesso!

  79. ola eu estou super interessada em fazer o curso de designer de interiores eu estava fazendo arquitetura mais parei pq o que eu gosto mesmo é a decoração, emfim eu gostaria de saber se a fmu é boa em designer de inteiriores a matriz dela e a matriz do curso de design er de interiores na unicsul qual dessa faculdades possui a matriz curricular melhor? olha la no site da faculdade e me responda por favor!obrigado

  80. Olá Paulinha …..
    Eu não fiz a prova, tive uns probleminhas pessoais… Minha mãe tb chegou de salvador dia 15 e vai passar as ferias aqui comigo !
    Vou te add…
    bjosss

    Paulo vamos aguardar nossos encontros no litoral

    fernandfa

    • Oi Fernanda, perdeu a prova pq? Olha o puxao de orelhas ahahaahahah
      Semana que vem irei a Santos, aí podemos marcar de nos conhecer ok?
      abraços e um revellion iluminado a vc e sua família.

  81. Oi Fernanda,

    E aí… prestou vestibular na Unisanta? Estou aqui na torcida e doida pra saber como foi…
    Olha, já te adicionei no MSN, então a hora que vc puder, vamos papear via msn.
    Estou aqui ansiosa tb heehhee, minha mãe chega em Santos dia 25… ela vem para passar 3 meses aqui, quer me acompanhar durante os primeiros meses no curso, e já quer aprender tb… diz ela que quer aprender a parte de paisagismo para no futuro dar uns pitacos ehehehe…

    E claro, se vocês combinarem algo… contem comigo… Moro aqui em Santos, então é só marcar.

    Fernanda, Paulo… não sei se acontece com vocês… eu peguei a grade do semestre, e já estou que nem doida lendo tudo… assim quando começar o curso, já estarei familiarizada (ansiosaaaaaaaaaaaa eu ehehehe)

    bjs, Paulinha

    • Oi Paulinha,
      É isso aí, já comece a inteirar-se desde já sobre o que você irá estudar. Qualquer dúvida é só me chamar por aqui ok?
      abraço

  82. Olá Paulinha…
    Nossa que dicas maravilhosas….
    Pois então, eu fiz faculdade de Cumunicação(Enfase Publicidade) e não tenho problemas com literatura, textos e redações não… Mas a parte de exatas aff… é meu fraco e só terapia mesmo rsrsrs.
    Anota meu msn, pq estou de maquina nova e ainda não instalei o programa lfernanda3@hotmail.com
    Paulo…
    Em que cidade da baixada vc vem?
    Moro em Itanhaem, tenho uma Pizzaria aqui e quem sabe podemos todos (Paulinha) combinar algo.
    Um grande abraço.

  83. Oi Paulo,

    Obrigada por suas palavras. Valeu mesmo.
    E sim, encontrei meu caminho, e sinceramente não vejo a hora de começar as aulas… pareço aquela criança que ganhou o 1. doce… é uma sensação única.
    Tantas expectativas… medos… misturado a felicidade.

    Olha, se vc quiser dar uma olhada na revista da Unisanta, tem na internet, vou te passar o link.

    Revista Unisanta

    http://www.unisanta.br/vestibular/2011/arquivos/revista-unisanta-2011.pdf

    Vale a pena dar uma passada por lá.
    Novamente obrigada por tudo. Sou muito grata, pois foi através de você que cada vez vou descobrindo os encantos dessa profissão, links importantes, realmente seu blog é show.
    bjs, Paulinha

    Fernanda… estou te passando o link do manual do candidato tb:

    http://www.unisanta.br/vestibular/2011/arquivos/manual-do-candidato-vestibular-unisanta-2011.pdf

    bjs
    Paulinha

  84. Oi Paulinha…
    Obrigada pelas informações… Me diz uma coisa, a prova foi dificil…a redação foi com que tema….Nossa tem tempo que parei de estudar rsrsr. Fiz faculdade de Publicidade que exclui um monte de materias…Estou enferrujada.
    Paulo eu gostei mto das suas dicas de decoração para o Natal …. Foi copiar seu espelho ficou mto lindo um charme de mto bom gosto !!
    Bjos para todos!

    Fernanda.

    • Fernanda, agradeço mais uma vez os elogios e tbm fico feliz que tenha gostado do que fiz aqui em casa para o Natal.
      abs e sucesso no curso!!

    • Oi Fernanda,
      Então… vou te contar como foi o vestibular.

      Eu estudei mesmo o 2.grau a muitos anos atrás, mas não terminei, vim terminar a 5 anos. Se eu tivesse prestado na época eu estaria bem afiadinha mas agora realmente não me sentia preparada.

      Mas eu tinha que tentar… o sonho era maior.
      E aí fui lá e me inscrevi… tudo novo para mim já que sou marinheira de primeira viagem.
      O que eu fiz: no manual do candidato vem a lista do que vai cair… e aí peguei livros, cadernos do que estudei e fui folhear…
      Uma semana antes, peguei alguns livros de literatura (livros resumos) e li bastante.
      Fui atrás na internet, no maior desespero (risos), dicas de vestibular, até dicas de como chutar (pois tem na internet hehehe)… pois eu realmente não lembrava mais na prática fórmulas de matemática, química, física, essas coisas.
      E li muito sobre dicas de redação, ou seja, apostei todas as minhas fichas em redação e literatura. E o restante das matérias dei uma revisada.

      Pois bem… a prova teve 40 questões. O tempo mínimo de prova era de uma hora e no máximo três. Na parte de literatura vale lembrar que a dica é ler trocentas vezes as perguntas, e se caso for chutar, ir eliminando o que vc achar absurdo, mas com os livros resumos que li (literatura) me ajudou muito.
      Sobre a redação: Tinha um pequeno texto falando como os pais devem lidar com este consumismo em relação a criação dos filhos. Baseado neste texto, vinha uma frase: Consumismo desenfreado na sociedade capitalista.
      E aí é mandar ver… texto de 15 a 25 linhas. E sempre não fugir deste tema no conteúdo.
      E as outras matérias…foi bem puxado tb, achei difícil ainda mais que fazia anos que não estudava. Mas eu li muitas vezes, muitas mesmo as questões, observava as 5 alternativas, e segui tb as dicas que peguei.

      Se vc quiser te passo as dicas que tenho aqui, tenho tudo anotado.
      Me ajudou demais.

      Mas vc já fez faculdade… tenho certeza absoluta de que vc irá conseguir e seremos colegas de classe.
      Faça o vestibular e aí depois vamos nos preocupar juntas com o tal trote huauauaua

      beijos, sorte sempre
      Paulinha

      Ps. Paulo… obrigada por tudo viu… vc é o meu grande incentivador. Valeu mesmo^^
      Estarei sempre aqui visitando e lendo tuuuuudo….
      São pessoas como vc que nos mostra que ainda dá tempo de fazermos a diferença. Sou uma gotinha no oceano… mas irei fazer a minha parte. bjs

      Fernanda… me adiciona no MSN paulawald@hotmail.com

      • Paulinha,
        fico muito feliz que você tenha encontrado o seu caminho e que eu, de alguma maneira, consegui te ajudar.
        Estarei aí na baixada do Natal até dia 10/01, quero muito tentar conhecer pessoalmente essa universidade, especialmente este curso. Tenho um amigao que é professor de outro curso e ele está tentando agendar isso para mim uma vez que é período de férias, vamos ver se dá certo isso.
        Um grande abraço!!!!

  85. Oi Fernanda…
    Tudo bem?
    Poxa, obrigada por suas palavras… vc foi muito gentil.
    E claro, poderemos ser colegas sim.
    Olha, já fui pesquisar para vc no site da Unisanta e veja o que achei:

    – Processo Seletivo
    Campus da Unisanta
    Data: a partir de 29 de novembro até 11 dezembro.
    Horários: das 9h às 20h30, de segunda a sexta-feira e das 8h às 11h30, aos sábados.
    R. Oswaldo Cruz, 277 – Santos/SP
    – Exame
    Dia 14 de dezembro (terça-feira) de 2010, às 19h.
    Local: Rua Oswaldo Cruz, 277 – Santos/SP.

    Você pode fazer a inscrição via internet ou direto na Unisanta.
    E aí é ir e fazer a prova… e depois vc terá 3 dias a contar da data que eles dão para fazer a matrícula (que tem desconto de 47 a 70%). (o que é sempre bom heheeh)

    Você vai conseguir… E vamos ser colegas sim… Pensamento positivo e sorte sempre para vc.

    bjs, Paulinha

    • Olha só, tou gostando de ver vocês duas trocando figurinhas!!!
      É assim mesmo que tem de ser.
      Super abraço às duas e um excelente final de semana!

  86. Parabens Paulinha !!!
    Estou mto feliz por vc… Em breve serei eu pois pretendo prestar vestibular ( proximo) na Unisanta tb e quem sabe seremos colegas não é!!
    Paulo eu venho aqui no blog todo dia ver as novidades e vc esta de parabens por esclarecer as nossas duvidas!!
    bjos para todos
    Fernanda,.

  87. Oi Paulo…

    Novamente estou aqui…

    Agora são perguntas de uma mãe (a minha) querendo já saber o seguinte… (risos)
    e da qual eu não soube responder, pois eu procure no google e não achei…
    As perguntas de minha mãe são essas:
    – Qual a cor da faixa que esta profissão usará na beca (na colação)
    – Qual a pedra que este profissional usa no dedo, se optar por usar
    – Qual o símbolo desta profissão?

    Desde já te agradeço, pois são perguntas de uma mãe toda feliz e curiosa e que perguntou isso várias vezes hoje e eu não soube responder.

    Um grande abraço,
    Paulinha Wald

    • Olá Paulinha,
      vixe que coisa difícil de responder ahahahah Quando me formei me lembro que foi um auê descobrir isso, mas vamos lá, espero que não tenham mudado.
      A cor da faixa é azul, não me recordo exatamente o nome do tom, mas é entre o médio e o royal;
      Pedra, nunca ouvi falar, mas acredito que seja uma boa opção alguma num tom de azul também para acompanhar a cor padrão das faixas.
      Já o símbolo, aí a coisa pega ahahah Até hoje, as áreas do Design não se entenderam ou conseguiram chegar a um acordo sobre qual ou quais os símbolos que respresentam o Design ou cada área do Design.
      Um símbolo que é bastante valorizado no de uma maneira geral pelos designers é o formato modular e Fibonacci, especialmente na figura do náutilus.
      Veja aqui em meu blog na página parceiros o banner do Portal DesignBR. O náutilus é aquela concha que aparece na imagem.
      Concordo 100% com esta escolha.
      abs

  88. Oi Paulo,

    Com muita alegria e felicidade escrevo a vc. Prestei vestibular na Unisanta, aqui em Santos no dia 27/11, e passei. Estou como criança, sorrindo e chorando ao mesmo tempo.
    É um curso que desejo a muito tempo, e com sua orientação eu fui tentar. E consegui. Até porque, vc se recorda, eu pensei que só tinha o curso pelo Senac, e uma universidade não estava os planos por causa das mensalidades.
    Mas com esforço e determinação e claro, sua orientação, fui, prestei e passei.
    Claro, a mãozinha de Deus foi a maior força, mas as palavras de amigos, ajudou muito.
    Muito obrigada por tudo,
    E agora, estarei sempre por aqui…

    Novamente obrigada por tudo.
    Sou e sempre serei muito grata.

    Um grande abraço,
    Paulinha Wald (universitária… mas feliz da vida) ^^

    • Olá Paulinha, que bom que conseguiu se encontrar na escolha de onde estudar!
      E melhor ainda por já ter passado no vestibular, parabéns!
      Não precisa agradecer nada a mim não, como você mesma colocou, teve a mão de Deus nisso tudo, desde o começo.
      Torço por você e que sua jornada universitária seja excelente!
      Aproveite tudo que puder, sugue os professores ao máximo ok?
      Sucesso hoje e sempre!
      Abraços

  89. Olá,Tenho a mesma da duvida da Paulinha, moro na mesma região…
    Eu gostaria de sua orientação.
    Estou querendo fazer o curso no Senac de Design de Interiores aqui em Santos, SP, é um curso técnico. Gostaria de saber com vc se após este investimento do curso, o que não é barato, como está o mercado de trabalho, já que serei uma iniciante na área. Vc saberia me dizer a diferença de valores aproximados entre um curso técnico e um com graduação, ou se no mercado de trabalho, isso não faz diferença?
    Pois no Senac as parcelas são 21x de quase 400 reais/mensal. Eu gostaria de saber a faixa de preço de uma universidade neste mesmo curso.
    Outra dúvida que tenho… o material que irei usar durante o curso, são caros, ou são coisas simples?
    Desculpe por minhas dúvidas, e desde já agradeço.
    Obrigada

    fernanda

    • Fernanda,
      So você observar, não há profissão que não exija investimento na capacitação profissional. Portanto não veja por este ângulo.
      Também não pense em conseguir restituir o investimento e sim, em aprender corretamente tudo para ser uma boa profissional. A restituição do que você investiu dependerá disso e virá naturalmente.
      Não sei como estão os valores dos cursos aí na sua região, mas se puder optar por um de alguma universidade é melhor do que um curso técnico, você sairá bem mais preparada para o mercado de trabalho. Mas de um modo geral que tenho observado, os cursos superiores estão nessa média de valores do Senac.
      Quanto aos materiais, isso depende de cada curso mas, no geral, os materiais de desenho não são tão baratos assim não. Porém muitos destes você consegue comprar com os veteranos e recém formados por um preço bem menor.
      É so botar um anuncio no mural da faculdade que sempre aparece alguém ´ra você comprar ok?
      abs e sucesso!

  90. Gostaria de saber se para fazer desing de interiores é preciso saber desenhar?Eu adorei as informações mais eu não sei desenhar…Tem como eu fazer essa faculdade?

  91. Oi Paulo,

    Eu fui pesquisar aqui nas duas faculdades em Santos, UniSanta e UniSantos. Na UniSanta é 609,00 por mês a faculdade (Design de Interiores), e na UniSantos R$ 630,00 até o dia 03 de cada mês, ou R$ 700,00 até o dia 10.
    Já no Senac é R$ 389,00 por mês, curso técnico, mas já com material incluso.
    Minha dúvida é… e gostaria de sua orientação.
    Na prática, o que difere um curso técnico para este superior. Digo, no sentido do mercado de trabalho e tb o lado financeiro. Diferencia muito?
    Pois são cursos caros para o meu bolso atual. Mas a vontade de estudar é grande.

    Fico no aguardo de sua orientação.
    Novamente obrigada
    Paulinha Wald

  92. Olá,
    Eu gostaria de sua orientação.
    Estou querendo fazer o curso no Senac de Design de Interiores aqui em Santos, SP, é um curso técnico. Gostaria de saber com vc se após este investimento do curso, o que não é barato, como está o mercado de trabalho, já que serei uma iniciante na área. Vc saberia me dizer a diferença de valores aproximados entre um curso técnico e um com graduação, ou se no mercado de trabalho, isso não faz diferença?
    Pois no Senac as parcelas são 21x de quase 400 reais/mensal. Eu gostaria de saber a faixa de preço de uma universidade neste mesmo curso.
    Outra dúvida que tenho… o material que irei usar durante o curso, são caros, ou são coisas simples?
    Desculpe por minhas dúvidas, e desde já agradeço.
    Obrigada
    Paulinha Wald

    • Paulinha,
      se tiver algum curso de nivel superior (tecnológico ou bacharelado) é melhor.
      Dê uma olhada neste post aqui em meu blog que tem outras IES aí da região também para você pesquisar.
      O mercado, depende de cada região, mas posso te afirmar que no litoral geralmente tem um excelente mercado. Especialmente aí na tua região.
      Quanto aos valores, entre em contato com as universidades da sua região. Os valores variam demais. No entanto, este valor que você informou está acima do valor das universidades daqui.
      O material não é barato não, mas é fácil você conseguir comprar dos alunos que estão saindo do curso depois de formados e até mesmo dos que desistem por um preço bem mais em conta.
      abs e sucesso.

  93. Oi Paulo, omo vai?
    Gostei muito do seu blog…super interessante!
    Gostaria que me desse umas dicas de bons cursos no exterior, de breve duração, 1 mês, mais ou menos, afim de enriqucer meu currículo.
    Sem mais, te agradeço!

    • Olá Carolina, grato pelos elogios.
      Depende muito de para onde você quer ir. Fica difícil indicar algo sem saber disso.
      De um modo geral, na europa e EUA tem aqueles cursos de verão nas universidades e politécnicos.
      Mas isso tem de pesquisar bem pra não entrar em roubada afinal, não é só no Brasil que existem as “uniesquinas” rsrsrs
      abs

  94. Apenas um detalhe, nem sempre as pessoas que querem fazer curso a distância são preguiçosos, há lugares que não há cursos no horário em que as pessoas necessitam, então necessitam do curso a distância, ok?!

    • Penha, a questão da “preguiça” é o que de menos valor tem em meu pensamento sobre este assunto, porém não a descarto também.
      A questão de um curso deste à distância é bem mais séria do que isso.
      Na verdade, estes cursos formam, no máximo, decoradores.
      Designers, jamais!
      É incompatível com as necessidades de aprendizado para futuras atribuições profissionais.

  95. Olá,Paulo.
    Moro em Niterói no Rio de janeiro e estou com uma dúvida cruel,já que tenho um grande interesse em fazer o curso de Desing de Interiores.A minha dúvida é:Onde fazer;Na faculdade Estácio de Sá ou no Senac?Se tiveres alguma outra instituição de ensino melhor que essas duas a cima..por favor me dizzz…
    Desde já grata,
    Alice.

    • Alice,
      os cursos do Senac são técnicos (ensino médio).
      Estou sem tempo de atualizar a lista de cursos mas se tiver de escolher entre as duas, escolha a Estácio, pois o curso é tecnológico – superior.
      abs e sucesso

    • Pois é Roberto,
      eu quando tive o sonho de fazer faculdade de música me mudei com a cara e a coragem para Curitiba, ralei feito um doido dia e noite para conseguir me manter, depois fiz a faculdade de design no mesmo modelo, longe da casa do papai e da mamãe, trabalhando feito um doido, tendo de arcar com minhas despesas, me alimentar, me transportar e assim por diante.
      É uma questão de escolhas, de carater né… nem todos tem…
      Esforce-se rapagote, quem sabe um dia vc consiga a casa de alguma madame tbm. Não desista, não se sinta frustrado e muito menos com inveja de mim.
      abs.

  96. Não é questão de ser Preguiçoso, o fato é não ter o curso que vc quer onde vc reside,
    Pense bem antes de falar, pois de nada vale sua opinião com os demais.
    Blogueiro de meia tijela, deve ser um baita profissional.

  97. OLÁ PAULO,

    MORO EM BH E ESTOU QUERENDO FAZER UMA CURSO SUPERIOR DE DESIGN NO ANO QUE VEM. UM AMIGO QUE É PROFESSOR ME DISSE QUE PARA ESSA ÁREA CONTA MUITO A MINHA REDE SOCIAL. QUE TENHO QUE TER AMIGOS/CONTATOS NA CLASSE A/B QUE TENHAM CONDIÇÕES DE PAGAR PELO DESIGN. EU ACHO QUE SOU DA CLASSE BB, MAS NÃO TENHO MUITOS CONTATOS. EU PENSO QUE A CONSTRUÇÃO CIVIL EM BH ESTÁ MUITO AQUECIDA (COMO NO PAÍS INTEIRO), É UMA CIDADE COM GRANDE POTENCIAL, PATRIMÔNIO CULTURAL/HISTÓRICO ETC, E O DESIGN HOJE ESTÁ MAIS ACESSÍVEL E ATÉ NECESSÁRIO.
    POR FAVOR ME DÊ SUA OPINIÃO.
    ABÇ,
    SANDRA

    • Sandra,
      sim a rede de contatos é fundamental porém note que você está inserida, segundo as suas palavras, na classe que mais necessita do design como ferramenta de melhoria da qualidade de vida. Se você observar irá perceber nichos de mercado dentro desta classe mesmo.
      abs

  98. Olaa!!
    Estou interessadissima em fazer o curso Interior Design,porem nao moro no BRasil.
    Vc poderia me informar algum univeridade ou facudade q fornece o curso de Interior
    Design no exterior.
    Qual seria a as melhores?
    Aguardo a resposta…. obrigada!
    Thaisa Miranda

  99. Olá Paulo,
    Estou pesquisando desde junho sobre DI (técnico, tecnológico e graduação). Seu site ajudou muito a esclarecer algumas coisas, porque preciso ser bem acertiva.
    Sou formada em Letras Português e Inglês e trabalho no Depto. Compras de uma multinacional. Tenho contato constante com fornecedores diversos e meu marido é corretor de imóveis. Sou apaixonada por tudo ligado ao DI e o fato do meu marido ser corretor fez crescer meu desejo de fazer o curso. Eu falei em ser acertiva porque tenho 38 anos, 2 filhas, 1 indo pra faculdade ano que vem e eu gostaria de entrar no mercado o quanto antes, entao não teria como investir num curso de mais de 2 anos. Além do tempo que levaria.
    Acredito que o tecnológico é o mais indicado então, o que acha?
    Outra dúvida, é comum o arquiteto também contratar o DI, no caso do profissional que foca seu trabalho apenas em construção? Eu os vejo como uma concorrência grande para o DI. Estou pensando certo? Sei que isso não pode intimidar um profissional, mas quero entender melhor em que terreno vou pisar.
    Pesquisei sobre uma dúvida que tenho e não encontrei nada, projetos de stands, elaboração e execução para feiras promocionais são trabalhos contratados pelo DI também ou não tem nada a ver?
    Pretendo iniciar meu curso começo do ano que vem.
    Abraço,
    Simone

    • Simone veja bem,
      seu marido é corretor de imóveis. Isso já mais que uma vantagem para você.
      Imagine vocês dois acompanhando um cliente dele doido para comprar uma casa e, conforme você vai percebendo, vai dando dicas de como poderia melhorar aquilo com uma simples reforma.
      O curso tecnólogo é melhor que o técnico sim.
      E sim, está cada dia mais comum vermos arquitetos e designers trabalhando em parceria, cada um no seu quadrado.
      Para stands, nós recebemos a formação durante o curso para projeto, mas assim como os arquitetos, a execução fica a cargo das empresas especializadas em montagem.
      Acho que é isso.
      Sucesso!!!

  100. Então Paulo, obrigada pelo retorno, andei mesmo perquisando todas as possibilidades , e também cheguei com a mesma conclusão de que o Ensino Superior com certeza é o mais amplo, ainda mais para quem realmente quer seguir o ramo.Tenho me atualizado bastante por aqui e me interessado ainda mais, mas infelizmente não existem muitas faculdades com esse curso aqui no Vale do Paraíba. Mas tudo bem ,vamos nos comunicando por aqui. Obrigada, abraço.

  101. A maioria dos cursos que eu andei pesquisando são pós ou então cursos que exigem algum estudo superior anterior ao de desing de interiores. Não existe nenhum técnico de desing de interior que não exija nenhum desses estudos ? No Vale do Paraíba , aonde eu moro , tem o SENAC na cidade de São josé dos Campos, mas é um pós graduação também :/

    • Amanda,
      não gosto de falar sobre cursos técnicos pois sou formado em um superior. Para os cursos técnicos e superiores não é necessário conhecimento anterior, se bem que se o aluno já tiver algumas noções ajuda bastante. Existem ainda os cursos que tem no vestibular o THE (teste de habilidade específica).
      As pós-graduações geralmente dão a base do que é o trabalho, porém vvocê dificilmente vai aprender a projetar e todo o resto. pós são especializações específicas isso pressupõe o já conhecimento anterior sobre a area.
      Creio ser melhor você buscar uma formação completa já que não é da área ok?
      abs e sucesso

  102. Oi Paulo,
    Primeiramente, parabéns pela iniciativa. Tenho lido os comentários e perguntas em seu blog e gostaria de tirar uma dúvida. Quero me especializar na área de design de interiores e para isso tenho feito pequenos cursos (3D, iluminação, decoração, cores, etc…), ou seja, estudado o que posso sobre o assunto. Considero-me uma pessoa com habilidades e criatividade para esta área. Porém, gostaria de fazer um curso bom, de peso, que me proporcionasse uma formação mais sólida e um diploma também. Tenho pesquisado sobre vários cursos, dentre eles, o técnico do Senac, o da Panamericana e acabo saber sobre a Pós do IED. Sou técnica em Edificações, tenho graduação em Letras e possuo, ainda, pouca experiência na área de DI. Tenho lido que sua indicação é fazer um curso de titulação maior, no meu caso seria um superior e ou a Pós, entretanto, para o superior não disponho do tempo de dedicação. Sendo assim, estou mais inclinada a fazer a pós, que me traria o conhecimento e a titulação. Minha pergunta é: se você conhece o curso de Pós-Graduação do IED e acredita que é possível alguém com o meu perfil acompanhá-lo e sobressair-se. Grata.
    Juliana

    • Juliana,
      o IED é sinônimo de excelência. Não sei se o teu perfil se encaixa no curso deles. O mais correto é você ir até o IED e conversar com o coordenador e professores para verificar isso com maior exatidão ok?
      abs

  103. Tenho interesse em fazer graduação na área de Design de Interiores.
    como posso cursar se a faculdade mais próxima fica a quase 400 km e outra a quase 1000km de distancia e presencias, vi muitas criticas sobre fac. a distancia é por meio dessa que muitos brasileiros conseguem fazer uma curso de graduação e pós .muitos tem o privilegio de residir em cidades que encontram-se muitos cursos, já pensaram em milhares de pessoas que não tem como se deslocarem para grandes cidades.

    • Juçara,
      concordo com as suas colocações, porém o que defendo é a diferença entre fazer um curso clássico (adm, direito, contabilidade, filosofia, história, etc) que o aluno pode estudar sozinho através de leituras dos cursos técnicos (arquitetura, design, engenharias, bioquímica, etc) onde a experimentação em laboratórios práticos é essencial para a correta formação do profissional.
      Não é questão de preconceito e sim de realidade.
      Você entregaria sua boca a um dentista que fez o curso de odontologia à distância? É a mesma coisa.
      Veja bem, Design de Interiores NÃO é o mesmo que decoração.
      Decoração (troca de almofadas, acessorios, etc) pode sim ser feito a distancia. Design de Interiores não pois você terá de lidar com conteúdos que exigem a presença do professor ao seu lado, em sala de aula para dirimir dúvidas.

  104. Oi, gostaria de fazer um curso de design de interiores. Moro em Dourados, MS, e gostaria de saber se aqui no Estado tem esse curso. E se tem algum curso de decoração a distância. Se alguem souber de algum, deixe recado.

  105. Olá,

    sou aluno do Curso Superior de Decoração da UFBA (Universidade Federal da Bahia). É um curso que existe há mais de dez anos, reconhecido pelo MEC, além de estar vinculado à Escola de Belas Artes.Você esqueceu de citá-lo.

  106. Olá caro Paulo!

    Boa noite!

    Por favor, preciso de sua ajuda, já procurei toda sua postagem e todas as respostas, mas não encontrei o resultado.

    Moro em Aparecida, São Paulo. Há alguma faculdade de design gráfico e cursos de design gráfico à distância no Vale do Paraíba paulista (São José dos Campos, Guaratinguetá, Roseira, Lorena, Taubaté, Queluz, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Cruzeiro, Jacareí, Lagoinha, Pindamonhangaba)? Se não, há algum instituto que oferece curso de design gráfico e web deisgn nessa região?

    Trabalho como designer freelancer. Sou surdo e tenho 21 anos.

    Caso você encontre algo, por favor, envie-me por e-mail.

    Obrigado pela atenção, compreensão e ajuda!

    Gustavo

    • Gustavo,

      sobre design gráfico eu não sei te responder pois não é a minha área. Trabalho com interiores, ambientes e lighting design.

      Mas procure outros blogs específico em design gráfico que certamente encontrará as informações que necessita.
      Uma boa dica é o Design Gráfico http://www.designgrafico.art.br
      abs e sucesso!

  107. Muito bacana você relacionar todos os cursos sobre Design de Interiores. As pessoas ficam perdidas por falta de informação.

    Faltou apenas, em SP Capital, relacionar o curso técnico da ETEC Carlos de Campos, em Design de Interiores, um dos poucos técnicos com carga horária superior as 1.200 horas exigidas pelo CREA para registro na instituição. O total do curso deve dar em torno de 1.700 horas aproximadamente, contando o TCC. O bom de tudo é que é gratuito.

    Apenas precisa se esforçar para conseguir passar no vestibulinho e estar entre o seleto grupo de 40 pessoas que comporão cada turma. São 3 semestres e habilitação em Técnico de Design de Interiores.

    É bom tomar muito cuidado com os cursos, especialmente quem pretende se associar a ABDI e ao CREA, pois uma boa parte dos cursos de design de interiores existentes por aí não preenchem os requisitos necessários para habilitar o registro nessas entidades.

    Abraços, seu blog é ótimo, como sempre.

    • Olá Adri,
      não foi lapso não, é que resolvi postar apenas os cursos de nível superior e este sendo técnico não cabe aqui no post ok?
      Eu desconhecia a existencia deste curso, na verdade desta escola por não ser daí mas confesso que este é um curso que, pelo que pude perceber, tem muita diferença dos demais técnicos oferecidos pelo Brasil.
      Só não vejo necessidade de destacar a “importância” de ser reconhecido pelo CREA. Pra mim e para os Designers não interessa isso. O que nos interessa é a regulamentação de nossa profissão e a criação de um conselho próprio feito por e para os designers.
      Eles só reconhecem técnicos e, baseado nas atribuições que eles especificam, não faz o menor sentido associar-se e vir a ser pouco mais que um desenhista copista.
      De qualquer forma, fica aí nos comentários a sua contribuição de cursos.
      abs e sucesso sempre!
      PS: parabéns pelo blog!!!

  108. Olá Paulo, boa noite….dia 26 começo o curso na Unicuritiba, bom o que me preocupa mesmo e o Desenho, que dicas vc pode me dar para eu me sair bem em tudo que for relacionado a desenho?
    Obrigado e um abraço

  109. Ola…as respostas aqui sobre arquitetura, decoraçoa e design de interiores me ajudaram bastante. esclareceram legal.
    tenho uma duvida sobre um site que achei sobre um curso a distancia de design de ineriores. alguem poderia me ajudar com alguma dica ou informaçao sobre esse curso??
    XXXXXXXXXXXXXXXXX

    valeu

    márcia

    • M.Silva
      como todo curso que tem disciplinas de projeto, não acredito que seja uma boa opção o curso a distância pois é fundamental a presença dos docentes ao lado dos discentes no dia a dia, no aprendizado para corrigir erros no momento em que estes aparecem. Depois, através de uma ou outra aula presencial apenas, isso pode já ter se tornado um vício que é bem mais complicado de vencer e corrigir.
      Outro ponto fundamental são os debates e análises de casos em sala de aulas onde o enriquecimento cultural e acadêmico é bastante forte, coisa que num curso a distância não é possível.
      Cursos a distância na área, só mesmo os de decoração pois de Design de Interiores, como educador, não consigo percebê-los como uma boa opção pelas características extremamente técnicas da maioria das disciplinas.

      PS: apaguei o nome do curso de seu post pois não me refiro diretamente a ele, apenas.

  110. olá paulo,

    Sou formada em artes visuais e quero atuar na área de design de interiores, cheguei a pesquisar vários cursos e tenho muitas dúvidas a respeito. Acabei encontrando seu site que por sinal excelente!
    Gostaria de saber o que você acha do curso de design de interiores da Escola Panamericana, pretendo fazer um bom curso o que você me indica?
    um grande abraço e parabéns, espero ser uma grande profissional como você.

    • Ana,
      apesar do curso da Panamericana ter um bom nome, não encontrei informações no site sobre o tipo de curso. Analisando a matriz curricular e os horários (já que não apresentam a carga horária), um curso de 2 anos e meio com apenas duas aulas por semana, ou muito me engano sobre legislação, ou ele é apenas técnico.
      Já que você tem essa formação anterior, creio que vale a pena investir num outro curso superior pois certamente irá eliminar algumas disciplinas e sairá com uma formação mais adequada.
      abs e sucesso.

    • ZameQ
      os cursos do SENAC tem a caracteristica de serem bons sim porém, é técnico.
      Se tiver a oportunidade de fazer algum tecnológico ou uma graduação será bem melhor.
      No entanto, não estará jogando dinheiro fora em nenhum deles. A diferença é que depois do técnico terá de pesquisar muitas coisas por conta propria.
      abs e sucesso

  111. Olá! Até q enfim encontrei alguém q possa me responder.
    Gostaria de saber, se vc conhece o curso de decoração e desing da faculdade CEUNSP Itu/Salto, e tb da Uniso Sorocaba. Tô com dúvidas em qual estudar. Obrigada pela atenção.

    • Danubia,
      sobre o curso do ceunsp, apesar de ser um bacharelado (4 anos) não encontrei a matriz curricular e achei as informações do site bastante superficiais e vagas.
      Já o da UNISO tem um site bem estruturado, oferece informações detalhadas sobre o curso, matriz curricular, corpo docente apesar de ser um curso sequencial. Certamente dou mais valor a este pela transparência e seriedade.
      abs e sucesso

  112. Olá Paulo tudo Bem ?

    Agora em Campo Grande – MS tem a UNAES (mantenedora anhanguera educacional) Paulo em relação ao curso de Tecnologo em DI da Anhanguera você tem alguma referência?
    eu sou formado pela anhanguera em Redes de computadores em anapolis-go e sinceramente foi uma porcaria o curso, muito aquem !!!
    em relação ao curso DI são 4 semestres tá bom ? e em relação as materias quais você considera essenciais a serem estudadas num bom curso ?
    Segue o site da unaes : http://www.unaes.br/cursos/Default.asp?cod=141

    Grato, Parabens pelo site !

    • Kelson,
      o nome Anhanguera carrega um status bom agregado ao nome, porém ao visitar o site para verificar matriz curricular e outras informações mais específicas não encontrei.
      O que posso te dizer é que por ser um curso tecnológico, com 4 semestres presenciais pode vir a ser bom sim. Procure conversar com os academicos e pessoas já formadas nesse curso para uma avaliação final ok?
      abs e sucesso.

  113. Você deveria tratar com mais respeito, as pessoas que buscam formação superior no EAD. Não me parece inteligente tratar tais pessoas como preguiçosas. Como você mesmo parafraseou em seu comentário: “quem faz o curso é o aluno e o seu interesse e dedicação ao mesmo”.
    Pesquise mais sobre o assunto.

    • Amanda,
      em momento algum trato com desrespeito quem quer que seja. No entanto creio que quem se sente ofendido deve antes de tudo tratar com respeito a profissão que supostamente escolheram pois “achar” que um curso de EAD numa área técnica é válido é o mesmo que acreditar na existencia de uma nota de 3 reais, em papai noel, coelhinho da pascoa e outros.

  114. Olá,
    QUERIDO GOSTARIA QUE ME AJUDASSE NA ESCOLHA DE UMA ESCOLA À DISTANCIA MORO EM SALVADOR-BA E AQUI NA BAHIA É MUITO ESCASSO OU SEJA NEM TEM PELAS MINHAS PESQUISAS, O QUE VC DIZ SOBRE IBDI?
    ATT,
    NEL

  115. Oi Paulo, estou fazendo uma pesquisa fiquei muito feliz quando te encontrei rsrs,vc da uma ajuda e tanto pra quem esta entrando nesta área tenho algumas perguntas, vamos lá 1.no que se ocupa cada dia um designer?2gosta de fazer o que? porque?3O futuro em relação a esse trabalho está melhorando,é o mesmo ou está piorando?4 quais são as possibilidades de salário?5quais cursos vc recomenda 6 como obtenho um trabalho depois de concluir os estudos? desde já muito obrigada

    • Lorena, vamos por partes…
      1 – o dia a dia do Designer é carregado de pesquisas, atendimento aos clientes, projeto e mais projeto, desenho e redesenho, visita a fornecedores, especificações de todo tipo e muitas coisas mais… ufa!!!
      2 – gosto de fazer tudo relativo as minhas áreas de atuação. Desde o contato com o cliente até a entrega do projeto final (executivo) mas o mais gostoso mesmo é vencer desafios e ver o sorriso de satisfação estampado na cara dos meus clientes.
      3 – pelo fato de perceber que consegui realizar os sonhos dos clientes aliando as vontades deles com a parte técnica, que por vezes é bastante complicado.
      4 – melhorando a cada dia para uns e piorando cada dia para outros, mas isso depende de cada profissional.
      5 – Salário eu não sei pois não sou empregado. Sou autônomo e o meu salário depende unica e exclusivamente de mim.
      6 – fiz um post tempos atras aqui no blog sobre “pós que podemos e devemos fazer”. Dê uma olhadinha lá ok? Além dos citados existem muitos outros ainda. Escolha o seu foco e mande ver pois quem atira para todos os lados nao acerta alvo algum.
      abs e sucesso.

  116. Olá, Paulo! Estou atrás de informações sobre o conceito/avaliação do curso técnico de design de interiores do SENAC/SC. Segue link com a grade curricular (http://www.sc.senac.br/curso.php?codigo=10000838&&ria=), o que você me diz?!
    Gostaria também de pesquisar o mercado aqui para Floripa. Tens indicações de sites que possam me auxiliar na análise do mercado de design de interiores daqui?
    Grata!

    • Luciana,
      não consegui acessar a matriz do curso mas os cursos do Senac tendem a serem bons apesar de serem técnicos.
      Sobre a pesquisa do mercado na área na web desconheço alguma.
      O melhor é você pesquisar “in loco” assim você poderá sentir como andam as coisas por aí ok?
      abs e sucesso

  117. Oi Paulo, sou a Érica novamente (acho que não irá lembrar).
    Bem eu vi na net alguns sites de faculdades de Design de Interiores, então percebi que está faltando apenas uma faculdade que inclusive é ótima nessa área.
    UFBA – Bahia
    Vale ressaltar novamente que seu blog está muito bom, sempre acompanho seus novos tópicos. Uma dúvida que tenho a tirar, você é formado em que profissão? Se for em Design de Interiores, na sua vida profissional está tudo bem em relação a campo de trabalho? E aonde se formou? =)

    Muito Obrigada

    • oi Erica,
      grato pela dica. Vou analisar com calma depois e se e agradar acrescentarei nos links do post ok?
      Grato pelos elogios ao meu blog.
      Bom, sou formado em Design de Interiores pela Unopar mas já atuava na área bem antes de fazer o curso.
      Minha atuação profissional está cada dia melhor graças a Deus e ao meu empenho e profissionalismo.
      abs e sucesso.

  118. Olá Paulo, parabéns pela iniciativa do blog, ele é muito bom.
    Eu trabalho com marketing e desde criança gostava de desenhar plantas, não fiz arquitetura pq eu achei a grade curricular bem chata. Como vc disse em algum dos seus posts. ” Se quiser construir casas faça arquitura”, e realmente não era isso que eu queria.
    Hoje trabalho na minha area e adoro, porém agora sinto que já posso me dedicar em estudar algo diferente.
    Não quero fazer curso de graduação, mas tb não quero fazer cursos livre, que não aprendemos nada.
    Fiz uma pesquisa e achei tres cursos tecnologos interessantes, porém com grade curricular diferentes: Senac, Abra e Anhembi. Vc poderia me indicar qual destes é mais interessante para fazer. E se existe outro. Estou em SP.

    Novamente parabéns pelo blog.

    abs Karina Buccelli

    • Karina,
      bom, até onde sei o do Senac é técnico (médio) e não tecnológico (superior).
      Entre Abra e Anhembi, prefiro Anhembi até mesmo pela infra-estrutura disponibilizada pela instituição.
      Existem sim vários outros e até mais novos, com matrizes remodeladas atendendo melhor às características do perfil profissional exigido hoje em dia e o da Anhembi é um deles. Mas estou bem sem tempo para pesquisar isso e não é só você que me cobra isso como pode ver nos neste e em outros posts de meu blog.
      Mas creio que não irá se arrepender com essa escolha ok?
      abs e sucesso!

  119. Gostaria de saber se os cursos do SENAC Design de Interiores são reconhecidos pelo MEC como tecnólogo.
    Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pelo site. Muito útil por sinal.

    Grata,

    Rose

  120. Olá Paulo!
    Parabéns pelo excelente site! Eu estou cheio de dúvidas, e muitas delas estou tirando aqui com as suas dicas e seus comentários.
    Sou graduado em sistemas de informação, mas na me identifiquei com o curso, sempre gostei da parte de arquitetura, mas nao para construçao de casa, gosto de desenhar e de ambientação.
    Bem, sou do interior tenho intenção em morar em Joao Pessoa, pretendo fazer um curso de DI, percebo que é a area que me identifico, pelos comentários o curso do cefet e muito bom, mas ai terei q aguardar porximas seleçoes, dando uma olhada na net vi q tem um curso no Instituto Aprenda Mais (http://www.aprendermais.com.br/tec_designinteriores.php?curso=tec), poderia dar uma olha me dar alguma sugestão.

    Tenho muitas dúvidas tb relacionadas ao mercado de trabalho, como esta?

    • Eduardo,
      nao conheço essa instituição, achei o site bastante fraco, sem informações sobre a instituição, sem apresentação de matriz curricular, corpo docente, infra estrutura do curso e da instituição. Prefiro não opinar.
      Sobre o mercado está aberto e crescendo. Cabe ao profissional entrar, menter-se e crescer.
      abs e sucesso.

  121. oi moro na paraíba e passei para o curso de tecnologia de desing de interiores,mas tenho muitas duvidas com relação ao mercado aqui no meu estado ,não quero perder tempo com algo que depois não me dara retorno…………..quero muito saber a opinião de um profissinal da area.o desing de interiores,tem traballho, aqui na paraiba?quais as possibilidades?

    abraços

    • Marciana,
      como ja coloquei diversas vezes é muito complicado eu falar de um mercado que não conheço como está. Moro bem distante de sua terra, fica difícil. Porém saliento que se está entrando na área pensando em “perder tempo com algo não lucrativo” como coloca em seu comentário sugiro então que reveja seus conceitos e nao caia na besteira de fazer algo que nao goste apenas porque ganha bem com isso… veja que será profissionalmente infeliz… isso serve para todas as areas.
      abs e sucesso.

      • Oi Paulo moro em florianópolis e me matriculei no curso tecnólo de design de interiores no senac prainha duração de 2 anos,que começa em junho, gostaria de saber qual sua opinião sobre o curso.

  122. oi moro na paraíba e passei para o curso de tecnologia de desing de interiores,mas tenho muitas duvidas com relação ao mercado aqui no meu estado ,não quero perder tempo com algo que depois não me dara retorno…………..quero muito saber a opinião de um profissinal da area.o desing de interiores,tem traballho, aqui na paraiba?quais as possibilidades?

    abraços

  123. Prezados,
    discordo quando falam que o curso à distância é para preguiçoso.Quando temos filhos ou moramos longe de alguma faculdade que é onde tem o curso desejado,estudar fica mais difícil e os cursos à distância vieram resolver esses transtornos uma vez que hoje em dia dispomos de tecnologia para isso e uma vez que temos que ir nas unidades para a realização de provas não tem muita diferença do curso presencial.
    Tem alunos que estão na faculdade presencial e simplesmente parece que nem existem, seja por timidez ou desinteresse.A diferença de quem faz um curso à distância é dar o melhor de si,uma vez que não pode estar no curso presencial e como eu já disse antes , quem vai decidir se esse aluno merece ou não concluir o curso , são as provas feitas nas unidades abilitadas.
    Estamos no século XXI . Se temos internet,video conferencia e vontade de aprender,digamos sim aos cursos à distancia.

  124. Oi Paulo,

    Estou querendo iniciar o curso de DI no Instituto Aprender Mais (técnico) em João Pessoa. A carga horária é de 1.200 h/a. O que vc acha???
    Desde já agradeço!

  125. Paulo, eu acho que to no caminho certo! gosto muito de desenhar de trocar as coisas de lugar, de escolher as cores em casa, eu mesmo que faço as pinturas, de dar harmonia ao ambiente e gosto sempre de inovar, de criar. Você concorda comigo que essa é minha área?

  126. Olá paulo, eu não sabia desse curso e achava que gostava de arquitetura mas achava muito complexo e fiquei vasculhando até que encontrei o curso de design de interiores e só via mulheres, mas é isso que quero não paro de pensar mas nisso, olho todos os dias na internet em busca de informações sobre o curso, poxa você me ajudou muito. muito obrigado.

  127. Bom eu to no terceiro ano do ensino médio e sou apaixonada por designer, queria MUITO fazer a faculdade UFRJ mas queria saber se para engressar eu preciso fazer um prova de desenho . Me ajuda pois isso é a única coisa que me impede pra tomar minah decisão !

    • Brenda,
      sim, tem o THE (teste de habilidade específica) na UFRJ com prova de desenho. Pena que nos outros cursos pelo país isso não seja uma exigência para ingresso pois certamente elevaria o nível dos cursos.
      abs

  128. Olá, Paulo!

    Gostei muito, muito mesmo de todos esses seus esclarecimentos sobre os curso de DI!
    Sabe, tenho muitas dúvidas, pois todos os meus testes vocacionais sempre resultam em arquitetura, teatro ou coisas do tipo…eu amo essa área, e quase fiz arquitetura, mas o que me impediu foi a Matemática… Acabei iniciando Letras- Inglês, por falta de opção na minha cidade, e gostei muito, mas tive que me mudar aqui pra Maceió e não pude me tranferir. Agora, estou pensando em trancar mesmo meu curso de Letras, e tentar o DI, já que um curso mais específico pra mim.
    No IF-AL aqui de Maceió tem o curso superior técnico em DI e eu fiquei muito animada! Mas as dúvidas continuam…não sei se decoração seria mais o meu forte do que DI…
    E a minha
    E a pergunta que sempre me atormenta é: tem muito cálculo?? Eu sei que cálculo é necesssário, mas eu tenho um certo “trauma” com isso e tenho medo que isso me atrapalhe…
    O que você me sugere??

    Abraço.^^

    • bom Debby,
      você citou interiores, teatro, etc… baseado nisso, creio eu que a melhor opção para você seja Design de Interiores/Ambientes pois poderá trabalhar nessas áreas sem problemas.
      Sobre cálculos, tem sim, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças ok?
      abs e sucesso

  129. OLÁ PAULO ADOREI TUDO QUE PESQUISEI,PARABENS MINHA DUVIDA É Q ESTOU QUERENDO FAZER UM CURSO DE DESIGNER DE INTERIORES AQUI EM SALVADOR MAS ESTOU EM DÚVIDA CRUEL POIS ME FALAM Q A EBADE É ANTIGA E CONCEITUADA,PESQUISO E VEJO MAIS INFORMAÇÕES NA UNIJORGE,UNIFACS…MESMO ASSIM ME FALARAM Q A EBADE EU CONSEGUIRIA ENTRAR MAIS RAPIDO NO MERCADO DE TRABALHO O QUE FAÇO?

    OBRIGADA,

    NELMARE

    • Nelmare,
      O melhor é você pesquisar a realidade local. Conversar com empresários ligados à área e profissionais formados pelas citadas.
      abs

  130. Olha, tudo oq li aqui me esclareceu mtas coisas! te parabenizo por esses esclarecimentos, aposto que vs tenha ajudado mtas pessoas. Eu queria saber só uma coisa, em SC voce só encontrou em Rio do Sul e Florianópolis?

  131. oi paulo sinto vontade de fazer Design de interiores mas estou sem norte gostaria de sua ajuda more em de recife no senac tem o básico só isto basta? estou no aguardo

    um abraço

  132. Olá, acabei o terceiro ano em 2008 e estou tentando entrar na faculdade de design de intrior. Porém, está complicado entrar na federal – UFPE – ( único lugar onde o curso é oferecido gratuitamente) e venho pesquisando outras opções. Encontrei o curso de DI na Faculdade Boa Viagem e na Faupe, como graduação e no senac como curso tecnico. Gostaria de saber qual seria a melhor opção de faculdade, e também, se é mais válido um curso técnico do que um superior?!
    Obrigada

    • Eduarda,
      indicar qual é a melhor fica complicado pois não as conheço.
      Porém sobre qual curso fazer posso te afirmar com certeza de que o superior é infinitamente melhor que o tecnico.

  133. Olá,
    Sou graduanda em Design de Interiores pelo Cefet, atualmente Ifal, de Alagoas. Devo ressaltar o ótimo ensino nas faculdades federais, a competência de todo o corpo docente e o empenho que os mesmo sempre buscam quando trata-se de qualidade de ensino. E como você mesmo disse, o aluno é quem faz a faculdade, colocando seu esforço e dedicação como prioridade, já temos muitos profissionais no mercado de trabalho que seguiram para diferentes áreas, e graças a Deus, todos bem sucedidos em suas escolhas.

    Um abraço.

  134. Oi Paulo,
    gostaria de saber se o curso
    sa ibdi e técnico ou tecnologo?
    pois gostaria muito de fazer um curso
    de design de interiores mesmo a distancia
    pois sou do interior do es….
    Obrigado.

  135. OLá,Gostaria de saber se nas disciplinas dentro do curso de design de interiores esta a matemática !? andei pesquisando sobre design de interiores e gostei muito,mas estou preocupada com isso !!

    • Marília,
      a matemática está presente em praticamente tudo no nosso dia a dia, é so questão de pecepção. No curso existe sim matemática por causa de alguns cálculos necessários para os projetos, no entanto não são nenhum bicho de sete cabeças, fique tranquila.
      abs e sucesso.

  136. Ola, seu blog é o máximo
    Bem eu estou no terceiro colegial, e ano que vem vou me formar estou com muita dificuldade em encontrar alguma profissão, me identifico muito bem com Designer de Interiores. Como voce já disse, arquitetura é para quem quer construir, e eu não gosto muito de mexer com isso.
    Bem eu estava pesquisando na internet e gostaria de saber todo o processo ou sequencia para me tornar uma boa profissional, por exemplo:
    { curso tecnico ~> curso tecnologico ~> curso sequencial ~> curso politecnico ~> graduação }

    Bom enfim, queria saber se existe Faculdade de Designer de Interiores ou é apenas curso?

    Beijos
    Érica

    • Olá Erica,
      bom, como você está iniciando a sua vida acadêmica (superior) aconselho optar por um curso de formação superior. São bem mais completos e complexos e te dão maiores possibilidades de atuação profissional.
      Hoje já temos no brasil três modalidades de ensino superior em Design de Interiores: sequencial, tecnólogo e graduação, além de especializações. Se puder, opte por uma graduação.
      E sim, estes cursos superiores, independente do nivel, são faculdades de Design de Interiores devidamente registrados e reconhecidos pelo MEC.
      abs e sucesso.

  137. wowwww, desculpem a demora mas final de ano as coisas ficam mais complicadas ainda
    vamos lá:

    Izabele,
    tudo depende do que vc pretende focar…
    criatividade é essencial creio eu que não só nesta área, mas aqui sim ela é bastante exigida.. será o seu diferencial. Quanto a como desenvolvê-la, existem métodos e técnicas para isso, fique tranquila.
    Sobre maquetes, como falei, depende do seu foco profissional. Você pode vir a se especializar nisso e futuramente trabalhar apenas com isso. Ou pode deixar que outros façam as que você precisa. Mas no curso você terá aulas disso e verá que não é tão dificil quanto parece.
    Sobre calculos, tem alguns sim. Mas fique tranquila que não é nenhum bicho de 7 cabeças ok?
    abs e sucesso.
    .
    Barbara,
    Dependendo da área que vc já fez, o curso tecnico pode ser uma boa opção.
    Agora, se você é de uma área diferente e estranha a esta, seria interessante você optar por um tecnológico (nivel superior). Mas os cursos do Senac tendem a ser muito bons. Não conheço o daí de Santos para opinar.
    abs e sucesso.

  138. Olá !!!! Não queria ser chata , mais eu já tinha mandado um e-mail para você ( dia 6 DE DEZEMBRO ) e até hoje você não me respondeu . Queria muito sua colaboração e resposta :) .
    é sobre o design: é preciso gostar de calcúlos e ser bem criativa ( e o desenho ) conforme a pessoa for estudando vai aprendendo ???

    Obrigada pela a atenção !

  139. Olá Paulo,pretendo fazer o curso de design de interiores no SENAC de Santos-Sp em 2010,e gostaria de te perguntar se vc conhece o SENAC ,se seria uma boa escolha.
    Como já fiz uma faculdade em outra área (quatro anos..),eu preferia encarar esse curso técnico.Agradeço aqui, pela sua atenção, em responder e tirar as nossas inúmeras dúvidas.
    Obrigada,

  140. Olá !!!!
    Queria muito tirar minha dúvida , pois ainda estou no ensino médio e estou indecisa e a procura do curso … E estava bastante curiosa sobre o curso de design de interiores . Eu conheço várias pessoas que fazem o curso no cefet-pb , e dizem que é muito bom , porém não sei se eu quero fazer. E queria saber de você se para fazer o curso de design é obrigatório ter CRIATIVIDADE e gostar de fazer maquetes e ter jeito para imaginar e criar coisas ? e também é necessário GOSTAR bastante de cálculos ? Pois eu não odeio , mas eu sei e gosto de cálculos…
    E estava pensando em fazer ARQUITETURA , porém andei pesquisando e notei que é muito cálculo e tem que terum “dom” pra coisa. hehehe , saber desenhar ….
    Mais espero que você me entenda e me responda. estou bastante anciosa com a sua resposta !

    Obrigada até mais .

  141. Oi Lilian,
    realmente é um curso técnico, de nível médio.
    É preferível que você busque um de formação superior (graduação ou tecnológico) pois são mais amplos e completos.
    abs

  142. oi Paulo,

    Gostaria de saber se designer de interiores é a mesma coisa de decoração? Quero começar ano que vem, pois sou apaixonada por decoração e quero saber se é realmente designer de interiores que tenho que fazer, ou existe somente decoração? E na sua opinião o curso de designer de interiores da UNINOVE é realmente bom?

    Abs.

  143. Olá,
    Sei que a educação a distância tem ainda muito pré conceito por falta de informação, porém como já estudei Design de Interiores de forma presencial e a distância, eu recomendo sim.

    Inclusive se meu filho fosse operado por um médico que estudou a distância, eu faria sim a operação, pois hoje os meios tecnólogicos são tão bons ou melhores que o presencial, a metodologia é dinamica e interativa, além de participativa. O aluno que estuda a distancia também tem um perfil pró ativo, e todos os cursos de formação tecnica ou superior tem sim aulas presenciais para a avaliação do aluno (além de ser obrigatorio pelo MEC), além de que na escola que estudei tem também professores a disposição dos alunos de forma presencial para tirar dúvidas, assessorar, etc a hora que o aluo quiser.

    Na hora de contratar um profissional, os clientes querem alguem que entenda seu gosto e adapte as necessidade com bom gosto, estetica e funcionalidade e que deixe-o feliz. O cliente nao vai contratar você pelo seu diploma!

    Portanto eu recomendo.
    Ah, se quiserem dica, entrem no site do ibdi. Lá a gente aprende também a ter atitude!!
    valeu!!

    • Patrycia,
      conheci o material do IBDI e duas pessoas que fizeram o curso lá. Realmente esta escola tem sim competencia para oferecer cursos à distância.
      Isso eu ja percebi desde o ano passado.
      Quando falo em cautela com relação a cursos à distância refiro-me àquelas escolas de esquina que cada dia mais e mais aparecem por aí enganando as pessoas.

  144. Oi Paulo, tudo bem?
    Procurando sobre cursos de Design de Interiores achei seu blog e adorei. Me esclareu várias questões sobre a área.

    Me formei há dois anos em Arquitetura e Urbanismo mas sempre gostei muito da parte de acabamentos, escolha de mobiliário, cores, texturas, luz….
    Então decidi fazer Pós-graduação em Design de Interiores. Estou morando em São Paulo (capital) e sei de 3 instituições que oferecem esse curso: Senac, IED e FAAP.

    Conheci uma arquiteta que iniciou o curso no Senac mas não gostou e parou no 2º mês de aula…. Estou em dúvida sobre a qualidade dos cursos. Qual seria o mais completo? Será que você pode me ajudar?

    Obrigada,
    Lú Momtéro

    • Olá Lu,
      se tiver condições, escolha o do IED sem medo. Certamente é o melhor de todos tanto pela matriz curricular quanto pelo reconhecimento.
      sucesso!

  145. Oie!!!
    Parabens!!!Paulo pelo seu blog…gostei Muitao!!!
    atualmente estou morrando em Goiania,e me identifique no curso de design de interior + tenho muitas duvidas aonde fazer,entre no http://www.fav.ufg.br + nao achei nada de interesante por la nem como me escrever.ai me escrevi na faculdade Cambury irrei fazer a prova nesse mes, + ainda estou em duvida se na Cambury e boa msm.vc pode me ajuda ou me indicar outras aqui em gyn;por favor…Obrigadu…

    • Sara,
      olhei as matrizes dos dois cursos e senti falta de maior especificidade com relação à projeto. Procure questionar onde estão, dentro das matrizes, as disciplinas específicas em projeto, aquela que você terá de desenhar não apenas um móvel mas sim o ambiente todo.
      e qualquer forma, achei o da Cambury mais interessante pelos tópicos apresentados, mais voltado para a formação empreendedora e mercado.
      abs e sucesso.

  146. Bruna,
    O curso da Anhanguera eu so conheço pelo site. Aparentemente é bom sim.
    Bom, sobre cursos técnicos à distância nao sei bem como te ajudar pois desconheço os mesmos.
    Te o IBDI que tem cursos à distância, de uma olhada no site deles ok?
    Grato pelos elogios.
    abs e sucesso.

    Ricardo,
    A colocação no mercado vai depender de como você quer levar a sua carreira. Como profissional autonomo, como vendedor especializado…
    O sucesso em ambas só vai depender de você mesmo. De seu empenho, força de vontade, etc.
    Faz tempo que nao vejo e abriu algum curso novo aí em Curtiba, por isso só presento duas universidades daí.
    Das duas, como não conheço a Unicuritiba pessoalmente, prefiro indicar a Uniandrade.
    abs e sucesso.

  147. Em primeiro lugar parabens pelo blog.
    Observando com mais cuidado, percebi que esse curso de design de interiores realmente é bem legal.
    Tenho 27 anos e até agora não consegui fazer um curso superior devido as dificuldades da vida, comecei mas tive que parar o curso de Adm.
    Após formado nesse curso de design de interiores, pra conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho é dificil??? Uma vez que não estou no ramo, sou vendedor.
    resido em curitiba, aqui qual o melhor faculdade?

    Grato

  148. Olá Paulo!
    Estou meio perdida, pois fazia faculdade de Publicidade e Propaganda, mas parei por motivos financeiros, e agora quero voltar a estudar. Mas preciso de um estudo que me ajude a arrumar um bom emprego, e com isso, estou pensando em fazer DI na Anhanguera (santo andré), porém, quero intensificar meus estudos e estou pensando em fazer juntamente com a faculdade um curso técnico, mas não consigo fazer nenhum presencial, você me indicaria algum? O que você acha?
    Uma outra pergunta que tenho é se você sabe me dizer se a Anhanguera é uma boa faculdade para DI, pois não quero investir em algo que não me dê retorno.
    Obrigada!
    A proposito, ameii o seu blog!!! =)

  149. Kennya,
    no seu caso sou forçado a indicar um curso à distância. Digo forçado pois por ser um curso bastante técnico creio ser difícil realiza-lo à distância.
    No entanto, como você ja trabalha dentro de uma loja de materiais de construção e tem seu pai junto, provavelmente entende – ou fica facil tirar duvidas – sobre plantas, cortes, detalhamentos, etc.
    Uma boa dica é o curso do IBDI, procure no Google ok?
    abs e sucesso!

    Mila,
    a Panamericana é uma das mais antigas e tradicionais escolas de design aqui do Brasil. É respeitada e seus cursos são sempre muito bem aceitos no mercado de trabalho.
    abs e sucesso!

  150. Olá, gostaria de saber qual é a sua opnião sobre a Escola Panamericana, e se o curso de DI que ela oferece é bem visto pelo mercado. Moro em São Paulo, e há um certo tempo venho procurando por faculdades que tenham o curso, a melhor colocada é a Belas Artes, mas é muito cara.
    Gostaria de saber a sua opnião e algumas dicas de faculdades daqui de sampa, tirando a Anhembi, a FMU, a FAAP e a Belas Artes, há alguma outra bem conceituada ?

  151. Olá Paulo,tudo bem?
    Meu pai tem uma loja de material de construção e atualmente estou trabalhando com ele.Queria fazer um diferencial e andei pensando em fazer Design de Interiores,pois dessa forma poderia ajudar e muito os nossos clientes.O problema é que moro em Timóteo(interior de Minas Gerais)e aqui não tem nenhum curso na área,aliás, tem Arquitetura,mais não interessei,mesmo porque,aqui já tem muito arquiteto.Será que você poderia me dar uma luz,uma idéia do que eu poderia estar fazendo para entender do assunto,aperfeiçoar e crescer nesse ramo?
    Muito obrigada,um grande abraço!
    Em tempo:Gostei muito do seu site.Parabéns!

  152. Boa tarde,

    Sou estudante de arquitetura e minha irmã Quer ingressar no curso design de interiores. Gostaria de saber qual a diferença do curso de design de interiores técnico da formação superior, me refiro na prática, para trabalhar e não a grade curricular ou carga horária. Existe alguma limitação ao profissional que fez apenas o curso técnico e não uma formação superior, e quanto a concursos ambos podem participar?

    Muito bom seu site…parabéns, eu indico!

    • Marlyn,
      na prática isso ainda não está bem definido pesar de que academicamente já. Isso se deve à falta da regulamentação profissional e de uma associação, que de profissional nao tem nada.
      Na verdade, não tem como falar sobre isso sem expor as diferenças acadêmicas entre os cursos, pois são através delas que formatam-se as atribuições.
      Tudo vai depender da formação que ela vai receber pois os cursos são diferentes mas de um modo geral, existem coisas que ela não poderá fazer, como por exemplo, alterações na arte hidráulica/eletrica entre outros.
      Os consursos, vão depender dos editais: se solicitação for “ensino superior” (que a maioria pede – ela dança.
      Espero ter ajudado.
      abs, sucesso às duas e grato pelos elogios!!

  153. Bom, Primeiro , nao julgue as pessoas que fazem curso a distancia com preguiçosos, as vezes a pessoa tem um sonho em se engressar em uma faculdade, mais tem filhos, trabalha, e nao pode se dedicar o tempo integral.
    Porque nao um curso a distancia.
    Só uma dica, Obrigada!

    • Não julgo ninguém de nada, apenas não vejo com bons olhos a formação à distância em áreas técnicas, especialmente para pessoas que vem de outras áreas. É aquele caso: você entegaria seu filho para ser operado por um médico que fez seu curso à distância? Eu não!

  154. Oi Paulo, gostei muito do seu blog e seus esclarecimentos quanto a profissão. So formada em Aministração,porém depois de ter filho( ela tem 2 anos e meio) não trabalho, sempre gostei muitooooooooooooo da área de decoração e pelo que fiz na minha casa recebo sempre muitos elogios e incentivos de seguir na área de design de interiores. Ponto 1: qual o melhor curso em Salvador? Ponto2:Quais as habilidades reais para ser um design de interiores? O curso de decoração UFBA vc conhece? EBADE? Agradeço pelas respostas e parabenizo pelo seu trabalho.Grande abraço,Michelle

    • Olá Michele, vamos por partes:
      Se você gosta e “leva jeito” já é um bom sinal. Porém isso só não basta e faz-se necessária uma formação que, pelo visto você já está atrás. Parabéns por isso!
      Respondendo:
      1 – esta lista apresentada por mim já tem algum tempo. Procuro atualiza-la sempre que possível. Sobre o curso da UFBA, apesar de não conseguir acesso à maiores informações, percebi tratar-se de um curso forte (graduação, 3 anos e meio). Isso pressupõe um curso de bom nível, especialmente por estar dentro de uma Federal.
      Já o da EBADE é técnico (nível médio). Se tem a possibilidade e condições, opte sempre pela maior titulação, no caso, o da Federal.

      2 – as habilidades principais que eu vejo são: gostar do que faz, especializar-se constantemente, estar aberto ao novo, saber receber e lidar com críticas, ser curioso, questionador e contestador.

      Creio que é isso.
      abs e sucesso!

  155. Shana,
    no teu caso seria interessante então conseguir um estágio em algum escritório de arquitetura ou design aí da tua cidade para reforçar pontos que podem ficar dúbios pelo fato do curso ser à distância.
    abraços e sucesso!

  156. obrigada pelas dicas, na minha cidade soh tem curso de artes plasticas, como nao tenho condicoes no momento de ir morar em outra cidade estou procurando algo a distancia e achei nas tuas dicas, lugar aqui no sul mesmo, sou prof de ed fisica com pos graduacao, no entanto o meu mundo eh muito mais colorido, organizado e mistura o novo ao retrô. tuas dicas de sites foram valiosas!

  157. Juliana,
    saber não é necessário uma vez que você irá aprender durante o curso. Mas se você puder entrar no curso já sabendo alguma coisa, melhor.
    abs e sucesso

  158. Olá..
    muito interessante todas as coisas que você escreveu, mas ainda tenho uma duvida, é necessário já saber desenhar para fazer este curso? Estou terminando o colegial, e ainda com muitas duvidas a respeito da carreira a ser seguida, mass me interesso muito em fazer design de interiores, mas tenho medo de não ser uma boa profissional por ainda não ter facilidade para desenhos. Obrigada ! =)

  159. Priscila,
    tarefinha árdua essa rsrsrsrsr difícil dizer “qual é o melhor” pois pela matriz são cursos com focos diferentes e me faltam os ement´rios para saber exatamente o que cada disciplina quer dizer.
    No meu ponto de vista, o da Uniplan foca muito na administração – bom por um lado pois forma administradores também, mas ruim por outro pois perde-se muito tempo com essas disciplinas que poderia ser aproveitado com coisas mais importantes à prática profissional.
    Já o da Unieuro, tem uma matriz mais focada no Design mesmo e faltam elementos administrativos.
    Fica complicado analisar dessa forma.
    Seria interessante você ir nas duas faculdades e conversar pessoalmente com os coordenadores e alunos dos cursos, dar uma olhada em trabalhos realizados e expostos, conversar também com profissionais já formados por estes cursos ok?
    abs e sucesso.

  160. Mariana,
    sue pergunta não foi precisa portanto vou responder à duas possibilidades para a mesma:
    1 – se você se refere aos conhecimentos necessários antes de entrar para o curso ressalto novamente que todo e qualquer curso em desenho (perspectiva, mão livre, cores, observação, etc) são válidos e te ajudarão muito no curso superior. Outros relacionados à área (arte, materiais, iluminação, etc) também são uma boa indicação.
    2 – Se você se refere às disciplinas específicas do curso, acesse esse link:

    https://www.siga.ufrj.br/sira/temas/zire/frameConsultas.jsp?mainPage=/repositorio-curriculo/9BAE5720-92A4-F713-002D-7A106BB1F77A.html

    Aqui estão elencadas todas as disciplinas do curso.
    abs e sucesso!
    .
    Giane,
    Cursos técnicos são razoavelmente bons, porém deixam o profissional limitado em diversos assuntos e conhecimentos.
    Se você tem a possibilidade de fazer o superior, opte por este então direto. O tempo que você gastaria fazendo os dois, você pode aproveitar para fazer outros cursos extras ou então uma pós futuramente. Com isso terá um currículo bem mais cheio e melhor para o mercado de trabalho ok?
    abs e sucesso!

  161. Bom dia Paulo! Moro em Recife e ainda não temos o curso superior de designer de interiores, porem temos o técnico na escola téc. Prof. Agamenon Magalhães(ETEPAM).Você conhece? Fiquei muito feliz quando apareceu esse curso técnico aqui. Tenho parentes em Aracaju e descobri que lá existe curso superior com duração de dois anos na faculdade UNIT. Bom, li alguns depoimentos e por sua esperiência, gostaria de ter sua opinião se seria viável fazer o curso técnico e depois o superior ou ir direto para o superior? Confio na sua opinião, podes me ajudar???

  162. Pretendo fazer faculdade de composição de interiores na UFRJ. Gostaria de saber se pode me informar quais as principais matérias que o curso requer.

  163. Anelise,
    se seu curso for tecnológico ou sequencial, você tem o direito, por lei, de frequentar qualquer especialização latu senso (especializações). Se seu curso for bacharelado ou licenciatura você pode ir para as pós strictu senso (mestrado e doutorado).
    Na nossa área é comum os profissionais buscarem especializações em gestão, ergonomia, ecodesign, iluminação, móveis entre outros… Tudo vai depender do que você quer fazer.
    abs

  164. Julia,
    dê uma pesquisada nos Politécnicos.
    A vantagem dos cursos no exterior é que os mesmos são reconhecidos internacionalmente ao contrário dos nacionais. Daqui, até onde eu sei, o único reconhecido pela IIDA é o do IED, de São Paulo.
    Quanto a cursos na região de Campinas, desconheço a existência de algum por aí.

  165. Olá Paulo.

    Parabéns, neste blog encontrei todas as respostas para as minhas dúvidas.
    Vou começar fazer a faculdade de DI. Estou em dúvidas. FMU, Unicid ou Unia.
    Mas com certeza a que eu escolher, me dedicarei e serei uma ótima profissional.
    Oque que quero saber é: depois que me formar, qual curso de pós graduação posso fazer, em qual área. Ainda vamos nos falar muito…Obrigada !!!

  166. Paulo, Bom dia!
    Meu nome é Julia, moro em Campinas/SP…gostaria de saber se aqui em campinas tem alguma faculdade boa de design de interiores/arquitetura, tem alguma que vc conhece e me indicaria? Dei uma olhadinha nas faculdades de São Paulo que vc disse que são muito boas não?
    Estou ainda em dúvida se faço faculdade de arquitetura ou design…pelo que eu vi nos posts acima me indentifico mais com espaços de interiores e não criar projetos arquitetonicos, mais também posso fazer a faculdade de design e depois de arquitetura não acha?

    A respeito de fazer faculdade fora do país? Dei uma olhadinha na internet e vi alguns cursos e especializações fora do pais:

    * Netherlends Architecture
    Institute (NAI) – Roterdam – Holanda

    * The interior
    Design School – Londres – Inglaterra

    * Éscole de couleur – Paris – França

    Conhece mais algum legal? o que vc me diz a respeito? como que funciona? O período? vc sabe? Me indica?

    OBS: Adorei seu blog, super interessante, está de PARABÉNS!

    Obrigada.
    Um abraço e uma ótima semana…
    Julia

  167. Paula,
    só pelo que você ja vem passando e superando e está aí disposta e com sonhos vivos, pulsando em sua mente e coração, tenho certeza de que dará conta sim.
    Vai ser puxado? Sim vai ser sim, mas temos sempre de nos lembrar que tudo o que vem facil vai facil… ou ainda aquele ditado popular que diz que “a goiaba roubada do vizinho é mais gostosa que aquela comprada”. Quero dizer com isso que todo esforço é válido e certamente recompensado.
    Sucesso enorme para você e votos pela saúde de sua mão.
    Diga a ela isso: Não temas, crê somente!
    Foi ELE quem mandou isso ok?
    Fique com Deus!

  168. olá Flavia,
    bom, olhando as matrizes dos tres que cito ali em cima o melhor é o da IESB. Porém temos de prestar bastante atenção à prática mesmo, o dia a dia do curso. E isso eu nao conheço pessoalmente de nenhuma das tres citadas.
    Todos são tecnológicos, de dois anos.
    Desejo todo sucesso a você nessa nova empreitada ok?
    abs

  169. Oi Paulo ! Interessantíssimo este espaço e a forma como você divide seu conhecimento. Parabéns e muito obrigada.
    Estou interessada em fazer um curso superior de Design de Interiores, sou formada em matemática e Pós graduada em Matemática tbm, mas sei que a área que faz com que meus olhos brilhem é a de Design de Interiores.Olhei as faculdades aqui de Brasília-DF e gostaria que você fizesse uma avaliação nas disciplinas e carga horária das faculdades que oferecem o curso aqui no DF. Dessa forma quero ter sua ajuda pra escolher o “melhor” curso aqui no DF e com fé em Deus ingressar nesta área que sempre foi meu projeto de vida mas que só agora posso investir.
    Muito obrigada !! Estou ansiosa por sua resposta…

  170. Oi Paulo! Interessantíssimo este espaço e a forma como você divide seu conhecimento.Muito obrigada.
    Estou interessada em fazer um curso superior de Design de Interiores, sou formada em matemática e Pós graduada em Matemática tbm, mas sei que a área que faz com que meus olhos brilhem é a de Design de Interiores.Olhei as faculdades aqui de Brasília-DF e gostaria que você fizesse uma avaliação nas disciplinas e carga horária das faculdades que oferecem o curso aqui no DF. Dessa forma quero ter sua ajuda pra escolher o “melhor” curso aqui no DF e com fé em Deus ingressar nesta área que sempre foi meu projeto de vida mas que só agora posso investir.
    Muito obrigada !!

  171. Olá, tenho 33 anos de idade e há 15 anos não estudo. Tenho 2 filhos (9 e 11 anos) para auxiliar nos estudos, casa, marido, minha mãe com câncer está morando comigo (só tem a mim).. mas estou para entrar na faculdade de Design de Interiores, estou super crua com respeito a desenho e perspectiva… e ainda por cima a idade que já é um pouco avançada. Li todos os seus comentários e me ajudou muito, mas essa pergunta ainda ninguém fez parecido, a não ser o Cláudio Cintra, mas ele é homem né!? Mas ninguém tem um viver igual ao do outro não é mesmo?! Pois então, que me diz? Apesar de eu ser esforçada, acha que é possível dar conta? Ah.. você realmente é nota 1000!! Deus continue te abençoando no trabalho e em tudo que fizer. Abraços.

  172. Oi Paulo,estou no 2 nao do EM e sempre quis fazer design de interiores,mas não há na minha cidade (Recife) o curso,eu queria fazer o curso da UBC,pois tenho família na cidade e fica mais acessível* para mim, enfim queria saber se o curso na universidade é recomendado.

    Beeijos e aguardo resposta!

    • Gabriela, refere-se ao da Bras Cubas em Mogi das Cruzes?
      não consegui acesso ao ementario e matriz curricular mas por ser um curso de 3 anos acredito ser bom sim.
      abs e sucesso.

  173. Olá, Boa tarde!

    Gostaria muito que você me ajudasse a me encontrar, pois me identifico muito com Design de interiores mas não sei onde fazer.
    Moro em São Luis-MA, mas aqui acho que só encontro esse curso no Uniceuma, porém a parcela está um pouco alta e queria muito que você me informasse se por aqui tem outro lugar que eu possa fazer este curso.

    Obrigada!

  174. eu gosto de design de interior mas também já ouvi falar muito sobre arquitetura. gostaria de saber um pouco sobre os dois. e gostaria de saber onde posso fazer design de interiores (caso seja essa a escolha) no vale do paraiba ou o mais próximo possível.
    seu site é mto bom! esta de parabens!!!

    • Amanda,
      se você quiser construir faça arquitetura
      se você quiser melhorar, adaptar, corrigir os ambientes para o usuário, faça design de interiores.
      Quanto a indicação de cursos aí na tua região, sinceramente nao sei pois esta lista de cursos que fiz ja tem algum tempo e depois nao tive mais tempo de atualiza-la acrescentando novos cursos.
      abs

  175. Chiara,
    como eu sempre digo, opte sempre pela maior titulação, neste caso, os tecnológicos e graduações pois são de nível superior.
    Suas matrizes curriculares são bem maiores, compreendem mais conhecimentos e sua formação será mais completa. Logo, a sua área de atuação será mais ampla ok?
    abs e boa sorte.
    .
    Luciana,
    não temos um Conselho Federal pois a profissão não foi regulamentada ainda. Muito por culpa da própria ABD que, como você mesma colocou, não passa de uma associação que não tem direito de obrigar ninguém a associar-se a ela.
    Pode trabalhar tranquilamente sem se preocupar com CREA e outros pois, uma vez que não nos aceitam dentro dos associados, não tem poder jurídico algum sobre nossa atuação profissional.
    abs.
    .
    Susa,
    se a área que vc seguiu não tem relação com Interiores ou arquitetura é melhor que você faça um curso superior a uma pós. As pós servem como aperfeiçoamento para profissionais que já atuam na área e não como aprendizado para quem quer começar ok?
    abs.
    .
    Daniele,
    as dificuldades do mercado de trabalho sao comuns à todas as outras áreas. Isso depende de cada profissional e a sua postura diante do mesmo.
    abs.

  176. Ola Paulo, estou louca p fazer designer, mas tenho medo de nao conseguir um trabalho!!!! M e orinte por favor! ja quero começar agora em agosto! Bjs e responda no meu e-mail por favor!

  177. Oi Paulo,
    Fiz ensino médio técnico, umas das opções era design. Acabei optando por outra área e me arrependi. Acabei fazendo faculdade na área que já trabalhava. Agora mais estável, gostaria de seguir a carreira que antigamente queria mas pesquisei e não encontrei superior ou pós nesta área em Joinville/SC. Aqui tem um curso técnico de design de interiores. Fiz um curso na mesma escola de 2 meses sobre decoração, mas me decepcionei pois o professor não sabia passar para turma. Estou na dúvida se faço o técnico ou não. Será que você poderia ver o conteúdo do curso e dizer sua opinião? http://www.ibdi-edu.com.br
    Obrigada!

  178. Oi Paulo,
    Fiz ensino médio técnico, umas das opções era design. Acabei optando por outra área e me arrependi. Acabei fazendo faculdade na área que já trabalhava. Agora mais estável, gostaria de seguir a carreira que antigamente queria mas pesquisei e não encontrei superior ou pós nesta área em Joinville/SC. Aqui tem um curso técnico de design de interiores. Fiz um curso na mesma escola de 2 meses sobre decoração, mas me decepcionei pois o professor não sabia passar para turma. Estou na dúvida se faço o técnico ou não. Será que você poderia ver o conteúdo do curso e dizer sua opinião? http://www.ibdi-edu.com.br
    Obrigada!

  179. Olá

    Sou de Vitória-ES e fiz o curso técnico de decração há mais de 10 anos e estou rabalhando na área.
    Eu não me afiliei a ABD porqe é um associaçõ. Eu gostaria de saber qual é o conselho de classe dos decoradres, se exite algum ou se é junto com o Crea.
    Pedi a infrmação no Crea da minha cidade e eles me disseram que lá é somente para Arquitetos e não Decadores.

    O que faço?

  180. Olá Paulo,
    quero muito me tornar uma designer de interiores, porém venho fazendo pesquisas de lugares e estou muito confusa em relação a que caminho seguir, sendo assim gostaria muito que me ajudasse.
    Eu pesquisei sobre os cursos técnicos do Senac, ABRA e Panamericana, mas após ter lido seus comentários, gostaria de saber sua opinião sobre o que acha melhor fazer primeiro: um desses cursos (e qual deles considera o melhor) ou realmente fazer direto uma graduação como por exemplo o IED, Faap ou Belas Artes?
    Caso eu faça um curso técnico, como o mesmo é visto no mercado? O mercado exige mesmo uma graduação ou um curso técnico eu ja consigo trabalhar na área?
    Peço desculpas por tantas perguntas, mas é que venho de uma área bem diferente (sou advogada) da do designer e por isso, gostaria que alguém da área me orientasse que caminho seguir para me tornar uma designer de interiores bastante qualificada no mercado.
    Desde já agradeço pela sua atenção.
    Chiara.

  181. Bruna,
    nao sei te dizer sobre a qualidade dos cursos de arquitetura e nem sempre por ser mais cara é o melhor curso. O ideal é que você busque informações com profissionais da área de arquitetura aí da tua cidade ok?
    abs
    .
    Josimara, não estou sabendo de nada aí na tua região.
    abs
    .
    Lila,
    não consegui encontrar as informaçções sobre o curso no site indicado. De um modo geral, a Metodista tem fama de oferecer excelentes cursos, ao menos a de Sao Paulo.
    abs.
    .
    Fernanda,
    como sempre digo, opte pela maior titulação possível. 800 horas é pouco para um curso de Design. Se num curso tecnológico com mais que o dobro das horas desse as coisas já são complicadas e meio que atropeladas, com 800 deve ser infernal além de fatalmente não cobrir tudo o que tem de ser coberto com clareza e objetivo.
    No seu caso fica pior ainda pois você, pelo que entendi, quer ajudar seu marido numa industria moveleira o que denota que você terá de adquirir conhecimentos especifico em detalhamentos de mobiliários, coisa que fatalmente não acontecerá no curso por absoluta falta de tempo.
    abs e sucesso!
    .
    Alessandra,
    em Maringá, só no Cesumar mesmo. Mas o curso é ótimo!
    abs.
    .
    Rachel,
    eu conheço melhor o curso da Panamericana, seria injusto dizer que esse é melhor que o da Anhembi pelo fato de me faltar conhecimentos detalhados sobre o curso da Anhembi.
    abs.
    .
    Claudio,
    como você mesmo colocou, “correr atrás dos sonhos”. Se esta é a tua vontade, vá atras e realize-se.
    Com relação a conseguir trabalhar na área pois já está com 39 anos (minha idade), isso depende de cada um. Tem um monte de gente que sai da faculdade com seus vinte e poucos anos e nao consegue trabalhar por absoluta falta de perfil profissional e veia empreendedora, o que não é o teu caso pois estamos falando de um empresário, maduro, conhecedor do mercado, com varios contatos pessoais e profissionais e por aí vai.
    Fique tranquilo.
    abs e sucesso.

  182. Olá Paulo, como vai?
    Primeiramente quero lhe parabenisar por proporcionar um espaço tão importante para os amantes da área de Design de Interiores.
    Paulo, tenho 39 anos, sou empresário do ramo Automotivo ( Retifica de Motores ), trabalho na empresa a 25 anos.
    Sou apaixonado do Design de interiores ( principalmente por Design de Bares e Restaurantes ) e a paixão está falando mais alto do que a razão, esse ano resolvi virar a mesa e vou começar a ir de encontro ao meu sonho de ser um profissional de Design de Interiores, vou começar meu curso na Belas Artes em São Paulo.
    Agora te pergunto, levando em consideração a minha idade, será que conseguirei trabalhar como Design ainda nessa vida, ou só na próxima? Você conhece algum profissional que tenha passado por uma situação igual a minha?
    Desde já agradeça a sua opinião, independente dela qual seja.

    Claudio Cintra

  183. Oi,

    gostaria de saber a sua opinião sobre o curso de Design de interiores da Escola Panamericana de Artes em São Paulo? E qual vc considera melhor a Panamericana ou a Anhembi?

    Obrigada,

    Rachel

  184. Paulo,

    Boa tarde!

    Parabéns pelas informações!
    Gostaria da sua opinião sobre o meu “caso”.
    Sou formada em RRPP e meu marido tem uma empresa de móveis (fábrica) e agora está atuando também como engenheiro civil.
    Estou cada vez mais interessada nessa área e querendo ajudá-lo com projetos.
    Estou interessada em fazer o curso de Design de Interiores na Aquitec Campinas (o curso é tecnico – 800 horas).
    O que você acha? Esse curso irá me habilitar a atuar na área ou deverei fazer a faculdade?

    Muito Obrigada,
    Fernanda

  185. Olá Paulo, sou de porto alegre, e vou fazer vestibular de Design de interiores.
    na faculdade Ipa, o curso é novo na faculdade…www.metodistadosul.edu.br
    Gostaria que vc desse uma olhada, para ver se vale a pena nesta faculdade!

    Obrigada.

  186. Olá!!!!
    Gostaria de saber se no mês de julho haverá algum evento ou curso no ramo de decoração de ambientes ou algo parecido em Belém ou região próxima?

  187. Olá,
    atualmente estou fazendo o técnico em Design de Interiores na Arte São Paulo.

    Mas quando concluir este curso, pretendo fazer faculdade de Arquitetura, queria saber se vale a pena fazer uma mais barata como FMU, UNIBAN ou optar por outras com mais “nome” como MACKENZIE e BELAS ARTES? Ou até mesmo se há alguma que você indica, pois já procurei por várias (SÃO JUDAS, ANHEMBI MORUMBI, UNISA, etc.).

    Porque a diferença de preço são enormes, e se realmente vale a pena pagar tão mais caro.

    Obrigada.

  188. Mariana,
    pelo que pude ver no site da FIC, o curso me parece ser bom. Outro ponto a favor é a ligação com a Estácio que geralmente oferece cursos muito bons.
    .
    Flavia,
    o ideal é que como você não tem um curso específico nessa área de Design – que é bem diferente de decoração – que você opte por um tecnológico ou bacharelado. Na especialização você ficaria “boiando” em diversas coisas que não aprendeu nos cursos de decoração. Aí, só conheço o curso da Unama.
    abs
    .
    Carlos, não faço a menor idéia de quanto está um curso EAD em Interiores. Busque o site do IBDI que lá você encontrará as informações que necessita ok?
    abs
    .
    Jéssica,
    sempre opte pela maior, no caso, curso superior (tecnológico ou bacharelado).
    abs

  189. Ola, gostaria de ter o maximo de informaçao(e orientaçao)sobre qual a faculdade melhor para a graduaçao e depois de formada o que devo fazer em pos graduaçao no curso de DI, pois sempre fui apaixonada por essa area de decoraçao, desenho e ambientes, mas acabei cursando faculdade de ciencia da computaçao por 2 anos e tranquei, pois nao era o que eu realmente gosto e acredito que o melhor profissional e aquele que faz o que gosta,infelizmente nao sei nada sobre o curso de graduaçao, pos graduaçao, cursos complementares, etc.
    Ja fiz varios cursos de decoraçao em ambientes e moveis e desenho muito bem e pinto telas a oleo, etc . Acredito no meu dom pois sempre recebi elogios e incentivos para trabalhar na area. Por favor me de essa super ajuda. Parabens pelo site!

  190. Paulo,

    Antes de tudo parabéns pelo site, pelas informações, pude esclarecer um monte de dúvidas, num momento que estou voltando para faculdade. Bem, moro em Fortaleza e a única opção é fazê-lo pela FIC que é do grupo Estácio, o curso é tecnológico Design de Interiores. Queria saber se tens alguma informação sobre este curso ou qualquer outro aqui.

    Brigadão pelas informações, Mariana

  191. Mayara,
    até um tempo atras o Senac oferecia esse curso na modalidade tecnólogo mas agora só oferece como técnico ou especialização. Não sei até o momento de outros cursos aí na tua região.
    abs

  192. Paulo..
    eu qero fazer faculdade de design de interios.. mas quero fazer em uma universidade proxima da minha cidade.. em jundiai ou em campinas.. vc sabe alguma universidade que tras o curso de desgin de interiores ??

    Obrigada

  193. Ananda,
    fico feliz que meu trabalho tenha te ajudado em algumas decisões.
    Com relação ao seu medo, isso hoje em dia é comum a todas as áreas. Realmente não temos muitos anuncios em jornais porém se você começar a buscar em agências de empregos e até mesmo em lojas certamente irá encontrar.
    No entanto, vale a pena te lembrar que este curso não é para formar vendedores e sim profissionais capazes de projetar espaços e torna-los reis para os clientes, atuando como autônomo. Aí, assim como médicos, arquitetos, advogados, e varios outros profissionais, é a lei do mercado que manda. Tem de arregaçar as mangas e ir à luta, correr atrás mesmo pois nada cairá do céu ok?
    abs e sucesso!!!

  194. Olá, meu nome é Amanda parabéns pelo site é ótimo me ajudou a
    desfazer a dúvida que eu estava entre fazer arquitetura e design de interiores
    só que estou com um pouco de medo, na verdade estou com muito medo de nao
    conseguir uma colocação no mercado de trabalho, pelo menos não vejo anúncios em jornais tenho medo de não conseguir trabalhar na área, de perder tempo e dinheiro pois já estou com 25 anos e agora que estou juntando forças prá voltar a estudar, moro no Rio de Janeiro e estava vendo o curso da Estácio de sá tecnologo duração de 2 anos. o que você acha?

  195. Glória,
    as duas, no meu ponto de vista, tem matrizes de boa qualidade. No entanto quem poderá decidir é você mesma pois analisando as duas matrizes e até mesmo conversando com os coordenadores e alunos, poderá perceber qual tem o foco mais voltado para o que você realmente deseja profissionalmente ok?
    abs e sucesso!
    .
    Letícia,
    fico feliz que tenha gostado do blog e dos conteúdos.
    Bom, não é que eu seja contra os cursos à distância. Sou contra sim para pessoas que não tem nenhum conhecimento da área, especialmente nas disciplinas mais técnicas, coisa que você já domina com tranquilidade por causa da engenharia civil.
    Então, no teu caso, um curso à distância cai muito bem sim. Pode fazer tranquilamente.
    À distancia te indico o curso do IBDI, em Santa Catarina.
    Para pós, tem em Curitiba um excelente do IPOG.
    abs e sucesso no curso e na profissão!!!
    .
    Lucia,
    o curso da ABRA está num nível muito bom, pode fazer.
    abs e sucesso

  196. olá. visitei o seu site e gostei muito. sou engenheira civil e gosto muito da área de design, mas como moro em cidade do interior, sou casada, etc fica bastante difícil cursar graduação nessa área. o que você me indicaria nesse caso: pós graduação em design de interiores ou um curso à distância, mais prático? pelo que li vc não acredita muito nisso.. rs, mas tenho o conhecimento técnico da engenharia no desenho, escalas, etc.. Em meus projetos procuro sempre voltar ao lado do design, da arquitetura, mesmo que por intuição e de forma bastante rude, já que me falta o conhecimento teórico.. mas gostaria muito de estudar sobre isso e melhorar no meu trabalho. Você pode me ajudar? moro no paraná, a 200 km de curitiba. Vi uma pós graduação do “cepdap” em projeto de interiores, já ouviu falar? o que queria na verdade é um curso bastante prático. obrigada pela atenção… até mais

  197. Oi Paulo,

    Amei o seu blog, consegui tirar varias duvidas.
    Gostaria de saber se pela grade curricular você pode dizer qual das duas UNICID ou FIAM tem um grade mais completa, pois as minhas condições tem não como pagar uma faculdade Bela Artes.

  198. Olá Fátima,
    bom, sobre desenhar já respondi diversas vezes nos comentários acima.
    Quanto à sua segunda pergunta:
    Curso técnico = ensino médio
    Curso tecnológico = nivel superior.
    Opte sempre pela maior graduação.
    abs o boa sorte

  199. Olá Paulo
    estarei prestanto vestibular esse ano e escolhi designer de inteiores mas tenho algumas duvidas :é necessário saber desenhar para fazer esse curso? o curso técnico e valido fazer ?

  200. Claudia,
    a Panamericana já é uma escola consolidada e respeitada, dispensa avaliações extras de minha parte.
    Conheço alguns profissionais formados por esta escola e posso afirmar que são sim excelentes profissionais.

    .
    Virginia,
    você tem de decidir o que você quer. Estando no exterior pode ter uma visão melhor do movimento do mercado: parcerias. Coisa que aqui no Brasil está começando a acontecer.
    Você pode muito bem trabalhar em parceria (ate mesmo sociedade) sendo uma designer junto com um arquiteto e vocês desenvolverem os projetos juntos. Você opinando no projeto arquitetônico e ele(a) no de interiores. Faço isso com minha sócia e confesso que os ganhos em qualidade são imensuráveis.
    A questão é você definir exatamente o que vc quer: construir ou design. Não tente fazer tudo, abocanhar tudo pois fatalmente você se tornará apenas mais uma profissional. Escolha a tua área e especialize-se nela. Para as outras, faça as parcerias.
    abs o boa sorte!

  201. formo esse ano no ensino medio. estou na tipica duvida de curso… nunca pensei em fazer design de interiores, nao sabia nem da existencia do mesmo, ate inicio desse ano por causa da seguinte classe na escola: interior design (estou fazendo intercambio). estou adorando as aulas, muito! entao comecei a cogitar a possibilidade de fazer design de interiores, mas gostaria de fazer parte arquitetonica da casa tb. (pretendo fazer faculdade no brasil) entao, estava na duvida de ql cursar. enfim, agora penso em fazer os dois cursos. gostaria da sua opiniao de ql devo cursar primeiro. e se eu devo mesmo fazer ambos ou design de interiores cobre essa area…
    pq acho q os dois na mesma epoca nao vai dar certo.

  202. Olá Paulo, gostei muito da lista e do seu site em geral, também ouvi falar na Escola Panamericana, e gostaria muito de saber sua opinião a respeito. Você conhece o curso (Design de Interiores)? Como os profissionais vêem os alunos que se formam nessa escola, existe algum preconceito?

  203. Olá Fernando,
    valeu a dica, já está na lista.
    Observando a Matriz Curricular de seu curso me pareceu um excelente curso.
    Valeu!

  204. Olá.
    O site é uma oportunidade para nos aperfeiçoar cada vez mais nessa área que pra mim é maravilhosa. Eu faço Design de Interiores no Uni-ceuma, ou seja, Centro Universitário do Maranhão. Gostaria que essa universidade entrasse na sua lista se necessário.
    Muito Obrigado

  205. Gyani,
    se você tem a possibilidade de optar pelo IED, CORRA pra esse.
    O curso do IED é o único qiue oferece certificado com reconhecimento internacional.
    Já dos outros dois citados por você eu nao conheço o funcionamento diário dos mesmos. Porém pelo que percebi, um é técnico (médio) e o outro Tecnólogo (superior).
    Opte sempre pelo de maior nivel, no caso de Tecnólogo.
    abs o sorte na futura carreira!

  206. Paulo, achei o site em uma busca no google e estou adorando..
    Olha,há um curso técnico no http://www.uniceuma.br (Centro universitário do MA)
    e estou justamente em dúvida, sobre a grade curricular dele e do curso oferecido pela FIC, uma vez que moro em Fortaleza. Os dois têm duração diferente…queria saber pela estrtura qual vc me indicaria..
    Estou cogitando tb a possibilidade de cursar Design de Interiores no IED, mas não consigo achar os valores do curso no site. Te agradeço se vc souber me informar…
    desde já grata! bjs e Sucesso!

  207. Tamiris,
    sempre que precisar estaremos por aqui.
    abs.

    Lia,
    Das duas que você citou, indico a Panamericana.

    http://paulooliveira.wordpress.com/2009/02/11/na-correria/

    acho que neste post você encontrará algumas informações extras sobre o que você me pergunta ok?
    abs

    Isidora,
    Seja mais que bem vinda ao Brasil!
    A Panamericana é muito boa, porém se você quer ir para o exterior depois, te indico o IED em São Paulo. Ele é o único curso que dá um diploma com reconhecimento internacional aqui no Brasil.
    abs.

  208. Oi!
    muito legal seu blog com bastante informacao.
    Eu sou extrangeira estarei em São Paulo 2 ou 3 anos eu gostaria de Fazer um curso de interior design, mas e muito dificil para mi escolher, eu gostaria salas de aulas diurnas e eso e mas dificil.um curso tecnico estaria bom para comenzar uma carrera no brasil? ou no extrnageiro? ou e melhor de graduacao? eu vi um tecnico na Escola Panamericana de arte. mas no sei se e boa.

    abrazo

  209. Olá Paulo !!!!

    Preciso de um help, pois sou formada em ADM e finalizei agora o meu MBA em Gestão Financeira, mas desde o colégio que vislumbro esta outra área…. Tenho 27 anos e uma carreira em andamento, mas estou estudando a possibilidade de fazer o curso na Panamericana ou no Senac em SP, mas a dúvida é, as escolas são boas?, como trocar de área, se sinceramente, não tenho relacionamento com as pessoas desta área, uma vez que atuo com planejamento financeiro…..
    Trocar de carreira não é fácil e por mais que pesquiso, não consigo achar estas respostas

    Abraços

  210. Joyce,
    não acredito em cursos à distância em áreas técnicas como é a de Design de Interiores. Não acredito que a formação seja adequada por “N” motivos já postado neste e em diversos outros postes deste blog e em outros fóruns. Mas se quiser arriscar, o melhor que existe no Brasil é o do IBDI (http://www.ibdi-edu.com.br/)
    .
    Tamiris,
    qualquer curso extra que você vier a fazer é sim muito bom. Porém não vi em seu post nenhuma referência a cursos de desenho à mão livre. Por mais que o PC nos ajude e muito facilitando o projetar, nele não é possivel você sentir o ato de criar formas, texturas manualmente. Desenho à mão livre é fundamental e desconfie de quem te disser o contrário.
    Sobre o Bramante, não conheço a instituição e por isso prefiro não opinar a respeito ok?
    abraços e sucesso!

  211. Oi, bom dia pretendo fazer o curso de design de interiores tenho olhado bastante a respeito de alguns curso complementares como 3d studio max, obras e reformas, arquitetura sustentável, corel draw, feng shui, revit architecture e photoshop para arquitetos mais na verdade de qualquer forma não sei em qual ordem fazer os cursos conforme a necessidade do mercado, você acha que esses curso são validos para o complementar o currilo ou seria perca de tempo?
    Não sei se você conhece instituto Bramante de arquitetura e design tem alguma referência dele?

  212. Olá! Gostaria de saber se existe algum curso de design a distância, moro em Cachoeiro de Itapemirim e aqui não há nennhum curso desse tipo. O local do curso mais próximo é Vitória, porém no momento é inviável p/mim.

  213. Olá Carlos,
    que bom que você curte este espaço e parabéns pelo ingresso no curso da UEMG!!!
    É sem dúvida um dos melhores cursos do país na área.
    Sobre a obtenção de um novo título, com o curso da UEMG você pode sim tranquilamente solicitar isso. Para tanto terá de fazer a complementação curricular uma vez que em Design não temos toda aquela parte de calculos estruturais – especialmente – além de outras disciplinas específicas de arquitetura. De resto creio que você conseguirá eliminar muitas das disciplinas.
    abs.

  214. Oi Paulo, fiquei viciado nesse site
    rsrsrs, sempre procuro buscar mais informações sobre o curso, vou começar agora em 2009 o curso de design de ambiente na UEMG em Belo Horizonte, vc sabe me falar alguma coisa sobre a faculdade?

    Uma outra coisa que estou querendo saber e se quando formar e design posso pedir uma obtenção de novo título em arquitetura? e pq o design não pode atuar com arquiteto, o que falta na grade?

    obrigado!

  215. Adriano,
    sem sombra de dúvida os cursos tecnológicos são bem melhores e mais completos que os técnicos.
    Lembro mais uma vez que:
    Técnico = nível médio
    Tecnológico = nível superior.
    .
    Ana Paula,
    dentro das matrizes curriculares dos cursos entram disciplinas que formam o todo do trabalho de um Designer de Interiores/Ambientes.
    São disciplinas como desenho de observação, desenho técnico, história das artes e arquitetura, cores, texturas, materiais, revestimentos, ergonomia, iluminação, leitura e análise de plantas arquitetônicas, elétricas, hidráulicas além de várias outras mais. Uma vasta gama de conhecimentos para que o Designer possa atuar tranquilamente no mercado.
    Como coloquei acima, já que você está finalizando o ensino médio, opte por um curso tecnológico, é bem melhor para o seu currículo e atuação profissional.
    abs e sucesso!

  216. Bom estou cursando o terceiro ano do ensino médio e com uma grande dúvida em relação a minha escolha profissional!
    E design de interiores me chamou muita atenção. Gostaria de saber um pouco mais sobre o que é passado na faculdade em si e se há algum curso técnico interessante para constar em um currículo!
    Obrigada desde já e parabéns pelo site,me ajudou bastante!

  217. Monica,
    não entendi se este curso de 1 ano que pretende fazer é aqui no Brasil ou fora.
    Se for aqui, é preferível que você opte por um de 2 ou 3 anos.
    Sobre as instituições fora do Brasil, procure ver se elas são reconhecidas pelas associações internacionais ou nacionais (no caso Canadá) da área. Assim sendo, seu certificado obtido no exterior tem reconhecimento automático aqui no Brasil.
    .
    Flávia,
    é como já coloquei várias vezes: este é um curso bastante técnico e que joga em cima do futuro profissional muitas responsabilidades.
    Não creio que para quem está iniciando na área seja uma boa opção mas, se não há alternativa para você, procure fazer com bastante seriedade e compromisso com seu futuro profissional. Uma outra saída também é você fazer um estágio em algum escritorio de design, arquitetura ou engenharia para cobrir as carências que o curso lhe deixará.
    .
    Giuliana,
    se você já está no 3° ano, procure algum curso de nível superior. É bem melhor profissionalmente para você.
    .
    Natália,
    certamente IED.
    O diploma conferido por eles é de reconhecimento internacional e o curso excelente!
    Pode entrar sem medo de se arrepender!

  218. Olá Paulo, acabo de me formar em arquitetura e urbanismo pela universidade paulista de Manaus – AM, e estou em SÃO Paulo procurando cursos de pos graduação em design de interiores, visitei a FAAP e o IED, adorei a grade dos dois cursos e preciso decidir urgente qual irei cursar, estou numa dúvida cruel. Na sua opnião qual seria melhor e porque?

  219. Oi… estou muuuuito interessada em fazer esse curso, sempre amei tudo relacionado a isso…estou no 3°colegial e gostaria de começar esse ano um curso tecnico de Desig de interiores e estava pretendendo fazer no Senac… o qua voce acha? Estou precisando muiiito da opinião de uma pessoa mais experiente no assunto rs! Obrigada.

  220. quero saber se posso fazer o curso de disign de interioares a distancia , se é reconhecido.quanto é? moro em Cachoeiro de Irapemirim – es o mais pérto seria em Vitória.
    Tenho que ir fazer provas . em fim tenho muito interese pois vai me ajudar muito nom meu trabalho, mais não tenho tempo por isso procuro curso a distancia. ATT Flávia

  221. Oi! Parabens pelo blog…eh realmente muito informativo.

    Eu estou dando uma olhada nos cursos de design de interiores no PR/SC q vc indicou. Pq na verdade eu estou em Vancouver no Canada. O sistema de ensino superior eh um pouco diferente aqui. Estou pensando em fazer um curso de um ano (tecnologico) que me daria um certificado. E dps tenho a escolha de fazer mais 2 anos e concluir o diploma, e tbm fazer posso fazer mais dois anos e concluir o degree.
    Pelo o que andei pesquisando e como fui informada, como o curso de um ano eh bem especifico, posso tentar trabalhar na area com esse certificado.
    Como no Canada somente o certificate eh mais caro que um dos cursos q vc sugeriu em Curitiba, Florianopolis, gostaria de ouvir sua opiniao, se vale a pena fazer um curso no exterior, se eh realmente reconhecido ou valorizado no Brasil, pq no futuro pretendo trabalhar no Brasil se possivel.
    Mtu Obriigada!

    Monica

  222. Oie…
    Cesar trabalho com Designer de interiores, minha formação acadêmica é em Marketing e Propaganda, porém por ser apaixonada por design acabei cursando vários cursos livres, agora gostaria de fazer uma pós-graduação na área, você tem alguma indicação?
    Obrigada
    Abraços

  223. Olá Cesar,
    desconheço cursos de graduação à distância na área de Interiores.
    Vou dar uma vasculhada na WEB à procura de mais cursos, se encontrar algum coloco aqui também ok?
    Forte abraço e um feliz 2009.

  224. Olá Paulo. Bom minha história com design de interiores é antiga, sou tecnico na área, cursei um tempo design de produto e recentemente comecei o curso de arquitetura. Porém, como bem observado por vc em outros posts, arquitetura de interiores não é design de interiores. Claro que uma boa dose de estudos e conhecimentos fariam de mim um bom designer de interiores, mas a conversa nem é essa. estava a procura de um curso de interiores que fosse a distancia, para me atualizar e pra melhorar meu curriculo. Só encontrei cursos livres, como o do ibdi, alguns em brasilia e etectera. Será que existe alguma graduação a distãncia em interiores? tenho muita vontade de fazer, mas no momento o curso presencial é inviável. grato!

  225. Gostaria que alguém me dissesse qual universidade de Santos é melhor em Design de Interiores. Pois minha filha filha pretende cursar lá. Moramos em MG.

    Obrigada

    • Geralda, das que oferecem o curso em Santos, a que melhor conheço é a Unisantos. Tenjo inclusive amigos que lecionam lá em outros cursos e percebo nas conversas que é uma instituição séria.
      abs

  226. oi paulo
    amei o blog
    e as informaçoes me ajudaram muito
    estou terminando o ensino medio e estou com muitas duvidas
    achei muito interessante o curso apesar de não ter certeza do que quero…
    andei conversando com algumas pessoas sobre isso, e percebi que existe um certo “preconceito”
    eu gostaria muito de saber como é o mercado de trabalho para designer
    eu prestei vestibular pra design de interiores na fmu, saberia me dizer se esta faculdade é boa nessa area
    pretendo fazer um curso tecnico em edificaçoes,o que vc me recomenda?

    desde já agradeço!

  227. Olá Adriana,
    como você já está fazendo um curso que lhe dará toda a base técnica necessária aos projetos, um curso à distância seria uma boa opção no seu caso.
    Indico o IBDI – Instituto Brasileiro de Design de Interiores

    http://www.ibdi-edu.com.br/

    Creio que será uma excelente “dobradinha” com o curso de Engenharia Civil pois irá completar bastante a parte mais artística e “habitável” de seus projetos.
    Abs e boa sorte nos cursos

  228. Oi Paulo!
    Adorei o blog e tudo que foi dito me ajudou muito. Na minha região (Ipatinga-Mg)não há oferta de curso de design, estou cursando Engª Civil. Minha escolha se deve parte a questão de registros e poder de assinar projetos que a profissão garante e também à empregabilidade. Como gosto também de construção não é sacrificio.
    Me vejo trabalhando em design de interiores- O que posso fazer, em fins de semana ou à distância, para me tornar competente nesta área após ter canudo de Civil?

    Abraços e desde já, muito obrigada!

  229. Wallace

    pelo que pude perceber é um curso de 12 meses apenas.
    Já não gostei por causa disso… é muito pouco tempo p´ra cobrir o que deve ser coberto em Design de Interiores.
    800hs e só.
    Eu no seu lugar buscaria um curso mais amplo e complexo. Esse está muito fraco.
    Sobre o registro,infelizmente ainda não somos regulamentados portanto, sem registro oficial.
    abs

  230. Olá,Paulo!

    Há algum tempo trabalho na area de decoração,Estou em São Paulo a pouco tempo e hj trabalho em uma loja de moveis de fabricação propria já fiz um curso rapido de decoração e obtive boas informações,hj tenho interece em fazer um curso de design de Interiores mas pesquisando nas faculdade citada acima vi que o preço está bem fora das condições que tenho para pagar,estava olhando o site da Uninove uma faculdade que vejo ser bem conhecida em SP e vejo que ela oferece um curso tecnico de Design de Interiores,O que vc acha? Geralmente os design formados recebe um codigo como o de enfermagen e outra profissçoes,esse codigo existe no curso tecnico de DI? Estou mandando o link abaixo para ver o que acha.
    Link do site: http://portal.uninove.br/marketing/tecnico/index.cfm?cursoUUID=F0C819B1-ADD1-5869-3FD1148161830E81

    Fico muito grato pela atenção e te desejo muito sucesso.
    Wallace R.

  231. Oi Thaisa,
    Faculdade de que você pretende depois?
    Pois se for pra você seguir carreira em Interiores, é melhor que já faça direto uma faculdade.
    Não tenho conhecimentos aí na tua região, mas vou dar uma busca geral e ver se encontro algo pra você ok?
    abs

  232. oi paulo! eu estou terminando o ensino médio.. e estou muito interessada em fazer curso tecnico em desing, antes de fazer uma faculdade! eu moro em sp interior.. e gostaria de saber por favor aonde que tem curso tecnico em desing aqui no vale do paraiba!
    adorei o blog!
    desde já muito obrigada!

  233. Daniela,
    não coloquei em momento algum que TODOS são preguiçosos.
    A questão que coloco é bem diferente.
    Mas de qualquer forma, obrigado pela participação.
    Espero que aproveite o blog
    abs

  234. Me desculpe… mas nem sempre os interessados em curso à distância são preguiçosos – cuidado com suas opiniões pessoais, mesmo pq, vc mesmo diz logo em seguida: “… porém vale lembrar aqui que quem faz o curso é o aluno e o seu interesse e dedicação ao mesmo.”
    De qualquer forma, agradeço muito suas indicações
    Sucesso

  235. Priscila,
    obrigado pelos elogios!!
    Como já falei antes, não conheço pessoalmente o curso da FIAM, porém tenho acompanhado à distâncias detalhes como este citado por você da DECA e também comentários de outros profissionais.
    Creio que será sim ma boa opção para você, porém ressalto aquilo que já falei outras vezes:
    Quem faz o curso é o aluno.
    Se o aluno leva o curso “empurrando com a barriga”, já sabemos a beleza de profissional que este vai sair.
    Se o aluno leva a sério, questiona os professores, contesta e exige conteúdos, não reclama de trabalhos e os faz com empenho, certamente será um excelente profissional no futuro.
    Força e sorte no curso ok?
    E seja bem vinda ao mundo do Design!!!
    abs

  236. Olá Paulo!
    Parabéns pelo excelente site! Eu estava cheia de dúvidas, e muitas delas tirei aqui com as suas dicas e seus comentários.
    Eu estava muito insegura em fazer Design de Interiores devido ser ainda uma profissão não regulamentada, tinha muito receio de me formar e não conseguir bons trabalhos.E muitos arquitetos menosprezam o curso de DI.
    Eu pesquisei sobre os cursos aqui em SP, e cheguei a conclusão também que o curso superior na Belas Artes é o melhor, mas infelizmente não posso cursá-lo devido a alta mensalidade, que ultrapassa 1.200 reais. FAAP e Anhembi Morumbi também não posso pagar, gostaria de saber o que você achou da matriz curricular da FIAM, li que vc não conhece muito o curso, mas me diga em cima do pouco que sabe a respeito dela, por gentileza, será de grande ajuda pra mim. No site diz que foi a escola com maior numero de premiados e classificados no concurso da DECA.
    Desde já, muito obrigada e parabéns novamente pelo excelente site!

  237. olá Debora,

    bom, vamos por partes…

    SP

    Faculdade de Belas Artes de São Paulo*
    R. Dr. Álvaro Alvim, 76
    (11) 5576-7300
    São Paulo – SP

    FAAP*
    Rua Alagoas, 903
    Higienópoli
    01242-902
    11 3662-7085
    São Paulo/SP
    http://www.faap.br

    IED*
    Rua Maranhão, 617
    Higienópolis
    01240-001
    (11) 3660-8000
    São Paulo

    http://www.iedbrasil.com.br

    RJ

    Universidade Federal do Rio de Janeiro *
    Av. Brig. Trompowski, s/nº, Cid. Univ.
    (21) 2290-2112
    Rio de Janeiro – RJ

    PR

    CESUMAR – Centro Universitário de Maringá*
    Av. Guedner, 1610 – Jd. Aclimação
    Cep: 87050-390
    Tel 44 3027-6360
    Maringá/PR
    http://www.cesumar.br

    UNOPAR – Universidade Norte do Paraná*
    Av. Paris, 675
    (43) 371-7840
    Londrina – PR
    http://www.unopar.br

    espero que te ajude
    abs

  238. Oi Paulo!
    Sou uma estudante do segundo ano do ensino médio, moro em MS mas quero prestar faculdade pra fora. Me identifiquei muito com Design de Interiores por ser parecido com arquitetura porém não tendo muitas exatas ( odeio exatas).
    Seu site está ótimo, mas não li todos os comentários.. talvez esteja repetindo alguma pergunta, mas vou perguntar.
    Como estava dizendo pretendo fazer faculdade fora, em SP; RG, PR ou SC.
    Queria saber qual são as melhores universidades de cada estado, pode ser uma só de cada.. já ajuda bastante!
    beijo e espero resposta

  239. Sara
    Belas Artes ou IED são excelentes cursos, e me atrevo a dizer, os melhores do Brasil.
    Das que você citou, as melhores são essas duas sem sombra de dúvida. O curso da FAAP também é muito bom, já o da FIAM conheço muito pouco.
    abs

  240. Olá!

    Vou prestar vestubular no final do ano para design de interiores. Sou de Minas, mas quero fazer em São Paulo. Pretendo prestar na Belas Artes, me falaram da IED e SENAC, você sabe alguma coisa sobre elas? Depois que li sobre as faculdades aqui, vou ver a FAAP E FIAM também, elas são boas?
    Obrigada pela atenção!

  241. Camila e Leandro,
    nao indico a EAD pra quem está começando do zero mas para quem já é da área e tem conhecimentos suficientes é sim uma excelente opção.
    O IBDI oferece cursos à distância

    http://www.ibdi-edu.com.br/

    vale a visita ao site e cntato com eles para maiores informações.

    Val,
    cursos de decoração eu nem sei à quantas andam.
    Sinceramente se você deseja fazer algum curso, é preferível optar pelo de Design de Interiores que é bem mais complexo.
    No seu caso, como já tem um certo conhecimento dentro da área, vale a dica acima do IBDI.

    abs

  242. ola boa tarde vi seu comnetario sobre ead axo tambem que nao traz 100% de eficiencia no curso mas pra algumas pessoas que tem conhecimento na area podera ficar mais facil um exemplo eu trabalho em uma loja de moveis planejados todeschini e faço administraçao no pitagoras (gostaria de poder oferecer mais aos meus clientes fazendo o curso EAD pois na minha cidade nao tem! vi que vc tem conhecimentos de algumas faculdades que trazem o curso design interior ou decoraçao via EAD se puder me passar agradeço desde ja

  243. ola, parabens por tirar tantas duvidas ,no meu caso trabalho com vendas de cortinas e o cliente sempre quer opiniao sobre cores o que combina com que, porisso quero saber + informas, para e agradar, nesse caso e decoraçao, + tem o curso so de decoraçao?no caso seria em goiania, pois moro no interior a 180K. obrigada.

  244. Olá, vc sitou que existe design de interiores a distância, mais todos que vi nenhum oferece a distância e não encontro nenhum que se refere a isto…spelo que li vc nao é a favor, mais eu no meu caso não acho uma má ideia fazer a distancia, pois nao tem em minha cidade, trabalho com isto a alguns anos e já faço outra faculdade, já fiz técnico em design, já comecei engenharia civil, mais gostaria de fazer design de inteiores, concordo com vc que é dificil alguem aprender a desenhar e criar sendo a distancia, para quem nunca teve conhecimento ou nunca teve contato com um lay out, um projeto tecnico é impossivel aprender a distancia, mais como no meu caso conheço tudo isso e um pouco mais, apenas quero aprimorar meus conhecimentos, se vc puder me dizer qual universidade oferece graduação a distancia de design de interiores ficaria muito grata.

  245. Sou de Salvador e consultando alguns sites de cursos de Design, me deparei com o ABRA(São Paulo) os quais oferecem sistema de franquia, que me pareceu interessante. Você tem alguma referência deles?

  246. Ana,
    curso técnico é de nível médio (antigo 2° grau)
    os superiores são tecnológicos.
    Sobre o curso da Anhembi não posso afirmar com certeza de que se trata de um bom curso.
    Conheço apenas a Matriz Curricular que julguei interessante e complexa, por isso coloquei na lista acima.
    Seria interessante você ir até a Anhembi e conversar com a coordenação do curso, alguns alunos para sentir o ambiente ok?
    Abraços e boa sorte do curso!!!

  247. Oi Paulo, meu nome é Ana Luisa e sou de São Paulo, capital. Estou procurando a melhor escola que ofereça curso técnico em design de interiores, pois os cursos de graduação são muito caros, como o da FAAP. Andei pesquisando e gostaria de saber sua opinião sobre o curso da Anhembi Morumbi. É bem reconhecida, o curso é bom? Você me aconselha a estudar lá?
    Obrigada.

  248. Jackelline,
    sinceramente não consigo opinar sobre o curso pretendido pois o desconheço. Tentei acessar pela WEB a página da escola mas não consegui informações suficientes.
    Apesar de ter uma Matriz Curricular até queinteressante, não entendi se é Técnico de nível Médio ou Superior. Acredito ser a primeira.
    No entanto, já que você tem o ensino Médio completo, te indico buscar algum curso de nível Superior, que seja um sequencial ou Tecnológico, vale bem mais o canudo no mercado.
    Abs.

  249. Oi! sou Jackelline de Salvador, estou querendo fazer o curso de design de interiores na Escola Bahiana de Arte e Decoraçao(EBADE). Gostaria de saber o que vc acha, pois, a escola é de curso tecnico e não de graduação.
    Gostaria muito da sua ajuda. Obrigada.

  250. Aiza
    O curso não é graduação porém é de nivel superior omo qualquer outro.
    A diferença está na carga horária que é menor que um de graduação, porém estes cursos tem a vantagem de serem bastante específicos onde não se encontram algumas disciplinas “pra encher a carga horaria”. Tudo o que vc vai ter contato é aplicável na área..
    Quanto à pós, vc poderá sim fazer as especializações.
    Abs

  251. oi! sou de joão pessoa/paraíba e estou querendo fazer design d interiores no cefet daqui, soh q estou com um pouco d receio pq as pessoas estao falando q o curso naum eh d graduaçao e sim tecnologo, queria saber qual a diferença e sim um eh pior ou melhor q o outro, e ainda se o tecnologo podera ter menos oportunidades no mercado d trabalho e se com o tecnologo posso fazer pos-graduaçao. Vc aconselha o cefet d joão pessoa? muito obrigada!!

  252. Se você for pelo que ALGUNS arquitetos dizem você não fará nem arquitetura (concorrente direta) e tampouco Interiores (que seria indireta)… a questão é que eles desconhecem por completo os cursos e ficam de trololó desmerecendo a nossa profissão que escolhemos acertadamente ao contrário deles que migram de arquitetura para interiores…
    A formação é bastante ampla sim o que te permite, por exemplo, prever derrubadas de paredes e planejar novas aberturas para melhorar os espaços. A questão que pega é que não podemos assinar tais alterações e aí que entram as parcerias com os engenheiros civis (que inclusive eles, arquitetos, usam e abusam disso), mas referindo-se a nós, ALGUNS arquitetos gostam de ironizar dizendo que vivemos na sombra de outras profissões… se assim form eles também vivem desta forma: a maioria usa dos calculos de engenheiros, dos serviços de eletricistas, etcx… o que vale é a sua carteira de parceiros.
    Em Curitiba existe o curso da Uniandrade que é sim Superior de formação tecnológica.
    Uniandrade
    R. Marumby, 283
    Santa Quitéria
    tel.: (41) 3219 4290
    Curitiba – PR http://www.uniandrade.edu.br
    Não é um bacharelado mas é superior e te garanto que você irá sair de lá uma excelente profissional.
    A complementação vem através de cursos extras (atualização/especialização) que você irá fazendo durante toda a sua vida.
    A questão que você deve ponderar seriamente é:
    Você quer construir casas, etc?
    Se sim, faça arquitetura..
    Se não, faça interiores e seja feliz!!!

    abs

    • Olá Paulo
      Amei a sua definição em geral, ótimo site, você é muito atencioso e realmente responde a todos o que é raridade. Assino em baixo tudo o que disse, sou formada em Paisagismo pelo IBRAP lutamos muito com os arquitetos para conseguirmos nosso Crea, mas nós vencemos e temos CREA para Paisagismo pela Instituição que mencionei, agora estou procurando Design de Interiores e com as suas respostas fiquei muito feliz em saber que estou no caminho certo, ajudou muito mesmo. Continue assim!!!
      Abraços
      Gisele Salles Bertuzo

      • Valeu Gisele,
        nossa luta é constante contra os lobbies dos bastidores.
        Mas juntos somos fortes e conseguiremos chegar onde queremos e merecemos.
        abs

    • Olá Paulo,Tb eu gostaria de fazer DI,as dúvidas são exatamente as mesmas já respondidas acima , aki e acolá,só q no meu caso gostaria de fazer um curso superior à distancia pois moro no sul de minas gerais ,tenho filho ainda em faze escolar e NÃO posso sair daki p estudar , gostaria de alguma dica sua em relação aos cursos superiores visto que vc não aconselha nenhum À distância , teria um melhorzinho pra me indicar?Sou mt habilidosa e interessada e tds da minha família pedem meus conselhos em reformas decorações etc ,rescentemente eu e meu marido desenhamos nossa ksa e pedimos pra um engenheiro assinar a planta, a ksa já foi feita , concluída e inclusive já até vendemos, isso não poderia me ajudar na questão técnica mesmo sendo à distância?Desde já , agradeço a atenção ,pois pude perceber tb q vc nos responde com mta dedicação .Obrigada.

      • Adriana,

        cursos à distância são perfeitos para áreas teóricas (direito, filosofia, administração, etc).

        No entanto, para os cursos de áreas técnicas ainda não temos uma tecnologia realmente eficaz que substitua o professor real.

        Preciso atualizar essa lista de cursos afinal ela já é velhinha, o difícil é encontrar tempo para isso.

        Não sei qual curso te indicar aí na sua região.

        abs

      • Olá Paulo , já atualizou sua lista ? Me mudei pra Aracaju , ainda tá sendo só UNIT ? Fiz um curso no portal da educação ,mas queria fazer algo mais , oq vc sugere por aki ? Obrigada.

  253. olá Paulo,eu fiz 1 ano de arquitetura e desisti.Fui fazer design de interiores.Estou muito indecisa, pois escuto muitos arquitetos falarem que designers de interiores nao sao qualificados o bastante,e como sabemos design de interiores ainda é uma profissao muito desconhecida e nova no mercado. Moro em ctba e aqui não tem um cruso superior,apenas técnologo.Queria uma ajuda sua em relação a isso. Obrigada.

  254. Sara,
    como já deixei bem claro aqui neste post e em outros, não sou favorável aos cursos à distância, especialmente tratando-se de áreas técnicas como é o caso de Interiores, por motivos óbvios.

    Design de Interiores não é apenas um cursinho de decoração e, portanto, tem toda a sua complexidade e dificuldades assim como qualquer outra área técnica que, só com o professor, em sala de aulas, consegue-se sanar as duvidas e resolver problemas.

    Não indico ainda mais desconhecendo a metodologia e conteúdos aplicados uma vez que as escolas que oferecem este tipo de curso o mantém trancado a sete chaves não permitindo assim, uma análise séria e detalhada disso tudo.

    Quem quiser um curso deste, que assuma por conta e risco próprio. Porém esteja ciente que suas atribuições estarão limitadas, especialmente nas áreas técnicas.

  255. Li todas as faculdades onde possuam o curso de design de interiores so o que ainda nao sei e se algumas dessas sao a distancia.. Se sim qual.. Espero resposta.
    Obrigada.

  256. Ailton,

    não sei é necessário algum curso anterior de “desenho arquitetônico” pois isso você irá aprender em sala de aulas e, sinceramente, pra mim não foi nenhum bicho de 7 cabeças. Neste ponto, o que você pode buscar são informações de como utilizar os equipamentos (esquadros, escalímetros, réguas, etc) o que ja irá ajuda-lo e muito durante as aulas…

    Sobre outros cursos, sempre digo que o que geralmente pega mesmo para os alunos, são:
    desenho livre de observação (à mão livre)
    perspectiva (à mão livre e na prancheta)

    outra coisa: é interessante você pegar algum professor para autoCAD 2D e 3D pra não entrar cru e sair “meio-passado”… vela quais a ferramentas computacionais usadas/ensinadas no curso pretendido…

    procure também, além desses, ir fazendo cursos soltos (luminotécnica, arte, etc) que irão, sem sombra de dúvida, enriquecer a tua bagagem cultural.

    Indicar escolas nesta área aí em Sampa fica complicado pra mim pois não sou daí e desconheço as escolas e ateliês.

    Mas em luminotécnica, busque os cursos da Philips e da Osram/IED.

    abs

  257. Olá Ana
    bom, dando uma vasculhada pelo Google encontre 3 cursos aí em Brasília:

    UNIPLAN http://www.uniplandf.edu.br/ensino/graduacao/tecnologicos/index.asp

    porém não consegui acesso à Matriz Curricular, portanto não tenho como fazer uma avaliação. Interessante notar que outros cursos oferecem maiores informações e no de interiores, nada.

    UNIEURO

    https://www.unieuro.edu.br/cursos_mostrar.asp?codigo=grad_design_de_interiores

    no meu julgamento achei a matriz pouco estruturada, diversificada demais e com cargas horarias mínimas. Não conheço a IES, porém percebi que eles oferecem outros cursos interessantes como restauração. Pode ser interessante a dinâmica.

    IESB

    http://www.iesb.br/grad/design_interiores/index.asp

    sinceramente não consigo opinar sobre este curso…
    uma matriz “livre, leve e solta” e que computa em sua CH total, 100hs para projeto final… em um semestre… hummmmm…

    busque informar-se com quem está fazendo ou já fez estes cursos, inclusive de outros cursos…

    abs

  258. Boa Tarde, Paulo.

    Sou de São Paulo e tenho interesse em me graduar na área de Design de Interiores, porém antes gostaria de realizar alguns cursos de desenhos ligado a área. Se for possivel gostaria que me indicasse os principais além do desenho arquitetônico e quais as escolas especializadas nesses cursos de desenhos.
    grato
    Ailton

  259. Meu nome é Ana, faço design de interiores e quero estudar em uma univerdisade de braslia.
    Qual vc me indica.
    Estudava em belo horizonte e agora estou morando em braslia.
    Adorei este site.
    Obrigada…

  260. Patricia

    Unama-Universidade da Amazônia*
    Av. Senador Lemos , 2809
    091 – 4009-7100
    Belém-PA

    http://www.unama.br/

    Uma coisa,
    se você quer trabalhar com interiores, não se faz necessário que você curse arquitetura.
    Se você quer também construir residências, pontos comerciais, etc, aí sim você precisará do curso de arquitetura.

  261. oi, meu nome é Carla
    achei esse site e é a primeira vez que o vejo
    é por que estou procurando uma boa faculdade em belém-Pa, que tenha o curso de design de interiores, será que dá pra me dá essa ajuda, por favor.
    e eu estava pensando em fazer um curso de design de interiores do senac, enquanto faço uma faculdade de arquitetura, não sei se seria legal, será que voccê pode me dá sua opinião>
    Obrigada.

  262. Claudio,
    nao sei se a Philips dispõe deste tipo de material. Os que tenho deles, recebi nas vezes que fiz os cursos por lá e sei que não é autorizada a reprodução dos mesmos (DA).
    Tente entrar em contato diretamente com eles ou com a Osram para verificar sobre isso.

  263. Gostaria de receber catálogos atualizados de técnica e projetros de iluminação de interiores metodo das cavidades zonais.Sou engro.ex funcionário do MAer.CTA/IAE SJCampos,atualmente tenho uma firma aquí em Itajubá MG.Não tenho cadastro p/estar semppre em contato c/a Phillips

  264. Olá Mariana,
    bom, obrigado pelos elogios e saiba que fico super feliz quando sei que meu trabalho está ajudando alguém.
    Não conheço todos os cursos oferecidos em São Paulo e sim apenas alguns. Então vou uar da lista acima e coloca-los em ordem de preferência ok?

    1 – Belas Artes
    2 – Anhembi/Morumbi
    3 – FAAP (novo porém com uma excelente matriz)
    4 – FIAM/FAAM

    Os outros eu não conheço.

  265. Parabéns pelo blog, primeira vez (depois de muita pesquisa) que encontro um “lugar” na internet que conseguiu responder diversas perguntas minhas. Gostaria de aproveitar para tirar mais uma dúvida. Gostaria de fazer tecnologia em design de interiores em São Paulo. Como vc escreveu acima (e eu concordo) que a faculdade é importante, gostaria de saber em relação aos cursos de tecnologia de design quais são considerados os melhores. Que universidade vc indica.

  266. Juliana, muito legal o seu tema. Não sei se já viu algo, mas a Lucy Niemeyer tem um trabalho bem interessante sobre semiótica e Design. Vale a pena dar uma vasculhada.

    Quanto ao curso de Design de Interiores veja bem, eu sempre pergunto às pessoas: você quer construir casas?
    Se sim, então faça engenharia ou arquitetura.
    Se não, então parta para Design de Interiores sem receios.
    Mas também tenho de lembrar que os cursos de Design de Interiores em nada lembram aqueles velhos cursinhos de decoração que era oferecidos antigamente.
    Decoração é uma coisa, Design, outra bem diferente, mais ampla e complexa.
    Então entramos no seguinte:
    Você quer apenas trocar cores de paredes, vasinhos e acessórios? Então faça Decoração.
    Você que intervenções mais pesadas em mobiliário, pisos, gesso, iluminação e várias outras coisas, faça Design de Interiores.
    Mas lembro que Interiores não fica restrito apenas ao que diz respeito a construções civis, mas entra também em interiores automotivos, aviões, embarcações…
    Boa sorte e, precisando, estamos por aqui!!!

    • Adorei sua resposta….já está me esclarecendo as diferenças….e o leque que o DI abrange…..Conhece o curso de Graduação da FAUPE daqui de Recife? Poderia me dizer se o conteúdo e a carga horária está adequada?
      Estou com muitas dúvidas em relação ao curso de Arquitetura e DI…
      Como funciona o profissional DI…se existe um reconhecimento? ….Se puder me ajudar nesse ponto….estou preocupada de fazer o DI e ficar no meio do caminho…e me arrepender de não ter feito logo o de Arquitetura….Tb existe o grande fantasma da transferencia do meu marido…e uma faculdade ter um grade e não aceitar a grade da qual eu for transferida….
      Existe alguma lei que me dê alguma garantia de não perder meu investimento inicial caso ocorra uma transferencia?
      Grata
      Flávia

      • Olá Flávia,
        pelo que pude observar a matriz é excelente.
        Não conhecia este curso, valeu a dica pois já vou colocá-lo na lista aí em cima.
        Bom, como funciona um DI?
        Depende de vários fatores, especialmente o tipo de projeto que se pretende fazer; pode ser desde uma simples arrumação ou decoração (coordenação de acessórios) até uma intervenção mais pesada. Cada caso é um caso.
        O reconhecimento está aumentando dia a dia. Os novos profissionais tem feito bastante barulho no mercado e soltando projetos realmente surpreendentes fato este que está contribuindo para uma maior visibilidade da profissão e também fazendo-a crescer em valor.
        Quanto a ficar no meio do caminho acredito ser muito dificil pois é uma área muito ampla, repleta de nichos específicos. Cabe a você se encontrar e focar a sua formação e atuação profissional.
        Quanto à transferência fique tranquila pois você tem assegurado o direito de aproveitar as disciplinas que já fez. Poded ser que tenha de fazer uma ou outra complementação, mas certamente valerá a pena caso necessite. E lembre-se: em nossa área, qualquer “x” a mais tem valor pois é uma área dinamica e que evolui dia a dia.
        abs e sucesso.

  267. Bom Patricia,
    dei uma olhada no site da UNIA e, a princípio a Matriz Curricular é boa sim e engloba conhecimentos necessários para a sua futura atuação profissional. Só faço uma ressalva com relação às Atividades Complementares que, muitas vezes deixam os alunos ao Deus dará… não sei se é o caso da UNIA, mas da maioria das IES que oferecem isso na Matriz.

    Quanto aos cursos, lembre-se que um curso Superior é bem melhor que qualquer outro. Inclusive para reconhecimento no mercado de trabalho.

  268. Gostaria de saber se curso de design de interiores na faculdade unia e reconhecido?
    Moro em São Bernardo, estou a muito tempo querendo fazer esse curso, o que e melhor faculdade,ou curso do Senac?

    • Olá, estudo Tecnico em Designer de Interiores no Senac de Curitiba – são 02 anos. É excelente e carrega o peso do nome Senac. Evite os cursos que são só profissionalizantes. É muito estudo, desenho arquitetônico, história da arte, representação gráfica e etc…muito completo. Recomendo. Vo alguns colegas desistirem por acharem que se tratava de um curso de decoração…então é bem interessante vc ler a ementa do curso. =)

  269. Oi Paulo, tenho muita vontade de fazer o curso de Design de Interiores do CEFET aqui em Joao Pessoa, mas tenho medo de não gostar. Em breve estarei me formando em jornalismo e gostaria de fazer meu trabalho final sobre semiotica no desing…Enfim, gosto uito da área, porém, não sei se faço o curso. O que vc acha?

  270. Olá Aline,
    bom receber este teu depoimento aqui. Tenho ouvido falar muito bem dos cursos de Interiores oferecidos por alguns CEFETs no Brasil.
    Valeu pela contribuição!!
    Saudações!!!

  271. Oi, Paulo! Sou formada pelo Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do CEFET na Paraíba. Ele existe desde 2001, mas já tem formado ótimos profissionais aqui em João Pessoa. A duração do curso é de 3 anos e as oportunidades de trabalho estão cada vez melhores!!!

    • Oi Aline, moro aqui em Recife, e estou pesquisando sobre os cursos de Design de Interiores…e tô cheia de dúvidas….vc não teria um skype ou msn para nos comunicar? Tô com dúvida se faço o de Arquitetura direto…que são 5 anos e tem muita coisa que vou aprender mas não vou usar por ser mais específica….pois gosto de ambientação…e não construção…não sei se me entende….rs…
      Aqui em Recife tem o Tecnico, e tem o de graduação….um com hum ano e meio e o outro dois anos e meio….Ainda tenho o problema de meu marido ser transferido a qualquer hora…rs…Vc já terminou algum tempo? Tem tido trabalho? Existe o preconceito Arquiteto x DI? minhas dúvidas são tantas como pode ver…rs…
      Espero nos falar em breve….
      Flávia

  272. Olá Dayane,
    obrigado pela informação sobre a UTESC. Como coloquei no início do post, fiz uma busca pelo Google e encontrei o site da referida faculdade acessível normalmente o que me fez julgar que ela estava em pleno funcionamento. Estou retirando os dados da mesma dalista.
    Sobre a resistência com a EAD não é bem assim. Sou pós-graduado em educação superior e sei muito bem dos avanços, facilidades e possibilidades que ela pode promover, mas também sei bem sobre a onda EAD que está tomando conta do país onde IES e outras escolas inescrupulosas estão fazendo uso dela apenas para ganhar dinheiro sem preocupar-se com a qualidade.

    Vi também alguns cursos EAD em Design de Interiores porém preferi não posta-los pois desconheço completamente a metodologia de ensino utilizada por estas escolas.

    Por isso mesmo volto a afirmar aqui o que postei em outro post/comentário: esta – Design de Interiores – é uma área extremamente técnica assim como arquitetura, engenharia, desenho industrial e várias outras.

    Não consigo conceber um aluno sendo profissionalizado desta maneira (EAD) salvo se o curso for um de Decoração de interiores – o que é bem diferente de DI – mascarado com o nome de Design de Interiores. Tanto que não vemos em canto algum cursos EAD em arquitetura, engenharia,desenho industrial, medicina e tantas outras áreas.

    Portanto, continuo sim apoiando a EAD em áreas comuns nas quais ela já vem sendo aplicada: história, geografia, pedagogia, letras, filosofia, sociologia e outras que não exigem bases técnicas onde a presença do professos ao lado do aluno faz-se imprescindível para auxílio imediato (in loco) e correção de erros e dúvidas que sempre aperecem evitando assim, uma formação incompleta que gerará um “profissional” bastante falho e com vícios perigosos.

    Saudações!!!

  273. olá olhei o site e aconselho alguma atualizações como por exemplo no top clicks está o site da UTESC, esta faliu este ano como foi noticia na Globo. Tbem notei uma resistência quanto ao ensino a distância, que aconselho uma revisão neste sentido.
    Abraços
    Dayane

  274. Pingback: Tudo que você precisa saber sobre Design de Interiores e Ambientes « Design: Ações e Críticas

    • Paulo, já trabalho na área sou vendedora de móveis planejados e nós atuamos fortimente nessa área de interiores e decoração, gostaria de saber se você tem algum curso legal pra mim indicar e uma escola bacana.Estou na grande são paulo.

      • Boa noite!

        Sou prof. de Desenho artístico, desenho técnico, descritiva, etc, já tendo atuado na docência em cursos de graduação.

        Gostaria se possível informações sobre onde poderia cursar design de interior a distância, ou em alguma localidade mais próxima de minha cidade, Ipatinga-MG.

        Grato,

        Sinval Avelino

        (31) 3823-0748

        (31) 8823-7700

    • Olá, queri informação de curso de designer de interior a distânci. Se você puder me informar se o curso a distância da IBDI é seguro, confiável e requisitado, Por Favor me avise pois estou querendo me isncrever.
      Obrigada

      • Thaisa,
        eu não recomendo cursos em áreas técnicas na modalidade à distância, especialmente de instituições que escondem o material que utilizam de possíveis avaliadores como eu. Reclamam que eu não os divulgo mas quando peço o material para saber do que se trata o curso, negam.
        Escolha algum na modalidade presencial e de nível superior. É mais garantido.
        abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s