PROSPECTANDO CLIENTES

Nao sabe como arrumar clientes?

Nesse texto eu conto um pouco sobre a minha experiencia nesse assunto, as tecnicas que eu utilizava na epoca em que eu era atendimento num agencia…
Entre e leia.

“Olá amigos, Todos sabemos que o melhor vendendor para o nosso tipo de negócio é o famoso boca-a-boca… Cliente indica para cliente, que indica para amigos e assim vai… Uma verdadeira corrente da alegria…Mas.. O que fazer quando você está iniciando e ainda não tem ninguém para te indicar??
Bem, suponhamos que você já tenha um portfolio bacana, um cartão de visitas simpático, ama o que faz, tenha boa argumentação, etc, etc, etc… O que fazer??

Caçar clientes exige estratégia. Por isso, vou contar um pouco da minha experiência como atendimento em uma agência de propaganda há alguns anos atrás.

Em primeiro lugar, é preciso adquirir alguns hábitos:

* Ser observador e estar atento às oportunidades: aprenda a perceber quais são as empresas ou pessoas que podem estar precisando do seu trabalho. (Logotipos mal feitos, anúncios ruins, folhetos amadores, amigos que estão abrindo uma empresa…)

* Andar sempre com cartões de visitas no bolso ou na bolsa.: (a gente nunca sabe quando vai encontrar um cliente em potencial. Já fiz prospecção na piscina do prédio..!.) Precisamos ser vendedores 24 horas por dia!!

* Ser confiante e entusiasmado: Sim, é preciso desenvolver alguma cara de pau… E a melhor forma de expulsar a timidez é confiar no próprio trabalho… Acredite firmemente nos benefícios que suas idéias trarão para o negócio do seu cliente e você vai ver os milagres que isso vai fazer na sua auto-confiança… Seja honesto e se interesse pelo sucesso dele. Seu entusiasmo quebrará muitas barreiras.De posse daquele hábito observador, comece a procurar a sua vítima: pode ser no seu bairro, na sua comunidade, no seu clube, na sua academia.. Comece a estudá-la minuciosamente e reúna informações de modo a encontrar qual é a melhor forma de abordá-la.
Um e-mail, uma carta, uma visita pessoal..?? Cada caso é um caso e a gente precisa saber adaptar a forma de acordo com cada cliente.Vou contar um exemplo prático e bem sucedido:

Uma época lá na agência, nós queríamos prospectar uma concessionária de automóveis. Eu conhecia algumas perto da minha casa e comecei a visitá-las… Passava lá como se fosse uma simples compradora de automóveis… Conversava com vendedores, fazia test-drive, pegava tabelas… folhetos…
Observava, fazia perguntas… E numa dessas visitas, olha só! Descobri que uma das concessionárias iria iniciar uma concorrência para mudar a agência de propaganda….!!!!! Bingo!

Foi só descobrir com o vendedor qual era o nome da pessoa responsável e…
No mesmo dia liguei para perguntar se podia participar da concorrência!
Fomos aceitos e…. Ganhamos a conta!

É claro que essa é apenas uma forma de prospectar clientes… Existem muitas e cada um deve descobrir aquela que melhor se adapte às suas necessidades e ao seu perfil. O importante é que sejamos criativos e saibamos desenvolver uma auto-confiança capaz de driblar as dificuldades iniciais… Acreditem, com o tempo a gente acaba desenvolvendo uma postura extremamente vendedora…

Precisa até tomar cuidado para não virar um chato de galochas.. Risos

Um abraço,

Mônica”

Fonte: http://www.monicafuchs.com.br/cutenews/blog.php?subaction=showfull&id=1118157393&archive=&start_from=&ucat=5&

16 comentários sobre “PROSPECTANDO CLIENTES

  1. Adorei a matéria. Meu marido está parar abrir uma agencia de emprego e temos dúvidas referente a propspecção de clientes para a agência. Por exemplo: Como é feito essa abordagem com as empresas, quais tercerizam, como oferecer diante de tantas empresas existentes, quais são aquelas que contratam uma agencia e tercerizam o recrutamento? Enfim, gostaria de dicas sua da sua experiência. Ficaria muito grata.

  2. A prospecção de clientes para uma agência é um trabalho constante que não pode parar nunca…Na minha opinião o melhor método de prospecção é você atendimento definir qual o mercado que gostaria de atuar e depois disso você da foco total em prospecção de clientes deste segmento.
    Um exemplo de conquista de uma conta,foi dar foco no segmento de varejo e assim que fechado uma conta de referencia você terá facilidade em abordar outras contas do mesmo segmento por ter adiquirido know-how no negócio.

    • É isso aí Alex!
      O problema que vejo nos profissionais com dificuldades é ficar atirando para todo lado, e nunca acertam alvo algum.
      abs e sucesso!

  3. Ola Boa noite

    Acabei de montar uma Agencia mão de obra e serviço temporarios. agencia de emprego e como sou novo no ramo ainda não tenho menhum cliente gostaria de saber qual o melhor caminho pra proprectar cliente

  4. Olá, lendo a matéria me identifiquei, com o desafio que é prospectar clientes quando não se conhecesse o assunto, estou trabalhando numa empresa de T.I e meu conhecimento sobre o assunto é muito básico, minha função é prospectar por telefone, para que seja marcada uma entrevista, porém tenho encontrado dificuldades, pois não encontrei uma forma de fazê-lo de forma eficiente.

  5. Boa tarde, estou tendo problemas para conseguir me manter motivado na prospecção de clientes (alunos) trab numa grande rede de idiomas lider no segmento ja tive muito sucesso sendo reconhecido como um dos melhores execuivos da empresa tendo ganho uma competição interna a nivel nacional…mas venho encontrando dificuldades para me manter motivado! Me empolgo falando do meu trabalho, mas na hora de por a mão na massa (telefone) travo. Parece que o telefone pesa! está muito difícil encontrar o caminho novamente!

  6. Milton e Antonio,
    a prospecção deve ser uma constante, uma luta diária.
    Em todo lugar que você for, tenha sempre em mãos seus materiais de divulgação: cartões de visita especialmente. Seja num café, na esquina, num aniversário, casamento enfim, todo lugar é palco para a prospecção de novos clientes.
    Procure conversar com as pessoas mas sem ficar ser “o chato” que fala de trabalho em momentos de diversão. Saiba tratar do assunto, como dizem, “pelas bordas”.
    Certamente perceberão que o fluxo irá normalizar-se novamente.
    abs e sucesso.

  7. Boa Noite

    Trabalho na area comercial a alguns anos.Sempre prospectei nas empresas que trabalhei, o que acontece que depois de um tempo acaba o meu mailing ou não consigo propectar mais.Utilizo todas ou quase todas as ferramentas de prospecção.Gostaria de uma ajuda como eu não cair na monotomia de propecção.

    Obrigado

  8. Sou consultor imobiliário em lançamentos, mesmo o segmento estar aquecido, preciso ser diferente e prospectar mais e mais. Mas com a lei do Kassab da cidade limpa, não podemos fazer qualquer tipo de publicidade: Banner, outdoor, faixas, placas, distribuição de folhetos em semaforos e etc. Anúncio em Jornais e revista sai caro demais e não está trazendo mais clientes para os plantões. Que vc sugere com sua experiencia?

  9. Olá Vanessa,
    que mudança heim? Mas certamente foi para melhor!!!
    Bom, coloquei um outro post com o nome “Marketing para Designers” que poderá ajudá-la um pouco mais.

    Eu acho que as suas dificuldades devem estar mais na sua falta de conhecimento técnico sobre edificações, o que, certamente está atrapalhando o teu serviço.

    Sugiro a você procurar fazer algum curso específico em alguma área que lide com essas partes de edificações. Pode ser até mesmo o de Design de Interiores onde você irá receber uma bela carga de conhecimentos que lhe ajudarão e muito do trato com os clientes e a contornar possiveis entraves nas negociações.

    Assim, você perceberá por exemplo, patologias prediais, possiveis alterações que poderão ser realizadas pelos compradores entre várias outras coisas. Isso certamente agregará valor ao teu trabalho e fará com que seu nome seja indicado para outros pelos seus clientes e contatos.

    Espero ter ajudado de alguma maneira.

    Saudações!!!

  10. BOA TARDE!!! MEU NOME É VANESSA E SEMPRE TRABALHEI COM MODA FEMININA. MAS AGORA EU QUERO MUDAR E ESTOU ME TORNANDO UMA CONSULTORA IMOBILIARIA EM UM EMPRESA MUITO BACANA. SO QUE EU NAO ENTENDO NADA DE IMOVEIS E APESAR DE ESTAR ADORANDO O MEU NOVO TRABALHO, EU NAO ESTOU CONSIGUINDO DESENVOLVE-LO BEM. NA EMPRESA ONDE ESTOU TRABALHANDO A PALAVRA DE ORDEM É PROSPECTAR MAS NAO ESTOU CONSEGUINDO ENCONTRAR O MEU CAMINHO. QUERO MUITO UMAS DICAS PARA TENTAR ENTENDER OND ESTOU ERRANDO E TENTAR CONCERTAR ESTE ERRO E GANHAR DINHEIRO NO QUE EU ESTOU TRABALHANDO. HELPPPP

Deixe um comentário

