DESIGN DE INTERIORES: ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Para aqueles que ainda insistem em acreditar e difamar que a atuação de um Designer de Interiores é restrita às trocas e escolhas de vasinhos, almofadas e algumas outras coisinhas mais, sinto muito, mas provavelmente irei decepcioná-los com este texto.

A formação de um Designer de Interiores é ampla o suficiente para lhe abrir um vasto leque de nichos no mercado até então ou desprezado ou assumido por “dezáiners”.

Dentro da matriz curricular dos cursos encontramos elementos que nos habilitam para o exercício profissional muito além de quatro paredes apenas. Podemos sim atuar fora dessas barreiras físicas, basta saber analisar e perceber as coisas.

Neste e nos próximos textos desta serie, farei um breve esboço de algumas dessas áreas e como se dá a atuação de um profissional de Design de Interiores nestes trabalhos. Inicio falando um pouco do nosso trabalho relacionado à Moda.

MODA

Na área da Moda, a atuação do Designer de Interiores é fundamental para uma confecção, grife e lojas voltadas a este segmento de mercado. Porém a atuação do profissional vai muito além do simples projetar do PDV ou do vitrinismo.

Um profissional de Interiores está apto a realizar transformações mais profundas e oferecer outros produtos e serviços para as empresas do segmento Moda.

Comecemos então pela própria confecção, a indústria: neste espaço o trabalho de um Designer de Interiores deverá estar ligado às necessidades reais, ergonômicas, estéticas e lumínicas de alguns setores que normalmente são simplesmente montados sem a correta observância de normas. Os maiores problemas encontrados são exatamente na área da produção onde vê-se um amontoado de máquinas, pessoas, pilhas de peças em processo de acabamento, corte e tudo o mais que engloba este setor. Problemas não faltam, mas para um bom profissional, as soluções também não irão faltar.

Outro setor é o showroom das confecções. Este local é o cartão de visitas da empresa e deve funcionar como um espaço de demonstração ao mesmo tempo que deve ser acolhedor e confortável, contribuindo para o bem estar e tranqüilidade do cliente no momento de suas compras. Este setor engloba também as vitrines do espaço que devem ser muito bem trabalhadas tanto no item design como também na iluminação. Não há a necessidade de poluir um showroom colocando em exposição todos os produtos como na foto ao lado, porém note a tranqüilidade no atendimento, a perfeição da luz que faz perceptível todos os detalhes do produto sem alterar a cor ou textura.

Mais espaços da Moda onde um Designer pode atuar é na produção de sets. A produção de set engloba as áreas mais ligadas ao marketing empresarial como desfiles, catálogos e editoriais.

altashoras_023.jpg

Para editoriais e catálogos o profissional deverá trabalhar ligado diretamente com o Designer de Moda da empresa que é quem vai ditar o tom do evento. Numa primeira reunião serão apresentados o tema, visão do designer sobre o tema, cores, texturas, padronagens e tecidos, debater à exaustão sobre os elementos que compõem a coleção. Será um trabalho de interna ou de externa? Se for de externa, há a necessidade do designer verificar possíveis locações para as fotos. Quem será o fotógrafo, qual o seu estilo de trabalho, iluminação, equipamentos serão outros elementos que também deverão ser considerados. Quais parceiros/contatos você tem que poderão ceder a locação, móveis e acessórios que serão necessários para a cenografia. Após isso é que será iniciado o processo de concepção do projeto. Para que se funcione, tudo deve ser harmônicamente trabalhado.

 

 tl022578.jpg

Já para a produção de desfiles, o processo é semelhante ao acima descrito porém, direcionado para um evento onde há publico e, diferentemente de uma produção de um editorial ou catálogo, tudo tem de estar perfeitamente pronto e acabado no momento do uso, seja a cenografia, a iluminação ou os espaços alternativos que se fazem necessários como os lounges por exemplo. Neste projeto entram elementos como quantidade de pax (cadeiras), espaço para quantos fotógrafos, dimensões do camarim, passarela, estruturas, para os lounges sofás, cadeiras, aparadores, buffets, etc. Enfim, tudo o que participa de uma montagem deste tipo de evento. Dentro disso tudo o profissional também deverá estar atento às normas de segurança, acessibilidade entre vários outros elementos.

Espero que possa ter iluminado um pouco as idéias de vocês sobre esta área de atuação profissional.

No próximo, estarei falando sobre alguma outra área onde somos sim habilitados a trabalhar.

53 comentários sobre “DESIGN DE INTERIORES: ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

  1. Olá! Estou cursando tec. em design de interiores no Senac Rio, estou no indo para o segundo módulo, será que eu poderia atuar como vitrinista?

  2. olá Paulo Oliveira
    prestei vestibular em 2 faculdades para design de interiores
    a minha duvida é em qual escolher
    pois uma é tecnica em desing e a outra e Bacharel em Desing com efaze em desing de interiores, em qual delas me permitirá maior rápides em prencher vagas no mercado de trabalho ? sendo só tecnologó em desing de interiores em poderia estagiar normal como quem faza Bacharel? qual é amelhor opção para o mercado de trabalho ?

    obrigada

  3. Oi, prestei vestibular pra design de interiores, tenho certeza que se enquadra perfeitamente comigo, porem, fico muito reciosa em relação ao mercado de trabalho, o que você me falar sobre essa minha duvida ?

  4. Olá! Estou olhando pela primeira vez se blog e adorei sua atenção com tantas pessoas que tem duvidas, assim como eu… Espero que vc possa e consiga me ajjudar, pq nem eu mesma consigo fazer isso… rsrsrsr
    Entao… sou estudante de desidn de interiores (tecnologo) e amooo muito o curso, porém, também amoooo beleza, estava em dúvida a respeito do curso de cosmetologia e estetica. Sei que sãoáreas bem diferentes, mais eu pesno bastente na fosrma que vou trabalhar. Gostaria que vc me informasse qual dessas areas esta mais procurada e a que esta mais necessitada de profissional. Por um lado, como falei anteriormente (amo beleza, trabalharia com prazer) e quanto ao design tenho duvida se a area é mais voltada pra vendar, pois odeio vender… Por favor, aguardo sua reposta. Sou de Florianopolis/sc. ABRAÇOS!

  5. Olá Paulo,
    Estou pensando seriamente em mudar de carreira (trabalho no setor público) e partir para uma área de desenhista projetista de arquitetura. Acha que eu poderia iniciar com o curso de design de interiores e posteriormente aprender autocad? Não sei se estou muito “fora” do caminho que pretendo seguir, por isso a minha dúvida… desde já agradeço e o parabenizo pelo seu trabalho!

    • Fabiane veja bem,
      desenhista, apenas um curso de autocad já basta pois desenhista não projeta. Ele apenas desenha (na prancheta ou no software) o que o designer, arquiteto e engenheiro projetarem. Não é necessário um curso superior.
      Agora, se você quer projetar é bem diferente. Se você quer ser uma designer,arquiteta ou engenheira terá de fazer o curso superior. E, dentro destes cursos, você irá aprender a lidar com estes softwares para fazer seus proprios projetos.
      O que você tem de definir – pelas palavras de seu comentário – é o que você quer fazer: ser desenhista ou ser projetista ok?
      abs e sucesso!!!
      ;-))

  6. Oiii !Então.. eu sou de brasilia e estou cursando fisioterapia na UNB ..Pode parecer estranho..minha real vontade e fazer design de interiores..meus pais não aceitam muito..espero novos posts …creio que podem me ajudar bastante na minha decisão..

  7. Paulo gostaria de saber quais os cursos extras que eu tenho que fazer? Até para não ficar perdido quando começar as aulas.

    Obrigado!

    • Adrian,
      procure cursos livres de desenho (perspectiva, observação, etc) que ajudarão muito durante o curso já que você não terá de aprender a desenhar em sala de aulas e poderá gastar o tempo das aulas com outras coisas ou aperfeiçoando as tecnicas.
      Pode fazer também cursos de AutoCAD (2D e 3D).
      Caso saiba de algum curso, palestra ou seminario sobre algum dos assuntos abordados pela profissão aí na tua cidade procure participar.
      Sucesso!!!
      ;-)

  8. Olá Paulo, é a 1° vez que visito o blog e estou adorando, mas tenho uma dúvida. Moro em Manaus e aqui não há o curso de design de interiores, digo bacharelado, mas há o tecnólogo, os cursos disponiveis aqui são de Design e o de arquitetura pela UFAM, fiquei com a ídeia de cursar arquitetura e ao mesmo tempo o técnologo de design de interiores e depois que eu terminasse o bacharelado e faria uma pós graduação em D.I.

    estou no caminho certo ou eu devo cursar Design?
    Me ajuda!
    Obrigado.

    • Adrian,
      Se você quer construir, faça arquitetura.
      Se quer trabalhar com Design de Interiores/Ambientes, faça Design.
      Por mais que o curso seja tecnológico, geralmente são bons e deixam muito pouco a desejar em relação aos bacharelados. O ponto é que por serem mais curtos, você tem de “correr” mais, estar mais atento aos conteúdos.
      Uma pós, mesmo se fizer o tecnologo em design é uma excelente pedida para aperfeiçoar-se mais.
      abs e sucesso.

  9. Paulo, bom dia!

    E o que me dizer sobre o curso de graduação da FIAM/FAAM (FMU), é que pesquisei vários cursos de graduação e os valores são bem elevados.

    Muito obrigada,
    Cilene

    • Cilene, aí já melhorou bastante pois trata-se de um curso de nível superior.
      Eu não conheço pessoalmente a estrutura dessa IES mas pela matriz curricular me parece ser um excelente curso.
      Com relação ao valor perceba que é um curso bem diferente dos de administração, direito, filosofia, história e tantos outros pois estes não necessitam de uma estrutura grande e cara como são os laboratórios, necessários para a plena formação do profissional de interiores e tantas outras profissões. Não é a toa que medicina é caríssimo.
      Claro que o status do nome da universidade contribui para elevar o valor do curso, isso eu não posso negar.
      Mas dê uma olhada neste post aqui no blog, tem vários cursos aí em Sampa ok?
      abs e sucesso!!!
      ;-)

    • Cilene, é um curso bom, porém é um curso técnico.
      Creio que se vai investir tempo e dinheiro o mais indicado é um curso superior pois é bem mais completo ok?
      abs

  10. adoraria tirar um curso de design de interiores…. adoro a decoração… e a minha vida….
    mas todos os cursos que encontrei são como equivalência ao 12ºano de escolaridade… mas isso eu ja tenho…
    qual a melhor instituição para frequentar um curso profissional ou ate mesmo tecnologico?

    obrigado pela atenção * * *

  11. Olá tudo bem ? adoreii sua publicação sobre design , gostaria muito de fazer este curso ,
    mas minha familia é contra , afirma que esta area não tem um campo amplo para o mercado de trabalho !
    Gostaria de saber sobre a remuneração , porque além do prazer de trabalhar nos dia de hoje não dá para trabalhar se pensar em um retorno !
    Obrigada.

    • Tamires,
      assim como qualquer outra profissão o sucesso e reconhecimento profissionais vão depender exclusivamente do seu empenho pessoal em torna-los realidade.
      Para isso existem ferramentas como o marketing profissional por exemplo.
      A remuneração também vai depender disso e da região onde você mora.
      Mas de uma maneira geral posso afirmar que sim, dá pra viver bem nesta área.
      abs

    • Andrea,
      poder pode, mas dificilmente numa pós você irá aprender o todo que engloba a área de interiores.
      Se pensarmos por tempo de curso, seria muito mais interessante você cursar um tecnológico.
      Abs e sucesso.

  12. olá eu eu estou visitando seu site pela primeira vez e vi que vc é muito prestativo em relação as dúvidas por isso gostaria que você pudesse me ajudar em uma1
    Eu faço faculdade de design de interior e quero muito me especializar em cenografia tanto de teatro como para festas , gostaria de saber aonde tem curso se vc souber e que dica vc poderia dar pra quem quer entrar nesse meio pq eu ainda estou um pouco perdida , ja procurei certos cursos em sp que sao ótimos mas sobre festas eu não vi nenhum !!

    agradeço atenção thaauuuu

    • Karolina,
      não sei se existe algum curso de cenografia específico em festas. Ao menos eu não conheço.
      Já em cenografia para teatro tem vários.
      Só não se esqueça que para trabalhar na área da cenografia é necessário que você faça o seu registro na DRT ok?
      abs e sucesso.

  13. Tinha muitas duvidas sobre esta profissão, pretendo fazer umcurso de desgner no proximo ano, porem ainda me resta uma duvida, a cidade onde moro e pequena tem cercade5.000 habitantes em um lugar assim e complicado arrumar um emprego nessa area?

  14. Acabei de passar pra Design de Interiores e minha preocupação é com as diciplinas de Autocad.Tenho apenas cursos basicos de informatica sera que não é furada pra mim?

  15. Ola!
    tenho 33 anos, trabalho no mundo corporativo, estou em transicao de carreira.
    Na duvida entre o mercado de Design de Interiores ou Joia, dois assuntos que me interessam.
    Fiz um curso básico Decoracao no Senac e ainda ficaram dúvidas quanto a média de retorno financeiro.
    Estas áreas de atuacao citadas realmente clareou as possibilidades de atuacao. Porem qual o percentual de procura destes profissionais? Existe espaco para recem formados aqui em Sao Paulo?
    Isto significa trabalhar aos finais de semana, certo?

    Agradeco o retorno pelas duvidas.

    • bom Carla,
      primeiramente tem de perceber que são duas áreas completamente diferentes apesar de terem a mesma raiz: o Design.
      Outra coisa: nem de longe pode medir a área de Design de Interiores pelo que você conheceu através de um curso de decoração básica. decoração é decoração… design de Interiores é Design. São coisas parecidas a principio mas fundamentalmente distintas no contexto amplo do ato de projetar.
      Sampa é sem duvida o melhor mercado atualmente, porem, assim como aqui onde estou, tudo depende unica e exclusivamente do empenho profissional.
      abs e sucesso.

  16. Olá..
    Quero fazer o curso, de interiores, sou criativa e tudo mais. porem não tenho conhecimento nestes programas de desenho 3d auto cad. será q sera dificil aprender..

    o ue me diz.. em que posso atuar com esta profissão??

    • Michelle,
      fáceis eles não são, mas se você se esforçar conseguirá dominá-los.
      Uma boa dica é pegar cursos por fora, ao menos o de AutoCAD.
      Sucesso!!!

  17. NUNCA FIZ CURSO NENHUM LIGADO AO DESIGN ,POREM DESDE CRIANÇA ME RECORDO SENTIR BASTANTE INTIMIDADE COM AS FORMAS DOS OBJETOS,TEXTURAS E DECORAÇAO DOS AMBIENTES.LOGO COMEÇEI A DESENHAR E EM SEGUIDA PINTAR.AMO ARTES PLASTICAS MAIS O QUE MAIS GOSTO NO DESIGN E FORMA C/ O QUE ESTA AO SEU REDOR INFLUENCIA NA SUA VIDA.
    EM PARALELO A ISSO,PERCEBO FORTE INCLINAÇAO P/O USO DO DESIGN,NA PROPAGANDA VISUAL E MARKETING.
    TEM COMO CONCILIAR AS DUAS FORMAS DE ATUAÇAO?
    DESDE JA AGRADEÇO ATENÇAO.

    • Marcella,
      certamente dá para conciliar as duas áreas sim. Durante o curso converse com os professores e busque este direcionamento.
      abs e sucesso.

  18. Olá, sou formada em desenho industrial, moro aqui em Vila Velha E.S e não consegui atuar até hj nesta área, já que aqui no estado não é bem valorizado, então pensei em fazer uma pós graduação em design de interiores…o que vc acha?? vc poderia me add no msn para conversarmos mais sobre o assunto? marcela_brandao7@hotmail.com

    haaaa vc esta de parabens com seu trabalho ;)

    • Marcela,
      não é só aí. Em geral, aqui no Brasil o design ainda é desconhecido. Porém temos visto algumas ações locais que estão dando excelentes resultados. Aí no ES, procure pelo Vinícius do blog Pé Direito Duplo (link na barra ao lado). Certamente ele irá te ajudar.
      Grato pelos elogios.
      abs e sucesso!

  19. Olá Hellen,
    não só pode como – se gosta desta área – deve trabalhar nela sim.
    Não sei a matriz curricular do teu curso mas geralmente muitos dos conhecimento adquiridos irão ajuda-la sim a compor os projetos das festas.
    Uma boa pra te ajudar seria você procurar fazer cursos na área de cerimoniais e eventos. Estes te darão uma boa base de como funcionam os eventos e as necessidades dos mesmos.
    Boa sorte em sua carreira

  20. Olá

    Estou no meu último ano do curso técnico de design de interiores, admito que quando entrei no curso imaginei outra coisa, pensei que trabalharia juntamente com um arquiteto e faria só a parte da decoração mesmo, depois fui vendo que o designer também faz projetos plantas e tudo mais. O que gostaria mesmo e de fazer, era decoração de festas casamentos etc…
    Gostaria de saber se posso aproveitar boa parte do curso para isso e também se posso me especializar nessa area com algum curso a mais, no texto acima foi sitado que poderia trabalhar em desfiles de modas, ai imaginei se poderia em festas, creio que seja a mesma coisa mesmo ramo.
    Desde já agradeço a atenção.
    Obrigado.

  21. Rodrigo,
    não sei se entendi direito a tua colocação mas vamos lá (pelo que entendi).
    Você quer trabalhar com MANGÁ (desenho japonês) em Design?
    Bom se for realmente isso a melhor área pra você entrar é a de Design Gráfico.
    No entanto, Mangá não é uma disciplina dos cursos de Design.
    O que você pode fazer é buscar uma escola que dê o curso de mangá e ao mesmo tempo ir cursando Design Gráfico. Com o tempo você encontrará a colocação precisa do Mangá dentro do Design.
    Acho que é isso.

    Saudações.

  22. Olá, devo dizer que também passo pela mesma dúvida que a Ticiana; eu tenho ainda muitas dúvidasmas desde já agradeço seu trabalho e sua atenção. Gostaria de saber se há algum espaço no mundo de designer para algo relacionado a desenho, refiro-me por exemplo ao desenho manhá, utilizado pela mídia em bolsas, camisas, eventos em geral…se existir,como se especializar nisso?

    mais uma vez, obrigado pela atenção e um grande abraço

  23. Olá Dayse,
    sobre o trabalho com cenografia para teatro ou TV sim você poderá atuar nesta área porém, assim como todos os outros profissionais que atuam com isto, você deverá tirar a sua DRT no seu estado.
    História é fundamental para a atuação com qualquer área do design, especialmente Interiores uma vez que constantemente nos deparamos com arte. Também a parte da história da habitação, a evolução dos espaços enfim, muita coisa de história faz-se presente em nosso trabalho.
    Sobre paisagismo nao sou o profissional mais indicado para falar sobre isso uma vez que é muito raro fazer algum projeto nesta área pois atuo primeiramente como Light Designer e depois como Designer de Ambientes. Sugiro a você buscar escolas da área para informar-se melhor ok?
    Obrigado pela participação em meu blog.
    Abs

    Paulo Oliveira

    • quero saber quais os cursos q posso fazer ligado a design de interiores.estou pensando em fazer autocad 2d e 3d.iniciarei no próximo semestre e n quero ficar só na espera já q tenho tempo p fazer outros cursos q complementem.obgda.

      • Olá Viviane,
        sim, faça os cursos de AutoCAD pois serão fundamentais para o exercício profissional posterior.
        Você também pode optar por fazer cursos livres de desenho (mao livre, perspectiva, detalhamentos, cores, etc) pois estes serão muito úteis no curso e depois também.
        abs e sucesso.

  24. Olá, gostaria de saber se o design de interiores pode trabalhar com cenografia de teatro, filmes e novelas. Também gostaria de saber se esse trabalho combinado com conhecimentos do curso de História, seria bom? Tenho vontade de ter mais informações sobre o trabalho de paisagismo? Como é a rotina de um paisagista e a média da renda financeira. Um abraço!

  25. Que bom Ticiana, fico feliz em saber que o meu trabalho está ajudando muitas pessoas a conhecerem melhor esta área profissional.
    Veja também outros textos que estou postando (na medida do possível) sobre Design de Interiores/Ambientes.
    Saudações!!!

  26. Tinha muitas duvidas relacionadas as areas de atuacao de um designer e algumas foram tiradas lendo o texto acima. Estou fazendo pre-vestibular e estou suuper em duvida sobre qual profissao escolher. Este texto clareou um pouco minhas ideias. Espero que continuem postando mais materias sobre a profissao.
    Beeijos*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s